logo do blog desbrava7

Classe de Companheiro – Arte de Acampar + Estilo de Vida Respondida

Classe-de-Companheiro-Arte-de-Acampar-Estilo-de-Vida

Quarta parte da Classe de Companheiro, se você está fazendo ou conhece alguém que ainda não concluiu a classe, envia o link pra ele, a divulgação de vocês me ajuda muito!

Classe de Companheiro


VIII. ARTE DE ACAMPAR

1. Descobrir os pontos cardeais sem a ajuda de uma bússola e desenhar a Rosa dos Ventos.
Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas. As principais referências eram o sol, a lua e as constelações. Por meio da observação dos mesmos era possível chegar ao destino planejado. A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás da mesma e consequentemente, o oeste se encontra na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.
As quatro direções fundamentais são:
N – Norte
S – Sul
E – Leste
O – Oeste
E as suas intermediárias são:
NE – Nordeste, pois fica entre o Norte e o Leste
NO – Noroeste, pois fica entre o Norte e o Oeste
SE – Sudeste, que fica entre o Sul e o Leste
SO – Sudoeste, pois está entre o Sul e o Oeste
A rosa dos ventos é o instrumento de orientação baseado nos pontos cardeais
De manhã cedo: O sol nasce no LESTE.
De tarde: O sol se põe no OESTE.
Veja alguns exemplos de Rosa dos Ventos.
2. Participar de um acampamento de final de semana e fazer um relatório destacando o que mais lhe impressionou positivamente.
3. Aprender ou recapitular os seguintes nós:
a) Oito.
Usado para evitar que o cabo desfie ou para criar um pequeno caroço no cabo. É um nó pouco conhecido.
b) Volta do salteador.
Utilizado para criar dois chicotes, um bem firme e outro que pode ser usado para desmanchar o nó. Só pode ser aplicado no seio do cabo.

c) Duplo.
O Nó Duplo é normalmente utilizado para apertar atacadores de sapatos e é fácil de atar e de desatar.
d) Caminhoneiro.
Uma grande aplicação do nó de caminhoneiro é para puxar algo muito pesado para a força disponível. Se houver um ponto de apoio, use este nó para multiplicar a força. Imagine retirar d’água carreta & barco em uma rampa quando o carro não consegue puxar (fica patinando). Um nó desses dividirá o peso da carga a tracionar por dois.
e) Direito.
Serve para unir dois cabos de diâmetros iguais. Faça-o como no desenho ou faça o cabo obedecer à quadrinha: direito sobre esquerdo, passa por baixo; esquerdo sobre direito, passa por baixo. Para confirmar sua utilidade, use-o para unir dois cabos de diâmetros bem diferentes, e veja se funciona.

f) Volta do Fiel.
Utilizado para prender o chicote (ponta) numa estaca. Se for aplicar numa árvore, só pode ser aplicado no chicote do cabo. Tente fazer um nó gigante. Tente fazer esse nó como se fosse duas argolas.
g) Escota.
Serve para unir dois cabos de diâmetros diferentes. Como está no desenho pode ser usado para colocar a bandeira no mastro. Acostume-se a nunca aplicá-lo no mesmo cabo, que, é claro tem o mesmo diâmetro. E desta forma, fica fácil confundi-lo com o Lais de Guia.
h) Lais de Guia.
Utilizado para formar uma alça que não corre. É um nó para salvamento. Tem a desvantagem de só pode ser aplicado usando o chicote do cabo. Tente fazê-lo usando apenas uma mão, como se estivesse precisando usar uma das mãos para se agarrar num barranco, ou como se estivesse caído dentro de um buraco com o braço quebrado. É preciso tomar Cuidado, pois mal utilizado, vira um nó corrediço.
i) Simples.
É a metade de um nó direito. Pode servir para fazer um caroço no cabo, aumentando seu diâmetro.


IX. ESTILO DE VIDA


1. Completar uma especialidade não realizada anteriormente na seção de Artes e habilidades manuais.

Veja algumas especialidades da Área de Artes e Habilidades Manuais.

Classe enviada pelo Paulo Costa, membro da equipe D7. 


— ♥ —
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!