Especialidade de Estuário Respondida

Estuario

Especialidade de Estuário foi um pedido especial de uma seguidora daqui do Rio de Janeiro, a diretora Thayssa Mota. Acho maravilhoso quando alguém daqui me diz que conhece o blog, é legal saber que o blog está alcançando cada vez mais pessoas daqui do RJ.
Agora já chega de “falar”, vamos para a especialidade, mas não esqueça de compartilhar com seus amigos, ajude o D7 a crescer, a divulgação de vocês me ajuda muito! ♥

Especialidade de Estuário




1. O que é um estuário?

R: Um estuário é, por definição, uma zona alagada, na qual as águas doces de um rio e as águas salgadas do mar se misturam.
2. Listar 3 tipos de estuário e dar um exemplo pra cada tipo.
Fiordes: são íngremes, sofrem erosões glaciais e tem o canal em forma de U. Eles têm de 300 a 400 metros de profundidade, mas tipicamente terminam em orla ou soleira rasa formada por depósitos glaciais terminais. Em fiordes com soleiras rasas ocorre uma pequena mistura vertical abaixo da profundidade da soleira, e as águas de fundo podem ficar estagnadas. Em fiordes com soleiras mais profundas, as águas de fundo misturam-se. Há fiordes na Noruega, Groenlândia Nova Zelândia, Alasca e Canadá ocidental, mas não são comuns nos 48 estados mais baixos.
Estuários com barra: formam-se quando uma ilha ou um esporão de barreira são construídos paralelos à costa, acima do nível do mar. Como esses estuários são rasos e normalmente tem apenas uma pequena entrada que os conecta ao oceano, a ação da maré é limitada. As águas em estuários com barras são principalmente misturadas pelo vento. Albemarle e os Pamlico Sounds na Carolina do Norte e a Baía Chinconteage em Maryland são estuários com barra.
Tectônico: são reentrâncias costeiras formadas por imperfeição e subsidência locais. Tanto a água doce quanto a do mar fluem na depressão e formam um estuário. A Baía de San Francisco é, em parte, um estudo tectônico.
3. Como é definido o comprimento de um estuário?
R: O comprimento do estuário é definido como a zona de água salobra, e varia dependendo da vazão do rio em relação ao tamanho do estuário. 
4. Que fatores tornam o estuário um dos biomas mais vulneráveis do mundo?
R: Apesar da alta produtividade, os estuários tem uma diversidade reduzida em comparação com outros ambientes marinhos, pois a água salobra é um desafio para a fisiologia dos organismos. Assim, os estuários apresentam um número reduzido de espécies com elevada densidade e biomassa. Poucas espécies conseguem completar seu ciclo de vida nos estuários.
Entre outros motivos, leia principais ameaças aos biomas.
5. Explicar as razões da grande produtividade e diversidade ecológica nos estuários.

R: Eles são biologicamente produtivos por terem uma circulação de água especial, que aprisiona plantas e nutrientes que estimulam produções primárias.
6. Qual a importância dos estuários para o equilíbrio do ecossistema?
R: Os estuários fornecem alimento e habitat a uma gama muito grande de organismos bênticos, epi-bênticos e pelágicos com papel determinante na cadeia alimentar marinha. Os estuários fornecem também proteção contra predadores.
7. Citar, ao menos, um processo de formação de estuário.
R: A formação de um estuário pode também ocorrer devido a um abatimento local da costa. Quando um rio atinge um lago ou o mar, isto é, quando atinge o seu nível de base, forma a desembocadura. Se esta ocorre num mar com correntes costeiras e com correntes de maré importantes, forma-se um estuário.
8. Conhecer, no mínimo, 3 benefícios dos estuários aos homens.
R: A água drenada das terras rio acima traz sedimentos, nutrientes e outros poluentes que são filtrados à medida que a água flui por eles. Este processo de filtragem produz água mais clara e limpa, o que beneficia tanto às pessoas quanto à vida marinha. Entre os benefícios culturais estão a recreação, o conhecimento científico, a educação e o valor estético. Navegação, pesca, natação e observação de pássaros são apenas algumas das numerosas atividades recreativas que os cidadãos podem desfrutar nos estuários.





9. Em estuários existe a presença de água doce e salgada. Qual o nome dado aos peixes que têm a capacidade de sobreviver nesses dois ambientes? Citar 5 exemplos.
R: Osmorregulação.
Congro, salmões, esturjões, enguias e lampreias.
10. Listar 3 pássaros e 1 mamífero comuns nos estuários de sua região ou país.

R: Saracura-do-mangue, figuinha-do-mangue, papa-lagarta-do-mangue e peixe-boi.

11. Citar, ao menos, 2 fatores que tornam a vegetação de mangue indicada e presente nos estuários tropicais.
R: Os mangues apresentam adaptações que lhes permitem sobreviver num ambiente com características estressantes como o manguezal. As raízes áreas são adaptações para o solo pobre em oxigênio, para eliminar o excesso de sal as árvores do manguezal apresentam glândulas em suas folhas, etc.
12. Listar, ao menos, 3 gêneros de mangue comuns em estuários tropicais.
R: Mangue vermelho (Rhizophora mangle), mangue preto (Avicennia schaueriana) e mangue branco (Laguncularia racemosa).
13. Citar 5 atividades recreativas que podem ser realizadas em regiões estuarias, sem lhes causar dano ou prejuízo.
1. Pesca esportiva e de subsistência, evitando a sobrepesca, a pesca de pós – larva, juvenis e de fêmeas ovadas.
2. Cultivo de ostras.
3. Cultivo de plantas ornamentais (orquídeas e bromélias).
4. Criação de abelhas para a produção de mel.
5. Desenvolvimento de atividades turísticas, recreativas, educacionais e pesquisa cientifica.
14. Qual o estuário mais próximo de sua cidade?
Alguns estuários do Brasil, veja abaixo qual é o mais próximo da sua cidade ou pesquise no Google.
Estuário do rio Guaíba (Rio Grande do Sul, Brasil)
Estuário do rio Jaguaribe (estado do Ceará, Brasil)
Estuário do rio Potengi (estado do Rio Grande do Norte, Brasil)
Estuário do rio São Francisco (entre os estados de Sergipe e Alagoas, Brasil).
Delta do rio Parnaíba (entre Maranhão e Piauí, no Brasil)
Delta do rio Amazonas (região norte do Brasil)
Estuário do Rio Oiapoque
Baía de Macapá
Complexo da Ilha de Marajó
Estuário e delta do Rio Parnaíba
Estuário das Guaribas
Baía de Todos os Santos
Baía da Guanabara
Estuário do Arroio Chu




15. Completar uma das seguintes atividades:

Item prático.

a) Fazer uma visita a um estuário. Durante a visita, observar sinais de conservação ou de degradação desse ambiente. Em conjunto com o grupo, sob a orientação de seu líder, organizar um projeto de preservação desse estuário e colocar o projeto em prática.

b) Ler um livro, ou assistir a um vídeo sobre estuários. Realizar uma pesquisa e escrever um relatório sobre 1 5 diferentes estuários ao redor do mundo. Nessa pesquisa devem constar: nome do estuário, localização, estado de conservação atual e possíveis motivos para esse estado, fotos, etc. Citar as fontes de pesquisa.
Fontes de Pesquisa.
Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!