Especialidade de Rochas e Minerais Respondida - Desbrava7 | Especialidades Respondidas | Desbravadores

Especialidade de Rochas e Minerais Respondida

em 08/04/2020


Especialidade de Rochas e Minerais, se você não tem, vamos resolver isso agora!

Especialidade de Rochas e Minerais


1. Saber distinguir entre rochas e minerais.

Rochas: São agregados naturais ou combinações de um ou mais minerais.

Minerais: São apenas composições de processos físico-químicos que estruturam as rochas. Um exemplo é o granito, em que uma de suas variações apresenta uma composição de quartzo, mica e feldspato.

2. Definir as seguintes características de um mineral: cor, brilho, cor do traço, clivagem, fratura, dureza, densidade e sistema cristalino.

Cor: Está principalmente ligada à presença de íons metálicos, fenômenos de transferência de carga e efeitos da radiação ionizante. Pode variar devido a impurezas existentes em minerais.

Brilho: É a característica dos minerais quando são observados à luz, nas superfícies frescas de fratura mineral. Ex: o brilho adamantino é o do diamante. O quartzo tem o brilho vítreo, isto é, reflete a luz como o vidro.

Cor do traço: (Ou risca) é a cor de um mineral quando reduzido a pó. A cor do traço de um mineral pode ser observada quando uma louça ou porcelana branca é riscada.

Clivagem: É a forma como muitos minerais se quebram seguindo planos relacionados com a estrutura molecular interna, paralelos às possíveis faces do cristal que formariam.

Fratura: Refere-se à maneira pela qual um mineral se parte, exceto quando ela é controlada pelas propriedades de clivagem e partição.

Dureza: Expressa a resistência de um mineral à abrasão ou ao risco. A escala de dureza mais frequentemente utilizada, apesar da variação da dureza nela não ser gradativa ou proporcional, é a escala de Mohs.

Densidade: É a medição direta da densidade mássica, medida pela relação direta entre a massa e o volume do mineral.

Sistema cristalino: É a forma do cristal para a identificação do mineral, para a organização cristalina da estrutura dos minerais, indicando sobre o sistema de cristalização do mineral.

3. Explicar, as características básicas dos 3 grupos de rochas: sedimentares, ígnea e metamórfica.

Rochas Sedimentares: Formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo. Ex: gipsita, sal gema (halita).

Rocha Ígnea: (Magmáticas) formam-se por resfriamentos e cristalização do material rochoso em estado de fusão e alta temperatura e pressão são tão grandes que fundem as rochas sólidas. Ex: pedra pome e granito.

Rochas Metamórficas: São as que mudaram de aparência ou composição por causa do calor, da pressão e das reações químicas ocorridas sobre a superfície terrestre. Ex: Mármore, quartzo, ardósia e granito.

4. Qual o significado da escala de Mohs? Citar os minerais de acordo com essa escala.

R: É um teste de dureza, em homenagem a Friederich Mohs, mineralogista alemão, importante na identificação dos minerais. É baseada em dez valores. Inicia-se com Talco (1), Gipsita (2), Calcita (3), Fluorita (4), Apatita (5), Ortoclásio (6), Quartzo (7), Topázio (8), Corindo (9) e termina com o Diamante (10).

5. Mencionar 4 utilidades das rochas e 4 utilidades dos minerais. Citar um exemplo para cada.

Rochas
1. Calcário - Estátuas
2. Pederneira - produz fogo
3. Granito – construção e pavimentação de calçadas
4. Ardósia – decoração

Minerais
1. Carvão – produz fogo
2. Alumínio – utensílios de cozinha
3. Ouro – adorno e decoração
4. Mercúrio - termômetros

6. Contar 4 incidentes da Bíblia nos quais uma rocha foi importante e decorar os versos bíblicos.

Números 20:11 – Moisés e as águas de Meribá
Mateus 7:24 – A casa feita na areia e na rocha
Juízes 6:21 – O anjo prova a Gideão
Lucas 23:53 – O sepulcro de Jesus


7. Quais pedras ornamentam cada um dos fundamentos do muro da Nova Jerusalém?

R: Jaspe, safira, calcedônia, esmeralda, sardônica, sárdio, crisólito, berilo, topázio, crisópraso, jacinto, ametista”. Apoc. 21:19 e 20.

8. Coletar ou adquirir, pelo menos, 15 rochas e minerais. No caso de ter coletado, classificar as espécies com o nome da pessoa que o encontrou, data e local em que foi encontrada. No caso de ter adquirido, escrever o seguinte:

a) Para rochas: pesquisar e escrever a mineralogia da rocha e classificá-la segundo os 3 grupos de rochas.

b) Para minerais: pesquisar e descrever as seguintes características dos minerais: cor, brilho, cor do traço.

Item Prático.

Dados pesquisados:

-- ♥ --

Especialidade enviada pela desbravadora Alessandra Somolinos, obrigada! 

Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail desbrava7blog@hotmail.com

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.

Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!

4 comentários:

  1. Muito legal essa especialidade,me ajudou muito

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Também acho, pois ela dá um texto gigante para nós colocar no nosso relatório, e todas os sites de especialidades tem a resposta igual, e esse idem. Uma bosta de verdade, não recomendo de jeito maneira

      Excluir
    2. Se ao invés de vir aqui responder besteira no blog alheio, você estudasse, não precisaria das respostas dos sites de especialidades respondidas. Ah, tem mais, ler e resumir é moleza, mas com esses comentários, percebo que vocês não usam muito o cérebro. :)

      Excluir