Especialidade de Criação de Gado Leiteiro Respondida - Desbrava7 | Especialidades Respondidas | Desbravadores

Especialidade de Criação de Gado Leiteiro Respondida

em 04/12/2020

Especialidade de Criação de Gado Leiteiro, foi um pedido especial de uma leitora pelo facebook, mas graças a Heloísa, antiga colaboradora do D7, eu já tinha essa guardada por aqui, então vamos pegar mais essa!



Especialidade de Criação de Gado Leiteiro


1.
Quais pontos devem ser levados em consideração ao escolher uma vaca para a produção de leite?

R: Veia mamária, deve ser grossa e comprida e fazendo muitas voltas, pois é por ela que o sangue leva ao úbere os elementos necessários para a "fabricação" do leite; As tetas de tamanho médio, todas iguais e bem separadas; Bom temperamento, olhar calmo e por sua mansidão; E a sua idade, pois, quanto mais nova a vaca, melhor, porque poderá ser aproveitada por mais tempo.

2. Mencionar, pelo menos, 25 partes de uma vaca leiteira.



3. Identificar, ao vivo ou por meio de imagens, 3 raças de bovinos de corte e 3 raças de gado leiteiro.

Gado Leiteiro

Raça Holandesa:


Raça Jersey:


Raça Pardo Suíço:


Gado de Corte

Angus:

Brahman:

Nelore:


4. Quais são as instalações necessárias para a criação de gado leiteiro?


R: Existem algumas instalações primordiais para o funcionamento de uma granja leiteira, sejam elas: Reservatório de água: lembrando que bebem uma média de 40 litros/dia; Curral de alimentação/espera: local onde os animais recebem uma alimentação pré-ordenha; Estábulo: consiste da sala de ordenha, depósito e sala de leite; Instalações de apoio: consistem de todas as outras instalações que darão subsidio ao processo produtivo.

5. Como uma novilha pode ser treinada de maneira que se torne uma vaca mansa?

R: Com os animais em um cercado, são jogadas cordas em várias direções, fazendo a aproximação até que os animais aceitem o contato com a corda. Esta etapa é essencial para reduzir o medo do animal. Jogando-se a corda progressivamente mais próximo dele, fica claro que aquele objeto não representa nenhuma ameaça e não promove nenhuma sensação dolorosa.

6. Conhecer os cuidados, tratamento e alimentação para o gado leiteiro em cada um dos seguintes estágios:

a) Bezerro.

R: A primeira fase da vida dos bezerros (do nascimento à desmama) é fundamental para que eles cresçam fortes e saudáveis. Bezerros Leiteiros precisam melhorar a saúde para reduzir a mortalidade. Os cuidados com os bezerros são os pontos mais importantes para que se obtenha sucesso. A aplicação das boas práticas de manejo deve continuar após a desmama.

b) Do desmame até os 6 meses de vida.

R: Deve ser alimentado com leite ou seus substitutos até que possa comer e digerir alimentos secos; portanto, a quantidade de alimento seco consumida é o critério mais importante para se determinar quando pode/deve ser desmamado.

c) Dos 6 meses até os 15 meses de vida.

R: Devem ser adotadas as seguintes práticas: Usar creep-grazing (pasto especial, com acesso somente aos bezerros), ou creep-feeding (cocho com ração especial, com acesso somente aos bezerros), por meio dos quais os bezerros se acostumam a ingerir alimentos sólidos antes da desmama; Desmamar os bezerros com peso superior a 90 kg.

d) Dos 15 meses até a gestação.

R: Fazer com que a desmama ocorra em época adequada (estação chuvosa) e em pasto apropriado; Suplementar a alimentação dos bezerros com ração apropriada, pelo menos até 2 meses após a desmama; Evitar distúrbios logo após a separação do bezerro de sua mãe (manejo de mangueiro, transporte, comercialização etc.).

e) Lactação.

R: De forma ideal, a boa vaca de leite é aquela que produz leite por 305 dias, fica seca por 60 dias e novamente inicia uma lactação. Para se obter essa relação ideal as vacas precisam parir em boa condição corporal, apresentar cio no pós-parto nos primeiros 90 dias após o parto, obtendo intervalos de parto de 12 meses

f) Período seco.

R: É importante entender que o período seco, que normalmente é de 60 dias, não é apenas um período de descanso para a vaca de leite durante o ciclo de produção, mas sim um período no qual importantes mudanças estão ocorrendo e que reduzir e amenizar ao máximo os impactos que tais mudanças possam ter no metabolismo da vaca

7. Saber como o leite é produzido na vaca.

R: O leite é produzido pelas glândulas mamárias das vacas, que recebem também o nome de úbere. Tais glândulas são compostas por um grande número de células responsáveis pela secreção do leite.

8. Conhecer os passos necessários para ordenhar uma vaca tanto de maneira manual como mecânica.

R: Na ordenha manual, retirar os primeiros jatos de leite permite estimular a descida do leite, se for preciso, fazer a imersão em uma solução à base de clorexidina, iodo, aguardando 30 segundos para sua ação. Essa prática diminui micro-organismos da pele. Secar os tetos com papel-toalha descartável. Iniciar a ordenha e ir até o final, sem nenhuma parada.

Na ordenha mecânica o leite é tirado através de um equipamento mecânico que simula a mamada do bezerro. A ordenha mal feita e o uso incorreto da ordenhadeira podem diminuir consideravelmente a produtividade, a rentabilidade da exploração leiteira e a qualidade do leite.

9. Conhecer as principais partes de uma ordenhadeira mecânica.



10. O que é mastite? Quais medidas podem ser tomadas para prevenir a mastite?

R: Mastite bovina ou mamite é a inflamação do tecido da glândula mamária. Ofereça uma cama seca e limpa ao seu rebanho, garanta que as vacas não estejam estressadas, cuide dos seus métodos de ordenha, espante as moscas para bem longe do seu rebanho.

11. Apresentar um relatório destacando os principais problemas de saúde que atingem o gado leiteiro, apontando os sintomas e sinais, bem como prevenir e/ou tratá-los.

Item prático.

12. Conhecer o significado dos seguintes termos:

a) Concentrados.

R: Alimentos concentrados - são aqueles com alto teor de energia, mais de 60% de NDT, menos de 18% de FB (fibra bruta), sendo divididos em: Energético, Protéicos, Minerais, Vitaminas, Aditivos.

b) Proteína bruta.

R: Proteína Bruta (PB) que nada mais é que: o resultado de uma análise laboratorial do teor de nitrogênio de uma amostra de alimento, multiplicado por 6,25 pois, a proteína tem em sua composição 16% de nitrogênio

c) Seleção.

R: É o modo como os bovinos são escolhidos, a seleção tem o objetivo de melhorar ou fixar alguma característica de importância

d) Período seco.

R: O período seco da vaca é uma fase de preparação para a próxima lactação, ele normalmente tem início nos 60 dias anteriores ao parto, no 7º mês de gestação. Durante estes dois meses que faltam até o próximo parto, acontece a regeneração das células da glândula mamária

13. Explicar a pasteurização do leite e os cuidados necessários com os utensílios e equipamentos usados nos laticínios.

R: A pasteurização é empregada para garantir ao consumidor um leite seguro, isento de microrganismos que podem causar doenças no homem. Pasteurização: consiste no tratamento térmico do leite a uma certa temperatura (71 a 75ºC), inferior ao ponto de ebulição, durante um determinado tempo e resfriá-lo imediatamente.

Pré-lavagem: Remoção de partículas visíveis.
Lavagem: Remoção do material orgânico através de agentes químicos.
Enxágue: Remoção dos resíduos da lavagem, com uso de circulação de água.
Sanitização: Redução de microrganismos.
Enxágue Final: Remoção dos resíduos de agentes sanitizantes.

14. Apresentar um relatório escrito de, no mínimo, 300 palavras ou oral de 5 minutos sobre a importância da pecuária leiteira e referir suas principais características.

Item prático.

15. Auxiliar no cuidado e ordenha de um rebanho de vacas leiteiras por um período de, pelo menos, 3 meses.

Item pratico.

16. Visitar uma propriedade rural onde se pratica a criação de gado leiteiro e elaborar um relatório de, pelo menos, 300 palavras destacando as principais atividades ali desenvolvidas, bem como sobre a sua experiência vivida para o cumprimento dos requisitos desta especialidade.

Item prático.

Sites usados na pesquisa:
https://www.sna.agr.br/
https://www.zoetisus.com/global-assets/private/manual-bezerros-leiteiros
https://prodap.com.br/pt/
https://ruralnews.com.br/
Especialidade enviada pela desbravadora Heloísa, obrigada pela contribuição. 
Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail desbrava7blog@hotmail.com

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique AQUI e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique AQUI e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.

Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!

Nenhum comentário:

Deixe um comentário. ♡