Especialidade de Vermes Avançado Respondida

Antes de ir conferir a Especialidade de Vermes Avançado Respondida, leia com atenção a seguir:

  1. Não entregue o relatório sem estudar, eu quero ajudar vocês, mas a intenção nunca foi investir pessoas que não merecem ser investidas.
  2. No final da página se encontra todas as fontes de pesquisa, para se aprofundar mais sobre os assuntos, dê uma olhada.
  3. Revise as respostas para que nenhum erro passe despercebido.

Agora pode ir conferir a especialidade e adicionar mais uma na faixa!

especialidade de vermes avançado respondida

Especialidade de Vermes Avançado Respondida

1. Ter a especialidade de Vermes.

Veja Especialidade de Vermes Respondida.

2. Descrever as três principais classes de platelmintos.

Turbellaria: (turbelários / planárias): composta por organismos de vida livre são hermafroditas, cuja autofecundação normalmente é rara. Durante a cópula os animais pareiam seus poros genitais e trocam células espermáticas que irão fecundar cada óvulo, formando vários zigotos. Uma cápsula é então sintetizada ao redor de cada zigoto, conferindo-lhes proteção, para que desse momento em diante possam ser depositados junto ao substrato onde habitam.

Trematoda: (trematódeos / Schistossoma): podem ser tanto endoparasitas como ectoparasitas, com ventosas circundando a boca e outra na região ventral, utilizadas na fixação do parasita ao hospedeiro.

Existem espécies hermafroditas (Fasciola hepatica, parasitas do fígado de carneiro e também humano) e espécies de sexos separados (Schistosoma mansoni, parasitas de vasos intestinais e veias do fígado humano).

Cestoda: (cestóides): são parasitas intestinais de animais vertebrados, representados principalmente pelas tênias.

3. Dar um exemplo de nematóide e descrever seu ciclo de vida.

Nematoide-das-galhas: Durante o ciclo de vida do nematoide-das-galhas estes organismos passam por quatro estádios juvenis antes de se tornarem adultos. A primeira ecdise ou troca de cutícula ocorre no interior do ovo. Em seguida o juvenil de 2º estádio eclode do ovo e vai para o solo ou penetra diretamente em uma raiz .

Os juvenis de 2º estádio são vermiformes e medem cerca de 0,3 a 0,5 mm podendo variar com a espécie de Meloidogyne. Apenas o juvenil de 2º estádio é a forma infectante do nematoide-das-galhas que se movimenta por entre as partículas de solo e vão para as raízes das plantas hospedeiras. O juvenil penetra na raiz geralmente pela ponta da raiz (coifa) em crescimento e migra entre as células até estabelecer um local de alimentação nas células. Neste momento torna-se um endoparasito sedentário. Secreções produzidas pelas glândulas esofagianas do nematoide estimulam a formação de várias células gigantes nas raízes parasitadas, que fornecem nutrientes para os nematoides. Os nematoides aumentam rapidamente de tamanho e passam pelas ecdises transformando em 3º e 4º estádio juvenil e finalmente em adultos.

4. Quais são as três principais classes de anelídeos? Como eles se movem?

Oligoquetas (oligo = pouco e chaeta = cerdas): Esses organismos apresentam corpo longo, cilíndrico e são dotados de poucas cerdas, estruturas rígidas quitinosas que ajudam na locomoção. São encontrados normalmente em solos úmidos, mas podem aparecer em água doce e água salgada. Como exemplo de oligoquetas, podemos citar as minhocas.

Os oligoquetas são anelídeos com poucas cerdas.

Poliquetas (poli = muito e chaeta = cerdas): são animais que se diferenciam dos outros anelídeos por possuírem, principalmente, segmentos que apresentam expansões laterais (parapódios) com grande quantidade de cerdas. Grande parte dos representantes é marinha, possui cabeça diferenciada com estruturas sensoriais, sexo separado e, geralmente, apresenta brânquias. Como exemplo de poliquetas, podemos citar as espécies do gênero Nereis.

poliquetas
Os poliquetas são animais predominantemente marinhos.

Hirudíneos: Esse grupo apresenta indivíduos com corpo achatado dorsoventralmente, sem parapódios e sem cerdas. Possuem representantes, em sua maioria, de água doce. Uma característica marcante desses animais é a presença de ventosas que garantem a locomoção e a fixação do animal. São organismos hermafroditas. Como exemplo de hirudíneos, podemos citar todas as sanguessugas, animais muito conhecidos por sua capacidade de sugar o sangue e liberar uma substância anticoagulante que garante um fluxo contínuo de sangue.

sanguessugas
As sanguessugas são anelídeos sem cerdas.

5. Responder o seguinte:

a) Distinguir entre as seguintes estruturas corporais: celomados, pseudocelomados e acelomados.

R: Celoma é uma cavidade corporal dos animais caracterizados como triblásticos e que se localiza no interior da mesoderme. Todo revestido por tecido mesodérmico, o celoma é preenchido por um líquido chamado de fluído celômico.

Os animais que têm essa cavidade são chamados de celomados. São exemplos: os anelídeos (minhocas e sanguessugas), moluscos (polvos e caramujos) e os equinodermos (estrelas-do-mar e pepinos-do-mar).

Acelomados são aqueles que não possuem o celoma. A única parte vazia ou cavidade que o embrião desses animais tem é o arquêntero, de onde surge o sistema digestório. Como animais acelomados, podemos citar os platelmintos (solitárias e tênias).

Os pseudocelomados são os nematelmintos (filarias e lombrigas).

Quando o celoma não é completamente revestido por mesoderme, ele é chamado de pseudoceloma. Seu nome vem de pseudo, o mesmo que falso.

Isso porque aqueles que são totalmente revestidos são os celomas ou celomas verdadeiros. No caso dos pseudocelomas, apenas um dos seus lados é revisto de mesoderme, enquanto o outro, de endoderme.

Observe a disposição dos folhetos germinativos nos organismos acelomados, pseudocelomados e celomados.

organismos acelomados
Observe a disposição dos folhetos germinativos nos organismos acelomados, pseudocelomados e celomados.

b) Que estruturas corporais são comuns em cada um dos três filos de vermes?

R: Os que têm três folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme, também chamado de animais triblásticos.

6. Demonstrar, pelo menos, três maneiras de purificar a água.

Os processos de purificação da água são: fervura, filtração e destilação, pesquise como fazer cada um e demonstre para seu instrutor.

7. Completar o seguinte:

a) A partir do que você aprendeu sobre os vermes, explicar porque a disponibilidade de água potável é tão importante para a saúde humana, especialmente em países subdesenvolvidos.

R: A água potável é um dos mais importantes recursos naturais da atualidade, tanto pela sua imprescindível necessidade para a sustentação da vida quanto pela limitação de sua disponibilidade no planeta. Entende-se por potável toda e qualquer porção de água que possa ser livremente consumida por não apresentar riscos de doenças e contaminações em geral.

No mundo subdesenvolvido, cerca de 50% da população consome água poluída; em todo planeta pelo menos 2,2 milhões de pessoas morrem em decorrência de água contaminada e sem tratamento. Segundo estimativas, existem atualmente cerca de 1,1 bilhão de pessoas que praticamente não tem acesso à água potável, bem comum a todo ser humano.

A poluição é um dos maiores problemas da água potável, uma vez que diariamente os mananciais do mundo recebem dois milhões de toneladas de diversos tipos de resíduos.

Nessa questão, quem mais sofre tais reflexos são as camadas excluídas que vivem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

b) Organizar uma angariação de fundos para apoiar alguma organização que trabalhe para fornecer água potável para países subdesenvolvidos.

R: Mais de 30 organizações das Nações Unidas levam a cabo programas de gestão sustentável de saneamento e água. A ONU Água, criada em 2003, é a interagência responsável por coordenar os esforços de todas as organizações da ONU com os desafios relacionados com a água.

→ Veja 6 empresas que estão ajudando a expandir o acesso à água e saneamento.

8. Escrever uma lição espiritual sobre a água viva da Bíblia.

Leia os versos abaixo para responder esta questão:

  • João 7:37-38; – Isaías 44:3; – Isaías 12:3;
  • João 4:10-11; – João 4:13-14 – Apocalipse 21:6;
  • Isaías 55:1; – Apocalipse 22:1; – Apocalipse 7:16-17

Fontes pesquisadas:
https://brasilescola.uol.com.br
https://mundoeducacao.uol.com.br
https://www.agencia.cnptia.embrapa.br
https://www.colegioweb.com.br
https://unric.org
https://www.aeconomiab.com
https://www.bibliaon.com

Especialidade enviada pela colaboradora Alessandra Somolinos.