Especialidade de Briófitas Respondida - Desbrava7 | Especialidades Respondidas | Desbravadores

Especialidade de Briófitas Respondida

em 9/17/2019

Musgo

Especialidade de Briófitas, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos, a divulgação de vocês me ajuda muito!

Especialidade de Briófitas



1. O que significa a palavra briófita?

R: Briófitas (do grego bryon: 'musgo'; e phyton: 'planta') são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.

2. Citar 4 características deste grupo de planta.

R: As briófitas são plantas não vasculares (sem vasos condutores) que incluem musgos, hepáticas e antóceros. Em seu nível de organização, as briófitas se situam entre as algas verdes (das quais há grande probabilidade de sua descendência) e entre as plantas vasculares inferiores mais simples, como os licopódios. A diferença das plantas superiores, o gametófito (a forma sexual), é a geração dominante. Já o esporófito (forma assexuada) se desenvolve sobre o gametófito e permanece quase que completamente dependente deste. Nas briófitas não há tecidos verdadeiros de condução, como existe nas samambaias e plantas superiores.

Algumas espécies de briófitas são aquáticas e outras são capazes de sobreviver em regiões ardias e secas. Embora seu tamanho varie de microscópico a 30 cm, a briófita média mede aproximadamente entre 1,2 e 5 cm, variando sua coloração, que pode ser verde, negra e até quase incolor.

As hepáticas são as briófitas mais primitivas e possuem uma forma plana, algumas vezes, sua espessura é de apenas uma célula.

3. Através de figuras ou ao natural, identificar os rizoides, cauloides e filoides.


4. Pesquisar e esquematizar o ciclo de vida de uma briófita.



5. Por qual motivo as briófitas apresentam grande dependência da água?

R: Briófitas dependem da água para a reprodução sexuada.

6. Em qual tipo de ambiente é comum encontrarmos briófitas?

R: São encontradas predominantemente em ambientes úmidos, porém podem ser vistas em água doce, em locais extremamente secos ou mesmo nos polos da Terra.

7. Qual nome popular é usado para identificar o grupo?

R: Nome popular "musgo-de-granito".

8. Como ocorre a absorção de água em briófitas? Qual a relação existente entre o tamanho da planta e a absorção de água?

R: A absorção ocorre pelo solo (rizoides), pois não existem vasos condutores. São pequenas justamente pela pouca quantidade de água que absorvem e também pela pouca atividade metabólica que exercem.



9. Realizar as atividades a seguir:

Item prático.

a) Observar, ao natural, pelo menos um tipo de briófita com lupa. Realizar um relatório sobre o observado.
b) Possuir uma coleção de imagens ou figuras de, pelo menos, 10 tipos diferentes de briófitas.

Fontes de Pesquisa.

Especialidade enviada pelo desbravador Emídio, obrigada!

-- ♥ --

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.

Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!

2 comentários:

  1. Essas matérias tem me ajudado bastante.
    Estou fazendo classe agrupada agora, tenho pouco tempo no clube, aqui minhas dúvidas esto sendo esclarecidas. Estou conseguindo fazer.

    ResponderExcluir