logo do blog desbrava7

Especialidade de Escultura Respondida



Especialidade de Escultura, se você não tem, vamos mudar isso!

Especialidade de Escultura




1. Relacionar as ferramentas e material usados em escultura simples.

R: As ferramentas para uso com a plastilina (argila a base de óleo) são geralmente pequenas e de madeira (geralmente muito menores que as ferramentas de escultura que os artistas clássicos utilizam) e as menores ferramentas com arame são também usadas. Isto acontece porque o artista de maquiagem começa com a réplica de um rosto em gesso e acrescenta a plastilina para obter a escultura ao invés de começar com uma grande peça de plastilina em forma esboçada de cabeça e então ir esculpindo com as ferramentas. Quando se acrescenta plastilina a um positivo de gesso pedra, deve-se sempre aplicar um pouco de cada vez até obter a forma desejada. As ferramentas de madeira com a ponta chata podem fazer este trabalho, enquanto que as ferramentas com arame fino podem ser usadas para retirar o excesso um pouco de cada vez.
Não existe “a ferramenta certa”, pois o objetivo é que se consiga adicionar e retirar argila, que são os chamados princípios de adição e subtração da escultura.
Nas fotos abaixo você pode observar exemplos de ferramentas de escultura. No Brasil elas são conhecidas genericamente por estecas. As ferramentas de arame são usadas, entre outras coisas, para fazer narinas, linhas e rugas, ou seja, para retirar excessos de argila.

As ferramentas de dentista também são muito usadas para detalhes finos, observe-as acima, à direita.
A ferramenta com cabeça de bola é usada para fazer poros de pele, como o exemplo mostrado a seguir.

Abaixo você pode ver uma ferramenta conhecida como ferramenta em forma de rim, que é uma paleta flexível, geralmente feita de aço, alumínio ou borracha, usada para retirar o excesso de argila de uma escultura, suavizando ao mesmo tempo. Ela também é usada para suavizar a superfície de moldes de gesso. Você pode fazer a sua própria usando plástico de garrafa PET de refrigerante ou mesmo de uma tampa de caixa de margarina. Uma melhor alternativa seria ainda usar um pedaço de alumínio flexível. Não fica com a mesma qualidade da profissional, mas “quebra um galho”.

Argilas – as argilas mais utilizadas na escultura de próteses podem ser de dois tipos. Uma é a argila à base de água. Esculturas feitas com este tipo devem ser mantidas úmidas para que elas não sequem e rachem. Muitos artistas de maquiagem não a consideram o melhor material para esculpir próteses. Eles preferem a argila à base de óleo (plastilina ou plasticina) pois acreditam que ela serve melhor aos seus propósitos já que como não seca, permite um tempo maior de trabalho. A marca mais utilizada em termos de efeitos especiais no exterior é a Roma Plastilina e a marca Chavant ocupa a segunda posição em preferência. A argila Roma Plastilina vem em vários graus de dureza, de uma muito macia n° 1 até a dura n° 4. Ela pode ser obtida no comum tom verde-acinzentado ou branco. As opiniões variam muito consideravelmente em qual o tipo mais útil, mas a maioria dos artistas usam a verde-acinzentada de n° 2 ou 4. Ela vem em blocos de 900 gramas. No Brasil, este tipo de argila é mais difícil de ser encontrada, sendo a marca Chavant encontrada em algumas lojas no País através de importação. Como alternativa mais viável (apesar de não ter a qualidade comparável as duas já citadas), pode-se usar a massa de modelar comum (por exemplo, da marca Acrilex) encontrada em supermercados e papelarias (visite a secção Onde Comprar da MSFX para saber outros locais de compra).

2. Modelar dois ou mais exemplos de animais de brinquedos, empregando uma das técnicas de escultura em materiais como: argila, massa plástica, massa de EVA, etc.
Item prático.
3. Fazer um modelo da mão ou pé humano usando uma das técnicas de escultura.
Item prático.




4. A partir de um modelo vivo, fazer uma escultura em relevo da cabeça, empregando uma das técnicas de escultura (não precisa ser em tamanho natural).

Item prático.
Dados pesquisados:
www.oocities.org | www.artecamargo.com.br | www.frutodearte.com.br | lauranehr.com | www.frutodearte.com.br | www.artistika.com.br | www.provoca-arte.pt

— ♥ —

Especialidade enviada pela desbravadora Alessandra Somolinos, obrigada! 


Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail desbrava7blog@hotmail.com

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!



Baixe a Especialidade.
Clique AQUI e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique AQUI e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!