logo do blog desbrava7

Especialidade de Hereditariedade Respondida

Antes de ir conferir a Especialidade de Hereditariedade Respondida, leia com atenção a seguir:

  1. Não entregue o relatório sem estudar, eu quero ajudar vocês, mas a intenção nunca foi investir pessoas que não merecem ser investidas.
  2. No final da página se encontra todas as fontes de pesquisa, para se aprofundar mais sobre os assuntos, dê uma olhada.
  3. Revise as respostas para que nenhum erro passe despercebido.

Agora pode ir conferir a especialidade e adicionar mais uma na faixa!

Especialidade de Hereditariedade Respondida

Especialidade de Hereditariedade Respondida

1. O que é hereditariedade?

R: A hereditariedade é um fenômeno que representa a condição de semelhança existente entre ascendentes (geração parental) e descendentes (geração filial), através da contínua transferência de instruções em forma de código (as bases nitrogenadas), inscritas no material genético (molécula de ácido desoxirribonucleico), orientando a formação, desenvolvimento e manutenção de um ser vivo.

Dessa forma, a hereditariedade se expressa a partir do conjunto de todas as características contidas no núcleo das células gaméticas, fusionado durante a fecundação.

2. Desenhe uma célula animal e identifique as seguintes partes: membrana plasmática, citoplasma (citosol), núcleo, carioteca (membrana ou envoltório nuclear) e ribossomos.

biologiainloco.wixsite.com

3. Explique o seguinte:

a) O que é um cromossomo e onde está localizado?

R: Os cromossomos são corpúsculos compactos que carregam a informação genética. Cada cromossomo é constituído por uma longa e linear molécula de DNA associada a proteínas. Essas proteínas são responsáveis por manter a estrutura do cromossomo e auxiliar no controle das atividades dos genes presentes nas moléculas de DNA.

Os cromossomos estão presentes no núcleo das células eucarióticas e a sua quantidade varia em cada espécie.

b) O que é gene e onde ele é encontrado?

R: Um gene é um segmento de DNA que fornece o código para a formação de uma proteína.

Muitos genes são encontrados em um cromossomo.

4. Explique o seguinte:

a) O que é alelo?

R: Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.

b) Qual a diferença entre alelo dominante e alelo recessivo?

  • Dominante: Genes que transmitem características hereditárias, independente do modo de formação do alelo. Assim, genes dominantes sempre manifestarão suas características.
  • Recessivo: Genes que ficam escondidos/inativos (recessivos) na presença de outro dominante. Só manifestam suas características quando combinados com outro gene recessivo.

O alelo é representado por letra minúscula quando é recessivo, ou seja, quando se expressa apenas aos pares (Ex.: aa). Já o alelo dominante é representado por letra maiúscula e expressa-se mesmo em dose simples (Ex.: AA ou Aa).

c) Determine que tipo de alelo se tem nos seguintes traços genéticos (fenótipos): bico de viúva, lóbulo da orelha solto, covinhas, língua enrolada, miopia, ser canhoto e furo no queixo.

Bico de viúva: É a projeção em forma de V do cabelo na testa. Esse caráter é determinado por alelo dominante, que pode ser tanto AA ou Aa. O alelo recessivo determina forma reta do cabelo na testa (aa).

www.slideshare.net

Lóbulo da orelha solto: O lóbulo solto das orelhas é uma característica condicionada por um alelo dominante (AA); o homozigótico recessivo (aa), por sua vez, tem os lobos presos. No caso de um heterozigótico (Aa), aquele que expressa a sua informação é o dominante, ou seja, o alelo para o lóbulo solto.

geneticaagronomica.blogspot.com

Covinhas: As covinhas pertencem a um gene dominante, você já deve ter estudado isso em biologia. Acontece que se o um pai ou mãe tem covinhas, o filho muito provavelmente terá, já que a característica é um gene dominante.

Língua enrolada: A expressão enrolar a língua faz referência à capacidade que algumas pessoas têm de enrolar a língua em forma de “U”. Tal capacidade seria condicionada por um alelo dominante (AA, Aa) e, assim, apenas os homozigóticos recessivos (aa) são incapazes de enrolar a própria língua.

revistapesquisa.fapesp.br

Miopia: Caracterizado por genes recessivos, normalmente estão ligados a características de síndromes e doenças causadas por genes recessivos anormais. Essas características dos genes recessivos não aparecem expressas no estado heterozigótico. Este irá produzir a sua característica somente quando o alelo for presente nos dois pares de cromossomas homólogos. Manifestando-se somente na ausência do gene contrário dominante.

PS. Miopia é uma condição do olho caracterizada por má visão à distância.

Ser canhoto: Este gene possui dois alelos, um dominante (destro) e um recessivo. Uma pessoa que herda um par de alelos recessivos tem uma chance de 50% de ser destro e 50% de ser canhoto.

Furo no queixo: É uma característica física hereditária que é observada com mais destaque nos homens do que nas mulheres. A covinha no queixo é uma característica determinada geneticamente e o alelo (cópia) do gene que a codifica é dominante. Ou seja, é uma característica genética autossômica (atinge tanto masculino quanto feminino) e dominante (a característica de uma criança foi herdada de um dos progenitores).

d) Usando o quadrado de Punnet, preveja a proporção dos seguintes cruzamentos: TT (alto) com tt (baixo); Tt (alto) com Tt (alto); Tt (alto) com tt (baixo).

No quadro de Punnet abaixo, mostra um exemplo de como realizar a atividade:

cursoenemgratuito.com.br/exercicios-de-genetica
quadro de punnett

5. Explique o seguinte:

a) O que é mitose? Qual a sua função?

R: Mitose é o processo de divisão celular que dá origem a duas células iguais à inicial, ou seja, com o mesmo número de cromossomos. Esse processo está relacionado, em plantas e animais, com o desenvolvimento dos organismos, cicatrização e crescimento.

b) Desenhe uma sequência de células mostrando o processo de mitose, incluindo: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

mundoeducacao.uol.com.br

c) Explique como o DNA é copiado no cromossomo durante este processo.

R: O intervalo de tempo em que ocorre a duplicação do DNA foi denominado de S (síntese) e o período que antecede é conhecido como G1 (G1 provém do inglês gap, que significa “intervalo”). O período que sucede o S é conhecido como G2. Tudo isto ocorre na intérfase.

Intérfase: dividida em três períodos:

G1: Antes da síntese de DNA; ocorre sintetização intensa de proteínas e RNA, resultando no aumento de tamanho da célula;

S: Durante a síntese de DNA; a duplicação dos cromossomos é determinada pela síntese de DNA;

G2: Depois da síntese de DNA; nessa etapa, os cromossomos já estão duplicados e há pouca síntese de RNA e proteínas.

6. Explique o seguinte:

a) O que é meiose? Qual a diferença entre mitose e meiose?

R: Na meiose, ocorrem duas divisões celulares, formando quatro células com metade do material genético da célula mãe.

Diferenças entre mitose e meiose:

mitose e meiose

b) Desenhe uma sequência de células mostrando o processo da meiose, incluindo: intérfase, prófase I, Metáfase I, Anáfase I, Telófase I, Prófase II, Metáfase II, Anáfase II e Telófase II.

blog.biologiatotal.com.br

c) As células resultantes da meiose permanecem diploides? Explique.

R: Não. A divisão meiótica, porém, só ocorre em células diploides, e origina quatro células-filhas haploides.

7. Quais são os nucleotídeos envolvidos no processo de replicação do DNA? Descrever como ocorre a replicação de um DNA. Demonstre seu conhecimento sobre esse assunto usando um diagrama ou modelo.

Adenina-Timina, Citosina-Guanina.

A síntese do DNA é catalisada pela enzima DNA-polimerase. Ela utiliza um único sítio ativo para catalisar a síntese do DNA. O pareamento correto das bases é necessário para que a DNA-polimerase catalise a adição do nucleotídeo. Ambas as fitas do DNA são sintetizadas juntas na forquilha de replicação, com orientação antiparalela.

Durante o processo de replicação, as pontes de hidrogênio são catalisadas e os nucleotídeos livres unem-se a elas, respeitando sempre a regra do emparelhamento: Adenina-Timina, Citosina-Guanina. À medida que se encaixam nas cadeias do DNA, vão formando duas novas cadeias, obedecendo a regra da replicação semiconservativa.

www.planetabiologico.com.br/genetica/replicacao-do-dna-entendas-as-etapas-de-duplicacao-do-dna/

8. O que é mutação? Usando o diagrama ou modelo criado na questão anterior, ilustre o efeito de uma mutação no código genético.

Mutação é uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico, que ocorre no genoma (material genético do organismo ou vírus). Ela pode ocorrer tanto em células somáticas como em células germinativas, podendo, assim, ser herdada.

As mutações são as principais fontes de variabilidade genética, influenciando diretamente o processo de evolução dos seres vivos. Podem ser classificadas de acordo com o lugar onde ocorrem e efeitos causados.

www.biologia.seed.pr.gov.br

9. Conhecer pelo menos cinco distúrbios genéticos e contar uma história sobre alguma pessoa famosa ou alguém que você conhece que tem uma dessas doenças.

Síndrome de Down, Síndrome de Turner, Síndrome de Klinefelter, Anemia falciforme e Albinismo.

Item prático – faça você uma pesquisa sobre pessoas com essas síndromes e relate sua história.

10. A genética é o único fator que contribui para as suas características (físicas, mentais, sociais e espirituais)? Que outros fatores influenciam a sua vida e a sua personalidade?

Pense e responda.

R: Não. O meio ambiente, o estilo de vida, a forma de pensar, a alimentação, etc.

11. Encontre três citações da Bíblia ou do Espírito de Profecia que se relacionem com a sua resposta da questão anterior.

  • 1 Coríntios 10:31 – ACF
  • 1 Tessalonicenses 5:22
  • Colossenses 3:5 – ARA
  • Ciência do Bom viver capítulos 05; 18; 20; 23.

Fontes pesquisadas:
brasilescola.uol.com.br
biologiainloco.wixsite.com
www.biologianet.com
www.msdmanuals.com
www.deviante.com.br
pt.wikipedia.org
segredosdomundo.r7.com
www.estudopratico.com.br
hypescience.com
diariodebiologia.com
www.todamateria.com.br
guiadoestudante.abril.com.br
mundoeducacao.uol.com.br
www.sobiologia.com.br
www.passeiweb.com
www.infoescola.com
www.diferenca.com

Especialidade enviada pela colaboradora Alessandra Somolinos. ♥