logo do blog desbrava7

Especialidade de Biblioteconomia Respondida

Livro com paginas formando um coração



Especialidade de Biblioteconomia, se você não tem, vamos mudar isso!

Especialidade Respondida de Biblioteconomia




1. O que é biblioteconomia?

R: 1. Parte da bibliotecologia que trata dos aspectos da armazenagem, do acesso e da circulação das coleções de livros.
2. Conjunto de conhecimentos e técnicas necessários à gestão de uma biblioteca.

É uma área interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento que estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação, e gestão da informação e do conhecimento, em diferentes ambientes de informação, tais como bibliotecas, centros de documentação, e centros de pesquisa.

2. Qual é o papel do profissional bibliotecário?

R: Catalogar e guardar as informações, orientar sua busca e seleção. Além de ter a função de educador, em bibliotecas escolares, ele é mediador e tem como objetivo principal levar a informação de um modo a incluir todos os indivíduos, levando os recursos informação.
3. Definir os processos abaixo:
a) Empréstimo.
R: O usuário deverá fazer o seu Cadastro de Leitor junto ao balcão de empréstimo, no hall de entrada da Biblioteca para utilizar o serviço de empréstimo domiciliar de livros e ter acesso a outros materiais. Deve-se respeitar o prazo de empréstimo, devolvendo-o no balcão de empréstimo.
b) Devolução.
R: O livro emprestado deve obrigatoriamente ser devolvido no balcão de empréstimo. Quando entregue ou deixado nas salas, a devolução não é processada, impedindo novo empréstimo e gerando multas que não poderão ser abonadas.
c) Tombamento.
R: Todo material que passa a fazer parte do acervo deve ser registrado. Se a biblioteca for informatizada e o seu sistema dispara o registro, isto vai ser feito na catalogação do livro, se não é informatizada deve-se utilizar um livro de capa dura ou folhas soltas para se fazer o registro do material. Qualquer material que faça parte do acervo da biblioteca deve ser registrado ou tombado, este registro representa fielmente toda a coleção e documenta o patrimônio da biblioteca. O registro tem os seguintes objetivos:
· Identificar cada uma das publicações existentes na biblioteca;
· Tombar cada uma das publicações como bem patrimonial da biblioteca;
· Informar de maneira rápida, o número de publicações que formam a coleção da biblioteca;
· Esclarecer sobre as baixas sofridas pela coleção, e a razão das mesmas.
4. Conhecer as partes fundamentais de um livro.

5. Saiba qual é o critério usado para dividir os livros dentro de uma biblioteca.

R: Existem formas diferentes de catalogação, mas a mais utilizada é a Classificação Decimal de Dewey – CDD – comum na maioria das bibliotecas. Ela divide o conhecimento humano em dez grandes classes e atribui um número para cada uma. Depois, define números para as subclasses, sub- subclasses e assim por diante.

Classes gerais da CDD
· 000 – Generalidades
· 100 – Filosofia. Psicologia
· 200 – Religião
· 300 – Ciências Sociais
· 400 – Linguagem
· 500 – Ciências Naturais. Matemática
· 600 – Tecnologia
· 700 – Artes
· 800 – Literatura
· 900 – Geografia. História
A Classificação Decimal Universal (CDU) é um esquema internacional de classificação de documentos. Baseia-se no conceito de que todo o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais, e estas podem ser infinitamente divididas numa hierarquia decimal.
As principais divisões da CDU
· 0 Generalidades. Informação. Organização.
· 1 Filosofia. Psicologia.
· 2 Religião. Teologia.
· 3 Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação.
· 4 Classe vaga.
· 5 Matemática e Ciências Naturais.
· 6 Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia.
· 7 Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos.
· 8 Linguagem. Linguística. Literatura.
· 9 Geografia. Biografia. Historia.
6. Visite duas ou mais bibliotecas e descubra:
a) Como é feita a pesquisa de assuntos em livros
Item prático
O enunciado deve apontar exatamente o assunto a ser pesquisado – e as questões que precisam de resposta. Se tiver dificuldade em chegar a essa síntese, peça auxílio a quem trabalha na biblioteca, que está ali exatamente com essa função.
b) Como são desenvolvidos 05 processos de organização de livros
REGRAS DE ALFABETAÇÃO
Pessoas físicas – pelo último sobrenome; Quando houver sobrenomes iguais, prevalece a ordem alfabética do prenome; Títulos acadêmicos ou honoríficos – são colocados entre parênteses após o nome; Sobrenome composto – permanece inseparável; Sobrenomes formados pelas palavras Santa, Santo, São – seguem a regra de sobrenomes compostos; Sobrenomes que exprimem grau de parentesco – são considerados parte integrante do ultimo sobrenome;
Abreviaturas – Considerar como uma palavra isolada e antecede as palavras escritas por extenso, iniciadas com a mesma letra;
Pessoas Jurídicas
· Arquivar pela razão social e não pelo nome fantasia
· Fazer ficha remissiva para as formas de nome não usadas no arquivo
Ex: Sapataria Modelo
Ver
Moura & Teles LTDA
Governos Nacionais
· Pelo nome do órgão, seguido do nome do departamento/ Divisão etc.
Ex: Secretaria da Fazenda de Pernambuco
Secretaria de Finanças da cidade do Recife. Departamento de Pessoal
Prefeitura de Feira de Santana
Prefeitura de Feira de Santana. Secretaria de Obras
REGRAS DE ORDENAÇÃO
Principais regras
Letra por letra – Seguir a sequência das letras
Ex: Almeida, Amanda
Almeida, Gloria
Antipas, Sergio
Bastos, Luciano de Guimarães
Bastos, Luciano de Lemos
Bastos, Luciano Guimarães
Palavra por palavra – Ignorar artigos, preposição
Ex: Bastos, Luciano Guimarães
Bastos, Luciano de Lemos
Supermercado Dois Irmãos
PREPARO TÉCNICO
· Etiquetagem;
· Bolso;
· Ficha de Empréstimo do Livro;
· Papeleta de data de devolução.
SINALIZAÇÃO
As estantes devem estar todas sinalizadas e arrumadas sempre da esquerda para a direita e os materiais organizados de acordo com o número de classificação (ordem crescente) e pela notação do autor (ordem alfabética), essa organização facilita a localização da obra na estante.
c) Como são complementadas as pesquisas com auxílio da internet ou revistas.
R: O pesquisador necessita conhecer as ferramentas de trabalho disponíveis antes de começar sua pesquisa propriamente dita. Portanto, além de dispor de dados primários o pesquisador recorre a diferentes ambientes de informação para dar prosseguimento a sua pesquisa, tais como: bibliotecas; Internet (World Wide Web); bases de dados (tradicionais, online ou em CD-ROM); e, pessoas (conhecidas como colégio invisível).
O ambiente científico está sujeito a constantes transformações provocadas principalmente pela introdução de tecnologias emergentes de informação, mudando também os recursos e formas de produção científica em vista do aparecimento de formatos documentários variados, fruto de digitalização em meios eletrônicos. Além disso, os processos de busca e uso da informação encontram na virtualidade maior propensão à recuperação da informação rápida e efetiva, principalmente na intercomunicação entre os pares (colégios invisíveis), como por exemplo, através do correio eletrônico (e-mail), listas de discussão, boletins eletrônicos, videoconferências, entre outros.

Conhecer quais os ambientes em que pode interagir seja no âmbito da coletividade nos grupos de discussão especializados em determinados assuntos ou em receber as novidades de determinado setor, ou ainda publicar ou encontrar informações em Web sites não requer de sorte como alguns costumam dizer, mais precisamente requer domínio das ferramentas de busca existentes e principalmente ter direcionado o alvo de sua pesquisa quer seja para a elaboração de artigos técnico-científicos ou até mesmo a execução de monografias de final de cursos stricto sensu (dissertações ou teses).

Lembrando que se deve verificar se o site é confiável nas informações transmitidas.

7. Saber onde conseguir livros novos e usados.
R: Livros novos em livrarias e usados em sebos.
8. Apresentar uma lista de 5 indicações de livros nas seguintes categorias abaixo e descrever com detalhes as informações destes livros.
a) Livros Religiosos.
R: Bíblia – Conta a história desde a Criação do mundo até os acontecimentos finais da história deste Mundo. Tudo o que aconteceu com o povo escolhido por Deus, reis, profetas, seus discípulos e a vinda esperada do Messias, Jesus a este Mundo como um bebê, e toda a Sua trajetória nesta Terra até a Sua ressurreição e ascensão aos Céus.
Vida de Jesus – Conta toda a trajetória de Jesus nesta Terra. Do Seu nascimento a Sua morte e ascensão ao Céu.
Caminho a Cristo – Uma leitura que te leva a ter um encontro com Cristo, o único capaz de suprir as necessidades humanas. São passos que nos conduzem a salvação.
Retrato dos Pioneiros 1 e 2 – Conta histórias de pessoas que descobriram a verdade bíblica através de profundos estudos da Bíblia e começaram a anunciar a todos com quem tinham contatos. O desapontamento que tiveram por um cálculo equivocado da segunda vinda de Jesus, e como se mantiveram firmes na promessa da Sua volta.
Projeto Sunligth – Um cidadão do Universo, membro dos Escrivães Celestiais, decidiu acompanhar e descrever a vida de um ser humano e suas reações ao meio ambiente maculado pelo pecado. Sua escolha foi a primeira pessoa que virasse a esquina onde ele observava, numa rua em uma determinada cidade, as 18 horas de uma tarde de outono. A escolha recai sobre uma ovem divorciada, cheia de mágoas e rancores com o que a vida lhe deu. Este livro mostra que Deus ama e espera que nos volvamos para Ele. Um livro que você jamais esquecerá. Uma história que poderá mudar sua vida.

b) Literatura Infantil.
R: As Belas histórias da Bíblia – histórias da Bíblia ilustradas para as crianças.
Além da Magia – conta a história de um menino que ficou cismado com um livro preto que um colega seu da escola carregava na mochila todos os dias.
Eles criam em Deus – biografias de cientistas e sua fé criacionista.

Portal dos Deuses – Conta a história de Daniel e do rei Nabucodonosor na Babilônia e a lealdade do servo de Deus.

Entre leões de Angola – é uma historia empolgante das aventuras de um missionário em seus 14 anos de trabalho na Angola. Você vai perceber como a mensagem da salvação alcançou pessoas que estavam muito distantes de Deus e como Ele providenciou livramento em várias situações de grande perigo para o missionário e sua família. Este livro revela o que Deus está disposto a fazer por aqueles que O servem.

c) Literatura Jovem.
R: Um passo a mais – Conta a história de uma ovem que sofreu um acidente de ônibus e ficou paraplégica, e a sua superação se dedicando a atividades físicas e participando de competições, em esportes adaptados.
O último Império – A identificação dos Estados Unidos como o império desde o século 19, onde intérpretes adventistas perceberam seu potencial e relacionado a nação emergente às profecias apocalípticas. Como o processo de fundação desse país provê importantes dados para iluminar a interpretação adventista de Apocalipse 13. Esclarece o atual panorama sociopolítico da nação e as perspectivas futuras.
Nos bastidores da mídia – Mensagens subliminares, televisão, internet, histórias em quadrinhos, redes sociais, cinema, desenhos animados, música, videogames, a mídia de modo geral usada para manipular a maneira de pensar das pessoas e mesmo seu comportamento e quais os interesses por trás dessa manipulação, como se tornar consciente dessa manipulação e se proteger dela.
O milionário da caverna – Como filho de um milionário, o autor tinha tudo o que o dinheiro podia comprar – tudo menos felicidade. Ele usava drogas, brigava na escola e alimentava fantasias suicidas. Desgostoso consigo mesmo e convencido de que a vida não tinha sentido, estava determinado a experimentar toda a diversão e emoção que pudesse encontrar. Antes de sua busca terminar, uma caverna nas montanhas de Palm Springs se tornou seu lar. E embora seu pai tivesse um iate, um jatinho e uma companhia aérea, ele procurava por comida em depósitos de lixo. A felicidade que desejava o iludiu até o dia em que ele começou a ler a Bíblia empoeirada que alguém deixara na caverna. O que aconteceu depois só pode ser descrito como um milagre.
Só para Jovens – Este livro traz ideias baseadas na Bíblia, para você que quer viver do jeito certo, mas, às vezes, não sabe qual caminho seguir. Neste livro, a autora aborda, em linguagem clara e direta, assuntos como namoro, casamento, lazer, música e aparência pessoal. Ela oferece também instruções específicas para aqueles que desejam crescer na vida espiritual e alcançar uma experiência mais profunda com Deus.

d) Livros Científicos.
R: A História da Vida – A origem do Universo e da vida, o criacionismo e muitos fatos históricos comprovados pelos cientistas.
Os mistérios de Órion – Na mitologia grega, Órion era o nome de um grande caçador. Tornou-se o nome de uma constelação famosa e conhecida em todo o mundo por suas estrelas brilhantes. O interesse por Órion vai além da astronomia ou da beleza de sua nebulosa. Muitos adventistas acreditam que Jesus voltará através de uma abertura em Órion. Mas onde há verdade nisso? É possível, em termos científicos, viajar através de Órion? Neste livro fascinante, o autor discute essas e outras questões. Além de informação, você encontrará inspiração e motivação espiritual. Com este guia, ficou fácil e agradável iniciar uma viagem rumo a Órion e entender seus mistérios.
Escavando a verdade – A escavação é um ponto de partida. A verdade é o único objetivo final que realmente interessa. Entre esses dois extremos cabem: aventuras, descobertas, polêmicas e conclusões. Isso é contado através de uma narrativa cativante e ilustrado com fotos e mapas.




9. De acordo com as normas técnicas de seu país (ou normas internacionais), citar as referências bibliográficas de 2 exemplos de cada um dos seguintes:

a) Livros.
R: ANTUNES, Walda de Andrade; CAVALCANTE, Gildete de Albuquerque; ANTUNES, Márcia Carneiro. Curso de capacitação para dinamização e uso da biblioteca pública: manual. 2. ed. São Paulo: Global, 2000.
PRADO, Heloísa de Almeida. Organização e administração de bibliotecas. 2. ed. São Paulo: T.A. Queiroz, 2000.
b) Revistas.
R: MACEDO, Neusa Dias de; MODESTO, Fernando. Equivalências do serviço de referência convencional e novos ambientes de redes digitais em bibliotecas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 38- 54, 1999.

REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP, v. 46, n. 5, out. 2012.
c) Páginas da internet.
R: SAYÃO, Rosely. Ser e fazer. Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 jul. 2014. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2014.
ALVES, Castro. Navio negreiro. Pará de Minas, MG: Virtual Books, 2000. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2014.
d) Dicionário.
R: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

DICIONÁRIO Prático Ilustrado. Direção de Jaime de Séguier. Edição atualizada e aumentada por José Lello e Edgar Lello. Porto: Lello, 1957.
10. O que é biblioteca digital?

R: É a biblioteca constituída por documentos primários, que são digitalizados quer sob a forma material, quer em linha através da Internet, permitindo o acesso à distância.
11. O que é Biblioteca do Futuro?

R: É uma organização que permanece atenta às mudanças sociais e as integra com benevolência sem julgamento. Não há mudanças nas missões fundamentais das bibliotecas, sendo uma organização dotada da missão de democratização do acesso ao conhecimento e à cultura.
Livros digitais, e-books, livros que podem ser baixados ou lidos on-line (streaming).
12. Desenvolver e acompanhar um projeto de leitura em seu Clube/Unidade e avaliar os resultados.


R:O projeto de leitura do Livro do Ano deve ser acompanhado pelos conselheiros e lido em um momento no Cantinho da Unidade, pois individualmente os desbravadores não leem.
13Fazer uma campanha de arrecadação de livros e criar ou auxiliar no aumento do acervo de uma biblioteca para seu Clube. Nesta biblioteca deve conter, no mínimo:
a) 10 livros científicos ou de conhecimentos gerais.
b) 15 revistas.
c) 5 manuais de desbravadores interessante.
d) 15 livros do Espirito de Profecia.
e) 5 livros úteis no cumprimento de classes e/ou especialidades.
f) 10 sobre outros temas que achar.
Item prático


— ♥ —

Especialidade enviada pela desbravadora Alessandra Somolinos, obrigada! 


Se você também quiser colaborar com o D7 enviando alguma especialidade que ainda não tem no blog, é só enviar para o e-mail desbrava7blog@hotmail.com

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!



Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!