logo do blog desbrava7

Especialidade de Encadernação Respondida

Cadernos



Especialidade de Encadernação, se você não tem, vamos mudar isso!

Especialidade de Encadernação




1. Identificar os seguintes termos:

a) Miolo.
R: São todas as folhas internas de um livro.

b) Guardas – ou folha guarda.
 R: É a folha que se coloca antes das folhas ou da capa original do livro a encadernar; temos a Contra-guarda que é o material que cobre a segunda capa e a folha de guarda. Em alguns casos, a contra-guarda é também a folha guarda.

c) Brochuras.
R: É um tipo de encadernação bastante utilizada nos livros. Normalmente, o miolo é colado na capa através da aplicação de cola (Hot Melt EVA ou PUR) na lombada.
d) Folha de rosto – (ou rosto, frontispício, portada, página de rosto).
R: A página de uma obra onde figura o título, o autor, editor, local e data de publicação. As primeiras páginas de rosto completas — onde constam título, nome do autor, ano da edição, dados do impressor — datam da segunda metade do século XVI. É colocada logo a seguir às guardas. Também chamada ante-portada, falso-rosto, bastard title ou half title page.
e) Dorso.
R: Lombada de um livro com capa em material nobre, onde por vezes ainda se grava o título (a cor ou em ouro).
f) Assinatura.
R: É uma folha de prensa que é dobrada para formar as páginas de um livreto em ordem sequencial. Cada assinatura em um livreto é dobrada da mesma maneira.

g) Capa dura – (hardcover, inglês).
R: Edição mais cara, muitas vezes a primeira edição de uma obra, envolta com uma capa dura, não flexível.

2. Descrever a diferença entre os seguintes métodos de encadernação:
a) Ligação perfeita.
R: É a fixação do bloco de livro para uma espinha capa usando uma cola flexível. As extremidades página são deixadas ásperas para absorver melhor a cola. É comumente utilizada para livros de capa mole. Vinculativo e obrigatório unsewn adesivo também são nomes usados no lugar de encadernação perfeita.
b) Capa dura.
R: A técnica de encadernação em lombada quadrada é adequada para impressos que exijam apresentação mais nobre ou destinada a grande manuseio, como livros didáticos e dicionários.
c) Assinatura simples.
R: São dobradas individualmente e empilhadas ao longo da dobra comum, que forma a lombada do livreto.
d) Espiral (metal e plástico).
R: O processo de encadernação espiral começa com a realização de furos redondos através de uma máquina específica. Os furos acontecem desde a capa (que pode ser dura ou flexível) até as folhas internas (miolo). Após isso, é inserida nos furos uma espiral, geralmente feita de plástico para garantir a união das folhas.
e) Grampeamento.
R: A encadernação do tipo canoa é aquela usada em revistas e livretos, na qual a capa e o miolo são grampeados. Por isso, não é indicado para materiais com um volume grande de páginas, nem para papéis de alta gramatura.
3. Realizar o seguinte:
Item prático.
a) Encadernar um “manuscrito” de um caderno só.
b) Encadernar um livro em branco, usando, pelo menos, 4 cadernos.
c) Demonstrar a maneira correta de agrupar novas encadernações.
d) Fazer uma capa para seu livro de, pelo menos, 4 cadernos.
4. Identificar e descrever as utilidades das seguintes ferramentas de encadernação:
a) Máquina de costura de caderno.
R: Indicada para pequenas tiragens, podendo costurar livros no formato máximo de 370 x 250 mm. Reduz a possibilidade das páginas se desprenderem e é usada em produtos que são muito manuseados pelo fato das páginas permanecerem mais planas. Após o alceamento dos cadernos, a máquina de costura insere fios através da lombada de cada caderno e então utiliza um fio adicional para unir os cadernos e formar o miolo, após esse processo a capa é colada na lombada.
b) Máquina de lombada quadrada.
R: A técnica de encadernação em lombada quadrada é adequada para impressos que exijam apresentação mais nobre ou destinada a grande manuseio, como livros didáticos e dicionários. É um equipamento totalmente automático com uma pinça, que pode trabalhar com cola EVA hotmelt ou PUR (opcional). Especialmente desenvolvido para a produção de lombadas variadas, é a solução ideal para baixas tiragens e a produção on demand.
c) Furadores.
R: Perfuradora / encadernadora ofício wire-o passo 2×1 conjugada com a fechadora. Perfura até 15 folhas, furo quadrado, possuí na parte frontal encaixe pra facilitar a colocação do duplo anel e agilizar o trabalho, possui na parte de trás o fechador de garras duplo anel resultando que em um único equipamento você faz o furo, a colocação do wire-o e fecha, executando o trabalho completo com agilidade, qualidade e praticidade, e ainda utilizando pouco espaço.
5. Definir a diferença de peso de papel em relação a uma resma de papel.
R: O peso do papel em países que usam tamanhos de papel instituídos na norma ISO é definido pela norma ISO 536: Papel e cartão – Determinação da gramatura. Este padrão define a gramatura como gramas por metro quadrado (g/m2); então, o peso de uma única folha de papel A0 define a gramatura daquele tipo de papel, já que segundo a norma ISO 2016, o tamanho A0 tem uma área de 1 metro quadrado. Uma folha de tamanho A0 de 80gsm pesará 80 gramas, uma folha de papel A0 de 100gsm pesará 100 gramas, e assim por diante.
É importante observar que a medida gsm é comumente usada ao invés de g/m2 no dia a dia. Isto veio devido à incapacidade dos primeiros computadores, de exibir caracteres sobrescritos – especialmente controle de estoque, contabilidade e sistemas de faturamento.
Acima de 120gsm vem várias espessuras de cartão, com 160gsm e 200gsm.
O peso de uma folha de papel depende do seu tamanho e da grossura do papel, conhecida internacionalmente como gramatura.
Os tamanhos da série A, definidos na norma ISO são 4A0, 2A0, A0, A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7, A8, A9 e A10;
Peso de folhas de papel da série A, em gramas:

6. Descrever a cor e as propriedades de 2 tipos de adesivos usados no processo de encadernação e onde são usados:
a) Cola quente.
R: (EVA) Hot Melt ou PUR. Cor amarela clara e viscosa Usados em: livros, álbuns, apostilas, manuais, relatórios, blocos de notas, agendas, entre outros, inclusive em encadernações com capa dura.
b) Cola de resina.
R: PVA (acetato de polivinil), branca e amarela (cola de carpinteiro) raramente utilizada na encadernação de livros porque tende a descolorir as páginas. Utilizado no reparo de capas de livros.




7. Conhecer e relacionar os 5 principais estágios da encadernação à mão.

a) Preparação dos cadernos.
R: Alinhar as folhas a serem costuradas.
b) Costura dos cadernos.
R: Envolve a costura do bloco de livro para a tampa. Livros costurados, livros encadernados e livros de capa dura são igualmente construídos, mas costurados não têm as capas duras.
c) Cola.
R: Utilizada em torno de um bordo do bloco de livro, que se estende até cerca de meia polegada a uma polegada nas folhas traseiras e frontais para fazer o revestimento da capa.
d) Fixação das capas.
R: É a fixação do bloco de livro na lombada da capa (dobra central) usando uma cola flexível ou costura.
e) Acabamento.
R: Qualquer processo pós-impressão, como a dobra, o grampeamento ou a encadernação.
Fontes pesquisadas:
https://reproset.com.br | http://tipografos.net | http://help.efi.com | http://pt.artsentertainment.cc | http://planorweb.bn.br | http://garotapapel.com | https://forum.fazedores.com | https://www.ehow.com.br | https://www.dkj.online | https://www.tamanhosdepapel.com | https://www.furnax.com.br | https://www.ipea.gov.br |
— ♥ —

Especialidade enviada pela colaboradora Alessandra Somolinos. 


Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail desbrava7blog@hotmail.com

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!



Baixe a Especialidade.
Clique AQUI e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique AQUI e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!