Especialidade de Trabalho em Metal Respondida - Desbrava7 | Especialidades Respondidas | Desbravadores

Especialidade de Trabalho em Metal Respondida

em 4/30/2020


Especialidade de Trabalho em Metal, se você não tem, vamos mudar isso!

Especialidade de Trabalho em Metal



1. Conhecer, pelo menos, 3 tipos de metais que são utilizados em trabalhos com metal.

R: Alumínio, ferro, cobre.

2. Realizar um trabalho em metal utilizando as ferramentas apropriadas para o trabalho e escolhendo um dos acabamentos finais:

a) Envelhecimento.

R: Envelhecimento ou recozimento isotérmico é um tratamento térmico do âmbito da metalurgia que consiste em aquecer a uma temperatura relativamente baixa, mantida durante centenas de horas a mais, uma peça de aço duro ou outros materiais.

Trata-se da aceleração de um processo que ocorreria naturalmente na temperatura ambiente, em um prazo muito mais longo. É um tratamento indicado para eliminar tensões internas, e correntes de usinagem, forjamento ou têmpera, entre outros denominados aços temperados.

b) Repuxado ou cinzelado.

R: Repuxo ou Cinzelamento é uma técnica utilizada em joalharia para criar volumes, relevos, formas, texturas em uma chapa de metal (prata, ouro, cobre ou latão) formando diversos desenhos em 180°. As técnicas de se fazer o repuxo consiste na utilização de ferramentas de aço como embutidores e cinzeis para bater no verso da chapa de metal (e também para corrigir as imagens e volumes, se pode utilizar cinzeis e embutidores na frente da chapa). Esta técnica tem auxilio de um martelo de cinzelagem e outras ferramentas e materiais. Será necessário fixar a chapa de metal (prata, ouro, cobre ou latão) em uma lata de Breu ou Pez ou Piche para que seja possível trabalhar com embutidores e/ou cinzéis. Esta pasta tem de ter características muito particulares que permitem que seja possível a modelação do metal, através de batidas consecutivas. Quando se faz repuxo, ou repuxado, ao mesmo tempo em que esta pasta (breu ou pez ou piche) suportar as batidas dos embutidores e cinzéis tem de permitir que o metal possa estender, criando volume. O breu ou pez ou piche, tem ao mesmo tempo, a resistência necessária que permite as batidas e a elasticidade suficiente para permitir a expansão de volumes criada no metal que dão origem à técnica de repuxo ou repuxado (cinzelado).

Trata-se de um trabalho muito demorado, minucioso e de grande exigência sendo necessárias ferramentas de precisão, como os cinzeis ou ferros. Estes cinzéis são compostos de diferentes texturas e formatos, e são fabricados manualmente pelo próprio cinzelador sendo necessário um número infinito, para se obter a textura e desenhos desejados pelo artesão ourives. Os cinzeis servem para modelar e avivar os contornos de peças que foram fundidas, como também para repuxar e rebaixar os motivos, decorativos desenhados em chapa, como o latão, cobre e outros metais.

Com esta técnica pode reproduzir-se um elevado número de peças desde a realização do molde, à reprodução e aperfeiçoamento de um elevado número de peças únicas.

3. Completar um projeto usando um perfurador de metal.

R: Um perfurador de metal é um dispositivo que é projetado para cortar uma seção circular de metal utilizando pressão mecânica ou hidráulica. Estes dispositivos podem ser operados manualmente ou de forma automatizada, e também estão disponíveis para uma vasta gama de utilizações e em diferentes tipos de metais. O propósito de um perfurador de metal pode ser a criação de buracos em uma peça, ou o de perfurar os metais para se obter somente os discos de metal para diversas utilizações. Os modelos portáteis são normalmente utilizados para pequenos projetos e folhas finas de cobre, estanho e outros metais leves, enquanto grandes unidades automatizadas tendem a ser encontradas em operações comerciais e industriais. Um tipo específico faz uso de um controle numérico de computador (CNC), e pode utilizar uma variedade de dados, incluídos em sua memória para criar diferentes tamanhos de orifícios.

Os perfuradores de metais simples são ferramentas portáteis que carregam uma semelhança superficial com um alicate. Estas ferramentas consistem de um perfurador e um componente em forma de anel que estão ligados a meios de pressão. Uma folha fina de metal pode ser inserida entre a punção e o anel, e quando os meios de pressão são espremidos, um orifício é criado, tanto quanto um perfurador de papel. Como este tipo de equipamento só pode gerar uma quantidade limitada de pressão, essas ferramentas são normalmente apenas úteis para perfurar buracos no metal que seja de calibre 18 ou mais finos.

Você pode utilizar o alumínio da lata de refrigerante, mas tome muito cuidado ao cortá-lo, peça ajuda a um adulto para fazê-lo para você.

Item prático.

4. Completar um projeto usando perfuração, rebitagem e dobra de metal.

Item prático.

5. Demonstrar capacidade de usar corretamente os seguintes equipamentos com segurança:

Item prático.

a) Esquadro.
b) Serra de joalheiro.
c) Martelo de bola.
d) Rebitadeira.
e) Morsa ou mini torno.
f) Suta.
g) Riscador e punção de bico.
h) Alicates de ponta redonda, chata e universal.
i) Tesoura de cortar metal.
j) Escopro.
k) Serrinha.
l) Cinzéis.
m) Lima.
n) Furadeira.



6. Quais são os EPIs (equipamentos de proteção individual) necessários para se trabalhar com metais?

R: Óculos de proteção, bota antiderrapante, protetor auditivo, capacete, luvas e avental.

Referências pesquisadas:
www.mecanicaindustrial.com.br | faciles.com.br |  pt.wikipedia.org |  www.newgreenfil.com |  escolajoalheriaofdart.com.br | blog.volkdobrasil.com.br

-- ♥ --

Especialidade enviada pela desbravadora Alessandra Somolinos, obrigada! 

Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail desbrava7blog@hotmail.com

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique AQUI e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique AQUI e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.

Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!

Nenhum comentário:

Deixe um comentário. ♡