Especialidade de Rebanhos Domésticos Respondida - Desbrava7 | Especialidades Respondidas | Desbravadores

Especialidade de Rebanhos Domésticos Respondida

em 09/11/2020

Especialidade de Rebanhos Domésticos, se você não, vem conferir essa especialidade diferentona, mas bem legal de fazer!

Especialidade de Rebanhos Domésticos Respondida

Especialidade de Rebanhos Domésticos


1.
Saber as principais diferenças entre cavalos de tração e cavalos de corrida.

R: O cavalo de tração precisa ser forte, então é dotado de músculos mais espessos, tornando-o mais robusto e corpulento.

O cavalo de corrida deve ser mais leve e mais magro, para poder melhorar o impacto com a resistência do ar e correr melhor, portanto é mais esbelto, mais delgado, mais comprido. Para corridas, a raça mais indicada é o puro sangue inglês.

2. Visitar uma fazenda e identificar 3 das seguintes raças de cavalos, listando suas principais características, como altura, peso, cor e disposição de pelos. (Caso em sua região crie apenas um tipo, as demais poderão ser por fotos).

a) Normando.
R: É um cavalo forte, grosso, tem o peito largo, a altura até a cernelha é de 1,72m, é um cavalo de tração, garupa dupla e cor negra.

b) Belga.
R: Cavalo de tração, atinge 1,70m de altura, a pelugem é ruã ou alazã. Possui um porte belo e firme.

c) Apoloosa.
R: Cavalo com altura de 1,70m, pesa 700 a 800 kg; tem a cabeça quadrada, olhos vivos, garrotes direitos, garupa ovalada, a pelugem varia de castanho a baio.

d) Árabe.
R: Tem a cor da pelagem baia, cavalo de montaria fogoso e esbelto com altura de 1,65m.

e) Manga larga.
R: Com estatura média 1,45 a 1,55m, peso entre 400 a 450kg, de cor castanha e alazã cavalo de sela e carruagem, de resistência para longas caminhadas, dócil, muito elegante, de passeio.

f) Crioulo.
R: Com estatura entre 1,40 a 1,50m, de peso de 400 a 450kg cores variam entre escuros e claros, disposição enérgica e adaptada ao serviço de campo e viagens que requerem resistência extraordinária. É inteligente e forte, tem agilidade e mansidão.

As imagens/fotos ficam por sua conta!

3. Relacionar, pelo menos, 4 características físicas da mula.

R: A mula possui a cabeça grande, orelhas compridas e móveis, corpo mais curto do que o do cavalo, é sisudo e tem a mania de ser babá, de tirar as crias das éguas quando estas são novinhas.

Possui o passo firme, é prudente, não passa o pântano ainda que a matem. É boa de montaria e para viajar. É o cruzamento entre jumento e a égua.

4. Identificar um burro a partir de foto ou observação ao natural. Mencionar a cor, o tamanho e utilidade.

R: Ele possui as mesmas características da mula. Serve de tração, é híbrido, de carga, com altura de 1,60m, pelagem fina serrada, de cor castanha, cinza ou preta, exibe uma lista negra no fio do lombo da espádua até a cauda, e outra na espádua. Passa em ugares onde o cavalo não consegue passar.

A imagem/foto fica por sua conta!

5. Visitar uma fazenda e observar 4 tipos de gado leiteiro e 4 tipos de gado de corte. (Caso em sua região se crie apenas um tipo, as demais poderão ser por fotos).

Item prático.

Vamos falar de algumas raças de gado leiteiro e gados de corte, a observação e as imagens ficam por sua conta!

Leiteiro – Holandesa, Jersey, Guernsey, Holstein Freision, Ayshire e Bubalinos em geral.
Corte – Nelore, Girolano, Hereford, Guzerá.

6. Conhecer as qualidades de produção de leite das raças Jersey, Guernsey e Holandesa.

Jersey – de pequeno tamanho resistente ao calor, muito usada em regiões tropicais. Seu leite contém alta quantidade de gordura proteínas, vitaminas e minerais.

Guernsey – vindo de uma ilha britânica, resistente ao frio, pouco utilizado em nossa região. Especializado na produção de leite gordo.

Holandesa – de estatura grande produz grande quantidade de leite. É branca malhada de preto ou vermelho.

7. Diferenciar entre as cabras Angorá e leiteiras. Mencionar as cores distintas de, pelo menos, 3 cabras, tais como a Saanon, Toggenburg, Nubiana e Mambrina.

R: A cabra Angorá possui pelos longos, sedosos e macios, para a fabricação de tapetes e tecidos, enquanto as cabras leiteiras têm o pelo mais curto e a aptidão para produzir leite (grande variação de pelagem).

Saanen – de cor branca ou creme;
Toggenburg – cor castanha com uma faixa branca debaixo de cada lado da cara;
Nubiana – cor negra ou castanha brilhante;
Mambrina – varia entre a negra, castanha, cinza e amarelada.


8. Identificar ao natural e relatar o processo de produção de lã e carne, tamanho, traços peculiares e aparência geral de 3 raças de ovelhas, tais como Merino, Rambouillet, Hampshire, Suffolk e Lincoln. (Caso em sua região se crie apenas um tipo, as demais poderão ser por fotos).

Item prático.

A imagem/foto fica por sua conta!

Merino – de origem desconhecida, raça compacta, de pescoço e patas curtas, de lá comprida fina e crespa, também produz carne de boa qualidade;

Rambouillet – tem a cara branca. As fêmeas não possuem chifres e os machos podem chegar a tê-los. Suas patas são cobertas de lã e sua pele é rosada. Adapta-se muito bem às condições áridas. Sua lã é branca e de excelente qualidade;

Lincoln – uma das maiores raças do mundo de ovelhas. Produz o tipo mais comprido de lã e boa carne, é exigente quanto à alimentação, não se desenvolvendo bem em criações extensivas;

Hampshire Down – de tamanho grande, conformação harmoniosa, constituição robusta, compacto e musculoso, produtor de carne, animal vivaz, ágil e desembaraçado. Cabeça grande, larga (mas não tosca), mocha (ambos os sexos), a lã cobre a cabeça até um pouco abaixo dos olhos, deixando totalmente livre a cara. A cara, as orelhas e todas as demais partes da cabeça que não forem cobertas de lã devem apresentar pelos escuros aproximando-se do preto, o focinho, lábios e ao redor das pálpebras devem apresentar pigmentação escura com tendência ao preto e com orelhas longas, espessas, bem implantadas horizontalmente na cabeça com pontas ligeiramente arredondadas;

Suffolk – ovino de grande desenvolvimento corporal, de constituição robusta, conformação tipicamente carniceira, corpo comprido e musculoso, as extremidades desprovidas de lã e revestidas de pelos negros e brilhantes, a postura de sua cabeça e formato das orelhas fazem do Suffolk um ovino inconfundível, logo, a primeira vista o Suffolk impõe a sua condição de raça carniceira. Mocha em ambos os sexos, a cabeça é grande, completamente livre de lã, totalmente coberta de pelos negros, finos e brilhantes, a cara é comprida, focinho mediano, boca larga com lábios fortes, orelhas longas, inserção firme, um pouco projetadas para baixo, de textura fina, com a ponta virada para fora e pelos brancos ou lã em qualquer parte da cabeça são considerados defeitos. Os olhos são escuros e proeminentes.

Fontes pesquisadas: http://www.arcoovinos.com.br/
Especialidade enviada pela colaboradora Alessandra. 
Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail desbrava7blog@hotmail.com

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique AQUI e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique AQUI e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.

Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!

Nenhum comentário:

Deixe um comentário. ♡