Especialidade de Herança Cultural Respondida

Ilustração de indios

Especialidade de Herança Cultural, se você não tem, vamos resolver isso!

Especialidade de Herança Cultural

1. Qual a importância de se conhecer sua herança cultural?
R: A cultura é construída através do diálogo entre as pessoas no dia a dia. A construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural.
É importante para conhecermos nossa história, saber de onde viemos e como viviam nossos antepassados e o que temos de semelhantes a eles.
2. Tendo os princípios bíblicos como base, listar 3 tradições negativas e 5 tradições positivas, encontradas em sua cultura.
Obs.: Este requisito pode ser respondido de acordo com sua visão a respeito das tradições dentro dos princípios bíblicos.
Exemplos:
Negativas: Patriarcado, individualista, não aceita opinião contrária.
Positivas: Muitos filhos, mais receptivo, pacientes.
3. Listar, ao menos, 5 datas que são feriados culturais oficiais em seu país/estado e informar: data do feriado, data de oficialização, costume para o dia, costume de sua família nesse dia, etc.
Ano novo – 01 Janeiro, o Dia da Fraternidade Universal ou Dia da Confraternização Universal é um feriado nacional no Brasil. Foi instituído por lei em 1935, por Getúlio Vargas. Normalmente as pessoas vestem branco, esperando paz. Para minha família é um dia normal, sendo que feriado, não muda em nada.
Carnaval – Acontece durante os quatro dias que precedem a quarta–feira de cinzas (início da Quaresma). Foi oficializado na década de 30. O costume para esta festa é das pessoas se fantasiarem e pularem ao som de músicas pela rua. Para minha família, é apenas um feriado, não participamos deste evento.
N. S. Aparecida – 12 Outubro, oficializado em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país. O povo que acredita em beatificação de pessoas acredita que a santa realizará milagres, ocorre peregrinação ao santuário que leva o nome dela, na cidade que leva o nome de Aparecida – SP, agradecendo e pedindo milagres. Para minha família é um feriado comum, dia normal, pois não adoramos imagens.
Dia da Consciência negra – 20 Novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Para minha família é um feriado comum, dia normal.
Natal – 25 Dezembro, uma festa pagã, que os romanos aproveitaram e “cristianizaram” a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354, no século IV, estabelecido como data oficial de comemoração. Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero, enquanto caminhava a noite pela floresta, ele ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. O costume para o dia é as famílias se reunirem e se presentearem; acontece o mesmo com minha família, nos reunimos e comemos um jantar diferente e quando possível, nos presenteamos.
4. Fazer o seguinte:
a) Detalhar as maneiras habituais de vestir-se para a vida cotidiana e para 2 ocasiões que, em sua cultura, se use vestimentas especiais (em termos de tradição, modelo, composição ou cor).
Cotidiano: Bermuda, calça, saia, camiseta, sapatilha, tênis. Podem ser mais despojados de cores vibrantes.
Especial: Culto – saia social, sapato alto, blusa de tecido mais fino;
Terno, gravata, sapato social.
Casamento: Vestido longo fino, sapato ou sandália de salto fino;
Terno, gravata, sapato social.
Cores mais neutras e sóbrias, sendo mais discretas.
b) Apresentar e explicar por meio de foto ou desenho essas vestimentas especiais.
Item prático.

Você deve desenhar ou colocar uma foto que represente as vestimentas especiais citadas acima.
5. Como funciona a estrutura familiar em sua cultura?
R: Patriarcado.
6. Explicar a estrutura política vigente em seu país e identificar a origem desse sistema.
R: O Brasil é uma república porque o chefe do Estado é eleito pelo povo, por mandato. É presidencialista porque o presidente da República é chefe de Estado e também chefe de governo. É federativa porque entre os federativos têm autonomia política. A União está dividida em três poderes, independente e harmônica entre si. A História da República Brasileira iniciou-se em 1889 com a Proclamação da República e acompanhou todo o período posterior, até o século XXI.
7. Pesquisar e descrever os costumes, comemorações e/ou cerimônias realizados em sua cultura para as seguintes ocasiões:
a) O nascimento de uma criança.
R: Antes do nascimento é realizado o chá de bebê ou chá revelação para descobrir o sexo. No dia do nascimento, apenas se comemora entre os familiares a vinda do bebe ao mundo. Após alguns meses, a criança é batizada (igreja católica) ou apresentada ao Senhor (igrejas evangélicas) pelos pais e o pastor.
b) Tornar-se adulto (comemorações de idades especificas, ritos de passagem, etc.)
R: Aos 15 anos, as jovens são submetidas a um rito de passagem, onde antigamente elas eram apresentadas a sociedade. Hoje em dia, apenas se comemoram uma nova fase da vida, onde está deixando de ser menina para se tornar adulta.
c) Morte e sepultamento.
R: Ocorre o velório, uma cerimônia fúnebre, onde amigos e familiares velam o corpo do defunto, até ser sepultado.
8. Em sua cultura, como é o sistema de noivado e casamento? Analisar como é feito o pedido aos pais, o noivado, a cerimônia religiosa, a celebração, a legalidade, símbolos culturais utilizados, etc.
R: Quando duas pessoas (homem e mulher) estão namorando e decidem se casar, há o pedido de casamento, onde ficam noivos e passam a usar uma aliança no dedo anelar direito. Alguns pedem a mão de sua noiva em casamento aos pais dela. O casamento é realizado a cerimônia no civil, em cartório, e na igreja a cerimônia religiosa. Pode ocorrer em salão de festa, caso não sejam da mesma denominação. Os noivos após a cerimônia, trocam a aliança de mão, da direita para a esquerda, simbolizando o elo de amor. A festa em si, deveria ser bancada pelo pai da noiva, onde recebem os convidados para a comilança e agradecimento pelos presentes recebidos.
9. Escrever 300 palavras sobre um compositor, pintor ou escultor de seu país, que seja internacionalmente reconhecido por sua arte e apresentar em vídeo, áudio ou fotografia uma de suas obras mais conhecidas.
Item prático – Escolha o seu preferido.
10. Listar os povos (nativos e colonizadores) que deram origem à sua sociedade atual. Indicar, ao menos, 2 expressões culturais herdadas de cada um desses povos.
R: Os nativos eram índios, que foram combatidos pelos gananciosos portugueses que se apossaram da terra como se fossem deles. Nossa sociedade atual é muito miscigenada, com diferentes povos, fazendo com que o povo brasileiro tenha a influência de várias culturas principalmente europeia, como alemães, espanhóis, franceses, italianos, japoneses, árabes, os africanos que vieram trazidos como escravos, e os americanos.
Índios – andar descalço e dormir em redes;
Portugueses – a língua portuguesa e as calçadas feitas de pedras;
Africanos – capoeira e o samba;
Alemães – Salsicha, salada de batata e a cerveja;
Espanhola – a tirana e o anuo;
Italiana – vinho, pizza;
Árabe – quibe e esfiha;
Japonesa – macarrão,
Franceses – pão e queijo;
Americano – músicas.
11. Conhecer 10 diferentes formas de arte ou artesanato nativo comuns em seu país. Demonstrar habilidade em produzir 3 destes itens.
R: Panela de barro, bonecos de barro, cerâmica, renda, cestaria, trançados de palha, bordados, entalho em madeira, tecelagem e bijuterias.
Item prático.
12. O que faz um povo perder sua cultura? Analisar se isto é benéfico ou prejudicial.
R: O simples fato de se influenciar por outras culturas não preservando a sua origem cultural, tornando-se aculturado. Isto é prejudicial, pois se perde a sua identificação, mas pode ser benéfico, pois amplia seus conhecimentos.
Referências pesquisadas:
— ♥ —

Especialidade enviada pela desbravadora Alessandra Somolinos, obrigada! 


Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail desbrava7blog@hotmail.com

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!



Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!