logo do blog desbrava7

Especialidade de Balões de Ar Quente Respondida

Especialidade-de-Baloes-de-Ar-Quente-Respondida

Especialidade de Balões de Ar Quente, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos, a divulgação de vocês me ajuda muito!

Especialidade de Balões de Ar Quente.


1. Descreva o papel que cada uma das personalidades abaixo teve no desenvolvimento de balões voadores.

a) Joseph Michel Montgolfier e Jacques-Etienne Montgolfier.
R: Foram dois irmãos inventores franceses, que construíram o primeiro balão tripulado do mundo, que elevou Etienne aos céus em 5 de junho de 1783.
b) Jean François Pilatre de Rozier e François Laurent Marquis d’Arlandes.
Jean François Pilâtre de Rozier: Foi um químico frânces, professor de física e um dos pioneiros da aeroestação.
François Laurent Marquins d’Arlandes: Foi um dos pioneiros do balonismo juntamente com Jean François Pilâtre de Rozier. Voaram, pela primeira vez, em 21 de Novembro de 1783, em Paris.
c) Jacques Alexandre Cesar Charles e Nicolas Louis Robert.
Jacques Alexandre Cesar Charles: Foi um físico, inventor e químico frânces. Foi o primeiro a fazer voar um balão a gás, em 1783.
Nicolas Louis Robert: Foi um mecânico frânces, com seu irmão mais velho, Anne Jean Robert, ajudou o inventor Jacques Charles a construir os primeiros aeróstatos a hidrogênio.
d) Ben L. Abruzzo, Maxie L. Anderson e Larry Newman.
Ben L. Abruzzo: Balonista americano que, com três companheiros de tripulação, fez o primeiro transpacífico voo de balão e o mais longo voo de balão sem escala, no Águia Dupla V.
Maxie L. Anderson: Foi um balonista de ar quente americano e ganhador da medalha de Ouro do Congresso.
Larry Newman: Newman ganhou a Medalha de Ouro do Congresso, concedida pelo Congresso dos Estados Unidos por seu vôo no Double Eagle II com Ben Abruzzo e Maxie Anderson . O vôo foi o primeiro balão tripulado cruzando o Atlântico sem parar.
e) Bertrand Piccard e Brian Jones.
Bertrand Piccard: É um balonista e psiquiatra suíço.
Brian Jones: Aviador britânico que em 20 de março de 1999, com capitão Bertrand Piccard completou a primeira circunavegação ininterrupta de globo por balão.
f) (Os brasileiros) Padre Bartolomeu de Gusmão e Alberto Santos Dumont.
Bartolomeu de Gusmão: Cognominado o padre voador, foi um sacerdote secular, cientista e inventor luso-brasileiro nascido na Capitania de São Vicente famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, a que chamou de passarola.
Alberto Santos Dumont: Foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro. Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina.
2. Cite o princípio de Arquimedes e descreva sucintamente como esse princípio se aplica às seguintes situações:
a) Um pedaço de cortiça flutuando num recipiente com água.
R: O que decide se o corpo afunda ou flutua é sua densidade. Ou seja, se o corpo em questão tiver densidade maior que a da água então afundará, porem se tiver densidade menor, flutuará
b) Um barco flutuando no oceano.
R: Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.
c) Um balão de ar quente flutuando na atmosfera.
R: Ocorre que, quando uma massa de ar é aquecida ela se dilata e se expande, ou seja, se torna menos densa. Nos balões o ar quente fica retido, como ele é menos denso que o ar do ambiente, o empuxo sobre o balão é maior que a força peso, assim sendo, o balão sobe na atmosfera.
3. Desenhar uma tabela que demonstre a composição do ar com informações de peso e volume.

composicao-do-ar
Ar: Trata-se da disposição dos diferentes gases que permanecem flutuando ao redor da Terra em razão de força da gravidade. Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo gás carbônico (0,97) e pelos gases nobres (0,03%), compreendidos por elementos como Argônio, Criptônio, Hélio, Neônio, Radônio, e Sunônio.
4. Desenhar uma tabela que demonstre a comparação do número atômico, peso atômico e densidade dos componentes.
a) Hidrogênio.
b) Hélio.
c) Oxigênio.
tabela-numero-atomico-peso-atomico-e-densidade-dos-componentes
5. Cite 2 gases que são usados em balões a gás.
R: São balões enchidos com gás não aquecido tal como, hidrogênio, hélio, amônia, gás de carvão.
6. Explique como calor/temperatura afetam a densidade do ar e como isso faz com que o balões de ar quente voem:
R: A densidade do ar é afetada porque quando o balão gera calor faz com que sua densidade sobre o ar diminua.
7. Explique a função de cada um dos itens abaixo na estrutura e no voo de um balão de ar quente:
a) Envelope de balão: É um aeróstato que consiste num grande compartimento denominado envelope, que sustem o ar quente no seu interior.
b) Maçarico: É um dispositivo que transforma o combustível, por exemplo o propano, de líquido para gasoso, misturando com ar, incendeia a mistura e direciona a chama em direção a “boca” do envelope.
c) Cesto: Os cestos são frequentemente compostos por vine ou canas. Os cestos são muitas vezes retangulares ou triangulares.
d) Cilindro: Os tanques de propano são normalmente compostos por uma forma cilíndrica, com uma válvula numa extremidade para alimentar o maçarico e para reabastecer.
e) Ventoinha: No local de decolagem, o balão é inflado com ar ambiente por uma grande ventoinha movida a gasolina, quando esse ar ocupar cerca de 60% de espaço do balão, o maçarico é ligado
8. Cite 2 materiais que podem ser usados na confecção do envelope de balão de ar quente e compare as vantagens e desvantagens entre eles, devido a suas propriedades físicas.
Nylon.
Vantagem: Em relação ao poliéster é o toque mais sedoso e melhor transpiração.
Desvantagem: Facilmente se desvanece na luz solar.
Poliéster.
Vantagem: Quando comparado com as microfibras de poliamida é o custo.
Desvantagem: Seu processo de tingimento, o qual requer mais calor e leva mais tempo para ficar fixada.
9. Descreva como balões voadores foram úteis em:
a) Campanhas militares: Tradicionalmente, no entanto, sua invenção é atribuída ao sábio estratego militar Zhuge Liang (181-234 d.C.), também conhecido por Kongming.
b) Pesquisas científicas: No dia, 19 de setembro de 1783, perante o Rei Luís XVI e a Rainha Maria Antonieta, Joseph Montgolfier repetiu sua experiência, o balão voou por 25 minutos com dois ocupantes (Pilatre de Rozier e François Laurent) percorrendo mais ou menos 9 quilômetros. Com estas experiências realizadas, os irmãos Montgolfier descobriram os princípios básicos da navegação aérea, fato que foi fundamental para posteriores avanços na exploração da atmosfera, além disso, receberam as honras da Academia de Ciências.
10. A que horas do dia costumam acontecer os voos de balões esportivos? Explique o porque.
R: No Brasil os únicos horários de voo são nas primeiras três do amanhecer durante o ano todo e nas ultimas horas do entardecer durante o inverno nos meses de junho e julho. Porque o tecido que é feito o balão fica um pouco frágil a muita exposição solar.
11. Descreva como o piloto controla os movimentos verticais dos seguintes balões:
Balão de ar quente: O piloto pode aumentar a velocidade vertical aumentando a chama para aquecer o ar mais rapidamente.
Balão a gás: É basicamente o mesmo processo do balão de ar quente, é só aumentar a chama do maçarico que ele faz o movimento vertical.
12. Descreva como o piloto controla os movimentos horizontais de um balão.
R: Como podemos notar, os pilotos podem manobrar horizontalmente mudando sua posição vertical, porque o vento sopra em diferentes direções de altitude.



13. Faça uma pesquisa de, no mínimo, 250 palavras sobre a legislação para balões não tripulados em seu país.
R: No Brasil, é estimado que 100 mil balões são soltos, a cada ano. Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo liderando as estatísticas de avisos com balões não tripulados de ar quente, seguidos pelo estado do Paraná.
Ao sobrevoar centros urbanos, o balão acarreta risco a milhares de vidas. Dependendo de como foi construído, o balão pode ser ingerido pelo motor da aeronave ou até mesmo danificar alguma parte da estrutura do avião, no momento do impacto.
Diante do risco para a segurança da aviação e do trafego aéreo brasileiro, o CENIPA realiza atividades de conscientização sobre o risco baloeiro. O objetivo é prevenir que novos acidentes aeronáuticos com características semelhantes ocorrem.
No entanto, como se trata de prática ilegal, com amparo previsto em lei, a soltura de balão é repreendida também pelas Secretários de Segurança Pública Estaduais, pelos autoridades policiais e demais órgãos de defesa civil.
Obs: Hoje em dia isso virou lei, balões não tripulados são proibidos pois já causaram grandes incêndios e caso seja soltado o responsável será preso.

Especialidade enviada pelo desbravador Eduardo da Silva do Clube Ring Neck, obrigada meu querido, ajudou muito!