Especialidade de Saúde e Cura Respondida - Desbrava7 | Especialidades Respondidas | Desbravadores

Especialidade de Saúde e Cura Respondida

em 02/04/2020

Enfermeira e paciênte

Especialidade de Saúde e Cura, se você ainda não tem, vamos mudar isso agora!

Especialidade Respondida de Saúde e Cura



1. Estar, pelo menos, no segundo ano do ensino médio.

2. Aprender, através da Bíblia e/ou do Espírito de Profecia, como Jesus curou os doentes e o procedimento usado pelos anciãos da igreja para ungir o doente e pedir a Deus pela cura. Apresentar um relatório oral sobre o que você aprendeu e escrever um relatório com, no mínimo, 250 palavras.

“O Desejado de Todas as Nações” capítulos 21, 36, 58 para entender porque Jesus curava de maneiras tão diversas.

O Capítulo 21 é baseado em João 5 – a cura do paralitico no tanque de Betesda. Jesus perguntou se ele queria ser curado, sem saber como chegaria até o tanque pela sua condição, Jesus disse: - “levanta-te, pegue a sua cama e ande”. Estas palavras fortaleceram a sua fé e apoderando-se daquele homem, seu corpo vibrava ao receber vida nova, obedecendo à voz de Cristo, imediatamente ficou de pé.

Devemos acreditar na palavra de Cristo. Ele nos pergunta se queremos ser curados. Acreditemos em Sua palavra e coloquemos nossa vontade bem junto a Cristo. Ele nos dará vida.

O Capítulo 36 é baseado em Mateus 9:18-26; Marcos 5:21-43; Lucas 8:40-56 – a cura da filha de Jairo,, o dirigente da sinagoga estava morrendo pediu que Jesus fosse impor as mãos sobre ela. Devido a intensa multidão Jesus não chegou a tempo, a menina acabou morrendo, mas Jesus disse: - “Não tenha medo,, tão somente creia, e ela será curada”. Chegando até a casa, foi ao quarto onde a menina estava e tomando a sua mão disse: “Menina Eu lhe ordeno, levante-se”.

Outro fato ocorreu a caminho da casa de Jairo. Uma mulher que, por 12 anos sofria de uma doença incurável. Suas esperanças reviveram quando ouviu falar de Cristo e pensou que tão somente chegasse perto Dele, seria curada. Mas não conseguia chegar perto Dele. Mas Jesus chegou perto dela. Mas não conseguia falar com Ele, nem tampouco dava para vê-Lo, ainda que rapidamente. Forçou abrir caminho para chegar o mais próximo Dele, e, “se tão somente eu tocar em Suas vestes, ficarei curada”. Conseguindo tocar na orla do Seu manto, instantaneamente sentiu o vigor da saúde perfeita. Mas Cristo, não vendo quem O havia tocado, perguntou com voz audível, “quem Me tocou?”, “pois de Mim saiu poder”. O toque de fé distinguido pelo Salvador não poderia passar em branco. Com lágrimas de gratidão falou do seu sofrimento e de como não havia encontrado cura. Com muito amor Jesus disse “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz”. A cura ocorreu por meio da fé que se apoderou do Seu divino poder.

Dez leprosos procuraram Jesus para serem curados, eles foram purificados. Mas somente um voltou para dar-lhe glória.

O Capítulo 58 é baseado em Lucas 10:38-42; João 11:1-44 – Lázaro foi acometido por uma doença, suas irmãs esperavam que Jesus fosse ao encontro delas para curá-lo, mas isto não aconteceu. Cristo disse que essa doença não acabaria em morte. Elas se agarraram à esperança de que Lázaro sobreviveria. Lázaro morreu, e Jesus só foi a Betânia após 2 dias, pois para Ele Lázaro estava dormindo. Os discípulos não podiam acreditar que Jesus pudesse agir assim, mas Ele tinha um propósito na vida de cada um deles. Aos discípulos, os prepararem para o trabalho futuro, para as irmãs de Lázaro era mostrar que Ele não os abandonou. Foi por amor a eles que permitiu que Lázaro morresse. Se Ele o tivesse curado da doença, o milagre que é a evidência mais positiva do caráter de Cristo não teria acontecido. Se Cristo estivesse lá, a morte não teria lançado seu dardo contra Lázaro. Foi por isso que Cristo ficou longe. Que suas irmãs sofressem vendo seu irmão sendo colocado na tumba. Cristo sofreu cada agonia da tristeza que elas sofreram. Ele sabia que, por elas, por Lázaro, para Ele mesmo e por Seus discípulos, havia uma vitória a ser conquistada.

Cristo tinha demorado a fim de que, ressuscitando Lázaro da morte, pudesse dar para o Seu teimoso e descrente povo outra evidência de que Ele era verdadeiramente “a ressurreição e a vida”. Essa foi a razão para a Sua demora em ir a Betânia. Marta foi ao encontro Dele, quando chegou à cidade. Viu no rosto e Cristo a expressão de ternura e amor de sempre, e Ele lhe disse: “seu irmão vai ressuscitar”. Marta confiante na ressurreição do último dia. Buscando dar uma direção genuína a sua fé, Jesus declarou: “Eu sou a ressurreição e a vida” (I João 5:12). Aquele que crer Nele, ainda que morra viverá. (João 11:25,26) Marta crê? Por Sua palavra e Suas obras, Jesus manifestava Seu direito e poder de dar vida eterna. Marta respondeu que sim, ela crê, confessando sua fé na divindade de Jesus e a confiança de que Ele era capaz de fazer tudo o que Lhe agradasse. Foi para casa e chamou Maria. Maria indo ao encontro do Salvador foram ao local onde Lázaro estava sepultado, e Jesus, sentindo toda a dor de seus parentes e amigos, chorou. Jesus pediu que tirassem a pedra, mas já havia 4 dias que o corpo fora sepultado, cheirava mal. Seus inimigos tramavam contra Ele, e diziam que Seus milagres eram fraude, mas esse em especial, não poderiam dizer o mesmo. “Impossibilidades naturais não podem impedir a obra do Onipotente”. A crena inquestionável na palavra de Cristo é a verdadeira humildade, a verdadeira entrega de si mesmo. Queria que a humanidade cooperasse com a divindade, assim, homens tiraram a pedra de frente ao túmulo de Lázaro. O corpo sem vida, frio e imóvel de Lázaro, comprovava que não poderia haver fraude. Cristo se aproximou da tumba, elevou os olhos ao Céu, disse: “Pai, Eu Te agradeço porque Me ouviste”. Era mediante a fé e oração que Ele realiza Seus milagres. Depois de dizer isto, bradou em alta voz: “Lázaro, venha para fora!” A divindade brilhou através da humanidade. Em Seu rosto resplandecia com a glória de Deus, o povo viu a certeza de Seu poder. Aquele que estava morto se pôs de pé na porta da sepultura. AS ataduras impediam seus movimentos, e Cristo disse para que expectadores tirarem as faixas dele e deixe-o ir. Lázaro caminhava como um homem no auge da vida, com olhos brilhantes com inteligência e amor por seu Salvador. Em adoração, ele se prostrou aos pés de Jesus. Suas irmãs, com lágrimas de alegria, expressavam gratidão ao Salvador.

A unção é um conselho escrito em Tiago 5:14. Relate como é o procedimento.

Unção dos enfermos é um rito cristão que consiste em ungir os enfermos com um óleo sagrado. Tem o objetivo de confortar o doente, perdoar os seus pecados e transmitir um sentimento de alívio espiritual e físico.

3. Qual a importância da educação contínua para os profissionais de saúde?

R: A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a educação continuada como essencial para a qualidade da assistência à saúde. Entende também que a educação continuada faz parte do desenvolvimento dos recursos humanos, num esforço sistemático de melhorar o funcionamento dos serviços por meio do desempenho do seu pessoal.

Os treinamentos na área da saúde têm como objetivo atuar no aprendizado de novas práticas e desenvolvimento de competências, além de atualização técnica-científica, bem como a revisão de rotinas, procedimentos e uso de tecnologias.

4. Entreviste pelo menos duas pessoas que trabalham na área de saúde. Uma delas deve ter outra profissão que não médico (a) ou enfermeiro (a), como por exemplo, dentista, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, etc. Em suas entrevistas, faça as seguintes perguntas:

Item prático.

a) Por que escolheu esta profissão?
b) Que faculdade (ou cursos) é preciso fazer para trabalhar em sua profissão?
c) Depois de terminar a faculdade/ curso, quanto tempo demora em ter um registro, ou estar apto a exercer a profissão em sua área?
d) Qual é o aspecto que você mais gosta em seu trabalho? O que gosta menos?
e) Que dias da semana, e quantas horas diárias, você tem que trabalhar?
f) Que tipos de promoção você pode ter em sua carreira?
g) Que outros cursos você poderia fazer para completar seus conhecimentos sobre sua profissão?
h) Quais algumas instituições em sua cidade que oferecem cursos na sua área?

5. Completar uma das seguintes atividades.

Itens práticos.

a) Visitar um consultório médico ou odontológico e fazer o seguinte:

- Observar as áreas de operação, tais como a área administrativa, laboratório, salas de exames, salas de raios-X, etc.

- Pedir ajuda para alguém lhe apresentar o equipamento usado naquele consultório.

- Aprender os passos de uma consulta, desde o momento em que o paciente chega à sala de espera até o momento em que deixa o consultório.

- Aprender como o médico/dentista examina o paciente, desde as anotações da história clínica até o diagnóstico e conduta.

b) Fazer uma visita com um enfermeiro (a) que trabalhe a domicílio, e:

- Aprender os passos de uma visita em domicílio, desde quando o enfermeiro descobre algo sobre o paciente, até o momento em que relata o caso a um médico.

- Observar o enfermeiro aferir os sinais vitais do paciente.

- Observar o enfermeiro dar instruções e administrar medicamentos.

c) Visitar um laboratório ou qualquer instituição que realiza exames complementares (como radiografia, ultrassonografia, eletrocardiograma) e fazer o seguinte:

- Observar as diferentes áreas de atuação do departamento.

- Pedir que alguém lhe apresente o equipamento usado no departamento, e como funciona.

- Aprender os passos dados por um paciente quando vai àquele departamento.

- Quantas pessoas tem a equipe do departamento?

- O departamento funciona à noite?

- Quais exames são realizados?

- Quais as orientações aos pacientes para realizarem aqueles exames.



6. Através de pesquisa na internet ou visita a uma faculdade/universidade da sua cidade ou estado, descubra quais são as matérias e a duração dos seguintes cursos da área da saúde:

- Biomedicina
O Curso de Biomedicina prepara biomédicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capazes de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, firmando-se no rigor científico, intelectual e ético. Duração de 4 anos.

- Enfermagem
O curso de Enfermagem prepara o aluno para atuar de forma ética e humanizada no cuidado dos pacientes e promoção da saúde individual e coletiva. Nos anos iniciais do curso, são ministradas disciplinas teóricas, como Anatomia, Fisiologia e Imunologia. Nos anos seguintes, o curso passa a ter matérias da área da Administração, Psicologia e Sociologia. Nos anos finais do curso, aluno conta com aulas práticas em laboratórios, além do atendimento real a pacientes. Duração de 4 anos.

- Farmácia
O curso de Farmácia conhece a importância de trabalhar na formação de profissionais críticos, competentes, capazes de interagir socialmente como profissionais-cidadãos, além de contribuir efetivamente para o acesso de todos a um sistema de saúde eficaz e de qualidade. Duração de 4 anos.

- Medicina
A preocupação com a atualização científica e curricular, sem deixar a solidez da tradição de um dos principais cursos de graduação do mundo, despertaram o interesse em estruturar o curso de Medicina. Duração de 6 anos.

- Nutrição
A profissão do nutricionista tem sido considerada de fundamental importância, pois está relacionada com a prevenção e tratamento de doenças, formação de hábitos alimentares saudáveis, desenvolvimento de novos produtos, o que proporciona melhor qualidade de vida à população. Curso centrado na qualidade do ensino e aprendizado, além de

oferecer todas as condições propícias ao ambiente da educação, com técnicas que aprimoram o conhecimento do aluno e proporcionam rápida inserção no mercado de trabalho nas diversas áreas. Duração de 4 anos.

- Odontologia
Com sólido embasamento técnico-científico, forma profissionais capazes de atuar em equipe multidisciplinar, visando à educação, promoção e à prevenção da saúde.

Parcela relevante da comunidade ainda não tem acesso ao atendimento odontológico básico, e muitos desconhecem a importância da saúde dos dentes, não apenas como prática saudável, mas como influenciadora no bem-estar e na autoestima. Assim, o curso trabalha na formação de habilidades e competências que possam direcionar o futuro dentista, não somente como profissional tecnicamente capacitado, mas também, como cidadão responsável, pautado em princípios éticos e morais para que possa compreender a realidade social, cultural e econômica que o cerca, dirigindo sua atuação para transformar a realidade em benefício da sociedade. Duração de 4 anos.

- Psicologia
É estar psicologicamente bem para otimizar suas potencialidades e interagir socialmente nos mais diversos ambientes. Dessa forma, o curso de Psicologia enfatiza as relações humanas para ajudar a construir campos pessoais e profissionais mais preparados para o turbilhão de emoções e acontecimentos existentes na vida de cada um. Duração de 4 anos.

A formação generalista proposta pela instituição é voltada não somente ao compromisso social com a qualidade de vida, mas também com a responsabilidade ética e moral dos futuros psicólogos que lidarão com o entendimento da complexidade e dinâmica que determina o ser humano. Duração de 5 anos.

-- ♥ --

Especialidade enviada pela desbravadora Alessandra Somolinos, obrigada! 

Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail desbrava7blog@hotmail.com

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.

Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!

Nenhum comentário:

Deixe um comentário. ♡