Especialidade de Rochas e Minerais Respondida - Desbrava7 | Especialidades Respondidas | Desbravadores

Especialidade de Rochas e Minerais Respondida

em 08/04/2020


Especialidade de Rochas e Minerais, se você não tem, vamos resolver isso agora!

Especialidade de Rochas e Minerais


1. Saber distinguir entre rochas e minerais.

Rochas: São agregados naturais ou combinações de um ou mais minerais.

Minerais: São apenas composições de processos físico-químicos que estruturam as rochas. Um exemplo é o granito, em que uma de suas variações apresenta uma composição de quartzo, mica e feldspato.

2. Definir as seguintes características de um mineral: cor, brilho, cor do traço, clivagem, fratura, dureza, densidade e sistema cristalino.

Cor: Está principalmente ligada à presença de íons metálicos, fenômenos de transferência de carga e efeitos da radiação ionizante. Pode variar devido a impurezas existentes em minerais.

Brilho: É a característica dos minerais quando são observados à luz, nas superfícies frescas de fratura mineral. Ex: o brilho adamantino é o do diamante. O quartzo tem o brilho vítreo, isto é, reflete a luz como o vidro.

Cor do traço: (Ou risca) é a cor de um mineral quando reduzido a pó. A cor do traço de um mineral pode ser observada quando uma louça ou porcelana branca é riscada.

Clivagem: É a forma como muitos minerais se quebram seguindo planos relacionados com a estrutura molecular interna, paralelos às possíveis faces do cristal que formariam.

Fratura: Refere-se à maneira pela qual um mineral se parte, exceto quando ela é controlada pelas propriedades de clivagem e partição.

Dureza: Expressa a resistência de um mineral à abrasão ou ao risco. A escala de dureza mais frequentemente utilizada, apesar da variação da dureza nela não ser gradativa ou proporcional, é a escala de Mohs.

Densidade: É a medição direta da densidade mássica, medida pela relação direta entre a massa e o volume do mineral.

Sistema cristalino: É a forma do cristal para a identificação do mineral, para a organização cristalina da estrutura dos minerais, indicando sobre o sistema de cristalização do mineral.

3. Explicar, as características básicas dos 3 grupos de rochas: sedimentares, ígnea e metamórfica.

Rochas Sedimentares: Formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo. Ex: gipsita, sal gema (halita).

Rocha Ígnea: (Magmáticas) formam-se por resfriamentos e cristalização do material rochoso em estado de fusão e alta temperatura e pressão são tão grandes que fundem as rochas sólidas. Ex: pedra pome e granito.

Rochas Metamórficas: São as que mudaram de aparência ou composição por causa do calor, da pressão e das reações químicas ocorridas sobre a superfície terrestre. Ex: Mármore, quartzo, ardósia e granito.

4. Qual o significado da escala de Mohs? Citar os minerais de acordo com essa escala.

R: É um teste de dureza, em homenagem a Friederich Mohs, mineralogista alemão, importante na identificação dos minerais. É baseada em dez valores. Inicia-se com Talco (1), Gipsita (2), Calcita (3), Fluorita (4), Apatita (5), Ortoclásio (6), Quartzo (7), Topázio (8), Corindo (9) e termina com o Diamante (10).

5. Mencionar 4 utilidades das rochas e 4 utilidades dos minerais. Citar um exemplo para cada.

Rochas
1. Calcário - Estátuas
2. Pederneira - produz fogo
3. Granito – construção e pavimentação de calçadas
4. Ardósia – decoração

Minerais
1. Carvão – produz fogo
2. Alumínio – utensílios de cozinha
3. Ouro – adorno e decoração
4. Mercúrio - termômetros

6. Contar 4 incidentes da Bíblia nos quais uma rocha foi importante e decorar os versos bíblicos.

Números 20:11 – Moisés e as águas de Meribá
Mateus 7:24 – A casa feita na areia e na rocha
Juízes 6:21 – O anjo prova a Gideão
Lucas 23:53 – O sepulcro de Jesus


7. Quais pedras ornamentam cada um dos fundamentos do muro da Nova Jerusalém?

R: Jaspe, safira, calcedônia, esmeralda, sardônica, sárdio, crisólito, berilo, topázio, crisópraso, jacinto, ametista”. Apoc. 21:19 e 20.

8. Coletar ou adquirir, pelo menos, 15 rochas e minerais. No caso de ter coletado, classificar as espécies com o nome da pessoa que o encontrou, data e local em que foi encontrada. No caso de ter adquirido, escrever o seguinte:

a) Para rochas: pesquisar e escrever a mineralogia da rocha e classificá-la segundo os 3 grupos de rochas.

b) Para minerais: pesquisar e descrever as seguintes características dos minerais: cor, brilho, cor do traço.

Item Prático.

Dados pesquisados:

-- ♥ --

Especialidade enviada pela desbravadora Alessandra Somolinos, obrigada! 

Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail desbrava7blog@hotmail.com

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.

Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!

Nenhum comentário:

Deixe um comentário. ♡