logo do blog desbrava7

Especialidade de Etnologia Missionária Respondida

pessoas dando as mãos



Especialidade de Etnologia Missionária, se você não tem, vamos mudar isso!

Especialidade de Etnologia Missionária




1. Definir cultura e diversidade cultural.

Cultura: Conjunto de hábitos, crenças, e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante;
Diversidade cultural: É o conjunto das distintas culturas que existem no planeta.
2. Definir estereótipo e identificar como você pode ter estereotipado alguém no passado.
Estereótipo: É um conceito, ideia ou modelo de imagem atribuída às pessoas ou grupos sociais, muitas vezes de maneira preconceituosa e sem fundamentação teórica.
Em cima deste conceito, diga se você já teve uma atitude semelhante.
3. Estudar os seguintes textos bíblicos e responder às perguntas:
a)1 Coríntios 9:20. Como este texto pode explicar a importância do cristão ter uma consciência da diversidade cultural?

R: ”E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.” 1 Coríntios 9:20 ACF.
Que você tem que andar no meio das pessoas, não fazendo o que fazem de errado (se for caso), mas mostrando para elas um modo de vida diferente, que podemos ser e ter uma vida melhor.
b) Gálatas 3:27. O que este texto diz sobre todos os que estão na família de Cristo?
R: ”Pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Gálatas 3:27 NVI.”
Em Cristo somos uma única família.
c) Efésios 2:14. Qual deve ser o resultado de aceitar a Cristo Jesus em nossas vidas? Como você pretende aplicar esta mensagem para sua vida cotidiana?
R: ”Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade.” Efésios 2:14 NVI.

Termos paz e somos transformados em uma nova criatura. Buscando a Cristo diariamente, em constante comunhão com Ele para que eu possa ser transformado e ser mais semelhante a Jesus.
4. Fazer um estudo sobre a vida de qualquer grupo racial ou nacionalidade que não sejam os seus, e com os quais tem a oportunidade de entrar em contato. O objetivo é adquirir uma compreensão e simpatia por suas virtudes, hábitos, defeitos e necessidades, e também para apresentar-lhes o evangelho. Os pontos a seguir devem ser observados neste estudo:
Item prático
a) Sua história no país de origem, ou em seu país, caso a ocupação exceda 100 anos.
b) Sua literatura, com menção dos principais escritores e familiarização com os melhores exemplos de prosa e verso.
c) Seus hábitos sociais na comunidade e em família; por exemplo, se são fechados ou se gostam de estar em contato com outras pessoas, e quais os costumes da família, e como a mesma é governada.

5. Entrevistar uma pessoa cuja cidadania ou raiz cultural (no caso de indígenas) é diferente da sua. Fazer as seguintes perguntas:
Item prático.
a) Qual a origem da sua cultura?


b) Qual língua é falada?


c) Quais as religiões que se destacam na sociedade?


d) Quais os alimentos que normalmente são consumidos no:
· Café da manhã –
· Almoço –
· Ceia –


e) Como os hábitos alimentares influenciam a sociedade?
Influências culturais, genética, recompensa e castigo (só ganha a sobremesa se comer tudo), sedentarismo, pressão social, sensação de fome e saciedade e a condição econômica. Tudo isto influencia a sociedade quanto aos hábitos alimentares.
f) Há tradições culturais que são diferentes das do nosso pais? Quais são?
g) As pessoas desta cultura comemoram os mesmos feriados que celebramos? Como eles celebram os feriados diferentes do nosso?
h) Que costumes e tradições da cultura original foram mantidos pela família neste país?
i) Sua forma de vestir-se é diferente da de nossa cultura?
j) Identificar, pelo menos, 5 coisas (alimentos, costumes, vestimentas, hábitos, etc.) que nossa cultura tem similar à do entrevistado e, pelo menos, 5 diferentes. Qual sua atitude ou sentimentos para com pessoas de culturas diferentes? Como estas descobertas afetou você? O que você sente sobre estas diferenças?




6. Comparar a sua língua materna com a língua materna do grupo estudado. Qual a origem de cada uma? Há alguma semelhança de estrutura gramatical? Aprender a falar algumas frases nesta língua, adquirindo um vocabulário de, no mínimo, 100 palavras.

Item prático.
Dados pesquisados:
brasilescola.uol.com.br | todamateria.com.br | bibliaonline.com.br | diariodonordeste.verdesmares.com.br | andreiatorres.com | pt.wikipedia.org | soportugues.com.br | siteantigo.portaleducacao.com.br

— ♥ —

Especialidade enviada pela desbravadora Alessandra Somolinos, obrigada! 


Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail desbrava7blog@hotmail.com

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!



Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!