logo do blog desbrava7

Especialidade de Criacionismo Avançado Respondida

Antes de ir conferir a Especialidade de Criacionismo Avançado Respondida, leia com atenção a seguir:

  1. Não copie e cole, estude a especialidade, mereça receber sua especialidade.
  2. No final da página se encontra todas as fontes de pesquisa, para se aprofundar mais sobre os assuntos, dê uma olhada.
  3. Revise as respostas para que nenhum erro passe despercebido, todos erramos.

Agora pode ir conferir a especialidade e adicionar mais uma na faixa!

especialidade de criacionismo avançado respondida

Especialidade de Criacionismo Avançado

  1. Ter as seguintes especialidades:

a) Criacionismo.
b) Geologia.
c) Fósseis.

  1. Explicar os seguintes termos:

a) Cosmologia.
R: Ramo da astronomia que estuda a estrutura e a evolução do universo em seu todo, preocupando-se tanto com a origem quanto com a evolução dele.

b) Cosmogênese.
R: Lista das doutrinas, ideologias e princípios que se dedicam à análise ou à explicação da origem do universo; teoria da origem do universo;

c) Teoria do Design Inteligente.
R: Projeto inteligente ou design inteligente é a tradução do termo inglês intelligent design, pensamento que busca contestar as ideias evolucionistas em relação ao surgimento da vida na Terra e à seleção natural.

d) Espécie de transição ou elo perdido.
R: O termo “elo perdido” foi usado extensivamente em escritos populares sobre a evolução humana para se referir a uma lacuna percebida no registro evolutivo dos hominídeos. É mais comumente usado para se referir a qualquer nova descoberta de fóssil de transição. (Existem muitas variações sobre esse termo, como não sou especialista, coloquei aqui o que mais soou “correto” para responder o item)

e) Fóssil vivo.
R: São espécies que permanecem durante milhões de anos sem sofrer grandes mutações e se assemelham aos seus primeiros registros na história.

f) Teoria do Big Bang.
R: A teoria do Big Bang (“Grande Explosão”) explica que o Universo surgiu a partir de uma explosão primordial, ocorrida a aproximadamente 13,7 bilhões de anos. Essa explosão ocorreu em função da grande concentração de massa e energia.

  1. Fazer uma pesquisa e relatar por escrito, pelo menos 500 palavras, aspectos do poder criador de Deus na natureza que demonstre propósito e planejamento.

Você deve pesquisar e observar os detalhes da criação. Exemplo, a rotina das abelhas, a forma que tudo acontece tão certinho, como dizer que não houve próposito e planejamento? Tudo se encaixa perfeitamente para que o ciclo da vida aconteça em perfeita harmonia.

  1. Diferenciar evolução (em seu sentido macro ou micro) de adaptação ao ambiente.

R: Existem duas teorias conhecidas como Lamarckismo e Darwinismo, Lamarckismo nos diz que aquilo que você usa, irá se desenvolver e passar para a próxima geração, e o que você não usa, irá atrofiar e “sumir”, pois não irá passar adiante. Já a teoria de Darwin nos diz que dois indivíduos nascem com características diferentes e aquele que tiver a melhor característica, sobrevive e com isso, aquela “espécie” vai adiante, enquanto o mais fraco morre e passa a ser extinto.

  1. Reler o relato bíblico do dilúvio e descrever sua influência sobre os seguintes:

a) Deriva continental.
b) Relevo e clima.
c) Extinção em massa e formação dos fósseis.

Algumas sugestões de leituras:
O Dilúvio e a Formação dos Continentes.
A Crença no Dilúvio.
Fósseis.
A Bíblia e a Paleontologia.

  1. Na interpretação criacionista, qual é a origem do homem e quem foram os homens da caverna?

R: O homem foi criado por Deus, como relata em Gênesis.

A Bíblia não usa o termo homem das cavernas ou neandertais. Então, segundo a Bíblia não existe o homem “pré-histórico”, nesse sentido.

  1. Qual é o argumento do relojoeiro de Paley?

R: O argumento de Paley consistem em comparar a complexidade da natureza com o relógio, e que assim como o relógio precisou de um relojoeiro para projeta-lo, um “criador”, o universo também foi criado por um criador.

Leia o argumento do relojoeiro de Paley.

  1. Relatar brevemente a experiência de Pascal e explicar porque “vida somente provém de vida”.

Não encontrei nada a respeito.

  1. Fazer uma lista pessoal de 10 evidências científicas da criação (diferentes das abordadas nessa especialidade e na básica) e apresentar a seu Clube.

Item prático.

  1. Estudar a vida e contribuições de um cientista criacionista e contar esta história a um grupo de desbravadores durante um fogo de conselho ou outra reunião espiritual.

Item prático.

  1. Completar uma das seguintes atividades:

a) Participar de forma ativa de um debate sobre: criacionismo x evolucionismo.

b) Apresentar uma palestra em audiovisual de, ao menos, 30 minutos sobre algumas das evidências do requisito 9 desta especialidade para um grupo de desbravadores, ou igreja, ou evento criacionista.

c) Apresentar 3 diferentes certificados de participação em encontros de cunho criacionista, com data inferior a 2 anos.

d) Organizar um evento sobre criacionismo, com palestrante qualificado e reconhecido.

Fontes usadas para responder a especialidade: Significado de Cosmogêneses, Teoria do Design Inteligente, Fósseis Vivos, Big Bang, Homem das Cavernas na Bíblia.