Especialidade de Arte Culinária Respondida - Desbrava7 | Especialidades Respondidas | Desbravadores

Especialidade de Arte Culinária Respondida

em 28/07/2020

Mulher fazendo pão em formato de coração

Especialidade de Arte Culinária, se você não tem, vamos mudar isso!

Especialidade de Arte Culinária



1. Saber operar devidamente o tipo de fogão que há em sua casa. Saber como prevenir pequenos incêndios por óleo ou gordura em seu fogão e saber como apagá-los. Conhecer as medidas de segurança enquanto estiver cozinhando, incluindo a preocupação com crianças pequenas.

Item Prático.

Saber operar o fogão que há em sua casa. Crianças solicitem o acompanhamento de um adulto, jamais faça isto sozinho.

PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS CAUSADOS POR GORDURAS
· Ao aquecer óleos ou gorduras, fique na cozinha;
· Use uma panela pesada com tampa;
· Utilize um termômetro na lateral da panela, para acompanhar a temperatura do óleo;
· Mantenha um extintor de classe K na cozinha;

COMO APAGÁ-LO
1. Segurança em primeiro lugar: Caso o fogo esteja controlável, você poderá tentar apagá-lo por conta própria, mas, se já houver se espalhado por outras partes da cozinha, retire todos os residentes e acione a emergência. Não queira bancar o herói, colocando a vida de todos em risco.

2. Desligue o queimador do fogão: Não tente mover a panela, pois pode fazer com que o óleo respingue em você ou na cozinha. Caso o fogo esteja incontrolável e você acha que ainda dá tempo de apagá-lo, vista luvas de cozinha para proteger a pele;

3. Coloque uma tampa sobre a panela: A princípio, é necessário remover a fonte de oxigênio que mantém o fogo aceso. Coloque a tampa sobre a panela, utilizando luvas de cozinha. A tampa fará com que o incêndio consuma rapidamente o oxigênio e se extingua;

4. Use um extintor de incêndio classe K: São adequados para incêndios em cozinhas e fritadeiras causados por óleos vegetais, gorduras animais ou aparelhos de cozinha. Extintores dessa classe possuem um agente químico úmido (saponificante) utilizado especialmente para tais fins;

ATENÇÃO: O QUE NÃO FAZER?
1. Não jogue água sobre a panela: Este é o principal erro que muitos cometem na tentativa de extinguir as chamas. Água e óleo não se misturam e, em casos como estes, a junção dos dois elementos pior muito mais as coisas;

2. Não abane o fogo: Toalhas, aventais ou panos estão fora de cogitação. Isto serve somente para ventilar as chamas e espalhar, ainda mais, o fogo;

3. Não mova a panela: A panela em chamas não deve ser movimentada, pois isto pode fazer com que o óleo ardente respingue, potencialmente queimando você ou qualquer outro objeto inflamável com o qual ele entre em contato;

Medidas de segurança quando estiver cozinhando, incluindo precaução com crianças pequenas.


2. Saber como usar devidamente utensílios de medidas (colheres e xícaras), batedor de claras, peneiras de farinha, e, se tiver batedeira ou mixer elétrico e liquidificador.

Item prático.

Veja sobre Medidas.
Veja sobre Batedor de Claras.
Veja sobre Peneira.

3. Explicar as seguintes técnicas de preparo de alimentos:

a) Cozer.
R: Usar água para cozimento do alimento desejado deixe ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos.

b) Grelhar.
R: Leve uma frigideira em fogo alto e coloque um pouco de óleo ou azeite. Quando estiver bem quente coloque o alimento e deixe grelhando por alguns minutos. Fique de olho nas bordas e quando a metade dele já estiver cozida, é só virar para grelhar o outro lado. Quando os dois lados já estiverem dourados e só retirar.

c) Fritar.
R: Com a panela ideal, o óleo deve ser aquecido em fogo médio ou baixo, para não queimar, por aproximadamente 10 minutos. Para saber se o óleo atingiu a temperatura ideal para fritar alimentos, jogue um pedaço de pão e verifique o tempo que ele leva para dourar.

Se o pão não dourar em 40 segundos, significa que o óleo ainda não está aquecido. Se ele dourar antes desse tempo, é porque está quente demais e passou da temperatura ideal. Caso ele doure exatamente nesse tempo, é sinal de que ele atingiu a temperatura adequada para a fritura.

d) Refogar.
R: Refogar é fritar os ingredientes (que a receita diz) em pouca gordura fervente. Essa gordura pode ser qualquer uma, mas as mais comuns são: óleo, azeite e manteiga. Nessa técnica, o alimento cozinha com pouca gordura, em temperatura alta e é mexido durante todo o tempo.

e) Assar.
R: Para assar, você precisa de uma fonte de calor que possa aquecer sua comida o suficiente para que cozinhe até o fim (para carne, isto é especialmente importante, já que carne mal cozida pode conter doenças). Cozinhar o alimento sob a ação do calor seco (assar) em altas temperaturas em formas ou assadeiras, tampados ou destampados. De longe, o aparelho mais comum usado para assar é o forno.

4. Quais as maneiras mais saudáveis de cozinhar alimentos? E as menos saudáveis? Por quê?

R: Os métodos de cozimento com calor úmido, como fervura e vapor, são as formas mais saudáveis de preparar carnes, porque utilizam temperaturas mais baixas.

Evite frituras! A fritura aumenta muito o valor energético dos alimentos, engorda e faz mal à saúde. Se fizer, nunca deixe o óleo queimar e substitua-o regularmente. Antes de servir, utilize papel de cozinha para absorver parte da gordura.

5. Preparar corretamente: 2 tipos de mingau de cereais, 1 bebida quente saudável, ovos feitos de 2 maneiras que não a fritura.

Item prático.

6. Preparar o seguinte, de maneira saudável:

Item prático.

a) Batata, 2 maneiras.
b) 3 vegetais de sua escolha.

7. Conhecer a pirâmide alimentar. Por que é tão importante seguir estas informações em nosso regime alimentar? Verificar suas refeições durante uma semana, para ter certeza de que está comendo o que deveria comer.


A principal finalidade dessa organização consiste em fornecer informações acerca de uma alimentação saudável e equilibrada.

8. Seguir corretamente, no mínimo, 3 receitas vegetarianas.

Item prático.

9. Preparar um almoço vegetariano balanceado, incluindo alimentos construtores, reguladores e energéticos, contendo:

Item prático.

· 1 prato principal
· 3 acompanhamentos
· 1 salada crua

10. Colocar a mesa corretamente e servir essa refeição para a sua família.

Item prático.


Veja Mesa Posta.

11. Qual a importância de ingerir verduras cruas diariamente?

R: Uma mesa balanceada com legumes e verduras pode evitar doenças provocadas pela falta de nutrientes e prevenir outras: quem consome grande quantidade desses alimentos garante o bom funcionamento do aparelho digestivo, diminui a chance de desenvolver câncer, doenças do coração e outras doenças crônicas, assim como combate a obesidade.

As verduras e os legumes são importantes fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. As folhas das verduras contêm clorofila, que limpa e oxigena o sangue. As de cor mais intensa (verde escura) são abundantes em ácido fólico, importante antianêmico, além de serem boas fontes de cálcio, fósforo e ferro. As folhas de nabo, rabanete, cenoura, beterraba, couve-flor e brócolis também são ótimos para comer, inclusive os talos.

Enriquecendo a alimentação diária com esses nutrientes, você estará oferecendo saúde à sua família.



12. Fazer um caderno (ou pasta) de receitas contendo, no mínimo, 10 receitas que você tenha feito.

Item prático.

Fontes pesquisadas:
blog.dako.com.br | www.bucka.com.br | blog.lavillecasa.com.br | cozinhatecnica.com | www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria | blog.castellmaq.com.br | socorronacozinha.com.br/refogar | pt.wikihow.com/Preparar-Alimentos-Assados | www.minhavida.com.br/alimentacao | epocanegocios.globo.com/Vida | vilamulher.com.br/bem-estar/nutricao | www.todamateria.com.br/piramide-alimentar/ | www.tuacasa.com.br/mesa-posta/ | www.apm.org.br |

-- ♥ --

Especialidade enviada pela colaboradora Alessandra Somolinos. 

Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail desbrava7blog@hotmail.com

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique AQUI e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique AQUI e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.

Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!

Nenhum comentário:

Deixe um comentário. ♡