5 dicas para fazer a pregação perfeita + bônus

5-dicas-para-a-sua-primeira-pregacao-ser-perfeita

Quando eu preguei pela primeira vez, eu com certeza queria ter ouvido de alguém essas 5 dicas para fazer a pregação perfeita, mas ao invés disso, eu tive uma experiência BEM DIFERENTE.

Só que eu estou aqui pra te dizer o que ninguém me disse e garantir que você se saia bem na sua primeira pregação!

Mas antes de começar a dizer as dicas quero te esclarecer uma coisa, nenhuma dica vai tirar seu nervosismo e é normal se sentir nervoso quando for pregar pela primeira, ou pela segunda, ou todas as vezes. Tem pessoas que não se sentem assim, mas a grande maioria das pessoas ficam nervosas, eu já conheci pastores que mesmo pregando sempre, ainda se sentem assim.

Dito isso, vamos as dicas. 

1. Escolha um assunto que você tem afinidade e estude.

Amizade, amor de Deus por nós, cuidado de Deus, talentos, fé, etc, tem uma infinidade de assuntos que você pode escolher.

Como é a sua primeira pregação aposte nos temas mais fáceis de desenvolver, que você está familiarizado e estude bastante sobre o tema (pesquise significado, costumes da época se for o caso, etc) , até domina-lo completamente, para que no dia fique seguro sobre o que está falando e não tenha risco de ter um branco ou de falar algo sem nexo.

2. Organizar as ideias e pôr no papel.

Agora que você já dominou o assunto, é o momento de você organizar as ideias, pensar no começo, meio e fim da sua pregação e organizar no papel.

O momento de anotar parece um bicho de sete cabeças, porque você se pergunta “o que eu devo anotar? só os assuntos principais ou eu anoto até o olá, feliz sábado?”, mas isso é simples, anote da melhor forma pra você. Exemplo, eu escrevi TUDO, até o “olá, feliz sábado”, porque eu queria ter tudo escrito ali caso eu esquecesse de algo e para facilitar a localização dos tópicos e passagens, eu grifei tudo de importante.

3. Ler o sermão diariamente.

Quanto mais você ler seu sermão, mas ele vai se fixar na sua mente e isso vai te ajudar muito com o nervosismo, porque um dos maiores medos é o famoso branco, esquecer a linha de raciocínio, o que escreveu e planejou dizer. E estudando seu sermão todos os dias, menos você vai precisar recorrer ao papel enquanto prega.

Agora que você já montou seu sermão e estudou, chegou o grande momento e as dicas restantes é para te ajudar a tirar de letra!

4. Seja você, seja transparente.

Não adote uma postura que não é sua, não fale palavras que não costumam fazer parte do seu vocabulário, pois você vai acabar se atrapalhando. Quem te deixou pregar sabe como você é, eles te conhecem, então não tente copiar aquele pregador legal que você assiste no youtube. 

E se estiver com vergonha e se sentir á vontade, fale, as pessoas da sua igreja sabem que é sua primeira vez pregando, e enquanto você fala que está com vergonha, ou fala alguma coisa para tentar quebrar o clima, você vai ter tempo para respirar um pouco antes de começar a pregação e assim, até ficar menos nervoso.

5. Peça a colaboração dos membros.

Quando precisar ler uma passagem, peça para alguém ler, pois enquanto a pessoa está lendo pra você, você pode ler seu sermão e se preparar para prosseguir.

Se você chegou até aqui, acredito que você realmente quer fazer o melhor para Jesus, então aqui vai mais umas dicas extras pra você.
6. Se você conhecer alguma história legal ou tem alguma história legal sobre você que se encaixa no assunto, adicione na sua pregação, pois é sempre bom ter exemplos reais, além de prender bastante a atenção das pessoas, vai te ajudar a desenvolver seu raciocínio de forma tranquila.
7. Sempre ore antes de iniciar a leitura da bíblia, precisamos pedir para que Ele abra nossas mentes e nos dê o entendimento, e é um ótimo momento para você mais uma vez pedir para que Ele te use como instrumento.
8. Olhe sempre para os seus amigos e familiares, e finja que está falando apenas para eles, vez ou outra alterne o olhar entre os outros irmãos da igreja. Isso vai te ajudar com o nervosismo.
9. Se atente ao tempo, pois na nossa primeira pregação falamos mais rápido que piloto de fórmula 1, então olhe vez ou outra pra você nem sair tão cedo, e nem tão tarde, foque em encerrar a pregação no horário ou próximo.
10. Última dica, mas não menos importante, escolha um assunto coerente pra você. Se não é casado e nunca foi, não fale sobre casamento, se não tem filhos ou formação referente a área, não fale sobre cuidados/educação das crianças e por ai vai.
Agora me conta nos comentários se curtiu as dicas, e se pregar pela primeira vez e usar essas dicas, volta aqui para me contar como foi e caso já tenha pregado, me conta aqui como foi

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!