Especialidade de Briófitas Respondida

Musgo

Especialidade de Briófitas, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos, a divulgação de vocês me ajuda muito!

Especialidade de Briófitas




1. O que significa a palavra briófita?

R: Briófitas (do grego bryon: ‘musgo’; e phyton: ‘planta’) são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.
2. Citar 4 características deste grupo de planta.
R: As briófitas são plantas não vasculares (sem vasos condutores) que incluem musgos, hepáticas e antóceros. Em seu nível de organização, as briófitas se situam entre as algas verdes (das quais há grande probabilidade de sua descendência) e entre as plantas vasculares inferiores mais simples, como os licopódios. A diferença das plantas superiores, o gametófito (a forma sexual), é a geração dominante. Já o esporófito (forma assexuada) se desenvolve sobre o gametófito e permanece quase que completamente dependente deste. Nas briófitas não há tecidos verdadeiros de condução, como existe nas samambaias e plantas superiores.
Algumas espécies de briófitas são aquáticas e outras são capazes de sobreviver em regiões ardias e secas. Embora seu tamanho varie de microscópico a 30 cm, a briófita média mede aproximadamente entre 1,2 e 5 cm, variando sua coloração, que pode ser verde, negra e até quase incolor.
As hepáticas são as briófitas mais primitivas e possuem uma forma plana, algumas vezes, sua espessura é de apenas uma célula.
3. Através de figuras ou ao natural, identificar os rizoides, cauloides e filoides.
4. Pesquisar e esquematizar o ciclo de vida de uma briófita.
5. Por qual motivo as briófitas apresentam grande dependência da água?
R: Briófitas dependem da água para a reprodução sexuada.
6. Em qual tipo de ambiente é comum encontrarmos briófitas?
R: São encontradas predominantemente em ambientes úmidos, porém podem ser vistas em água doce, em locais extremamente secos ou mesmo nos polos da Terra.
7. Qual nome popular é usado para identificar o grupo?
R: Nome popular “musgo-de-granito”.
8. Como ocorre a absorção de água em briófitas? Qual a relação existente entre o tamanho da planta e a absorção de água?
R: A absorção ocorre pelo solo (rizoides), pois não existem vasos condutores. São pequenas justamente pela pouca quantidade de água que absorvem e também pela pouca atividade metabólica que exercem.





9. Realizar as atividades a seguir:
Item prático.
a) Observar, ao natural, pelo menos um tipo de briófita com lupa. Realizar um relatório sobre o observado.
b) Possuir uma coleção de imagens ou figuras de, pelo menos, 10 tipos diferentes de briófitas.
Fontes de Pesquisa.

Especialidade enviada pelo desbravador Emídio, obrigada!

— ♥ —
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!