Especialidade de Técnicas de Lavanderia Respondida

Especialidade-de-Tecnicas-de-Lavanderia-Respondida
Especialidade de Técnicas em Lavanderia, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos, a divulgação de vocês me ajuda bastante!

Especialidade de Técnicas de Lavanderia.


1. Saber interpretar os símbolos usados em etiquetas de roupas. Desenhar os símbolos correspondentes a:

a) Temperatura máxima de lavagem.
b) Lavar à mão.
c) Não lavar.
d) Temperatura máxima da base do ferro de passar a 200°.
e) Temperatura máxima da base do ferro de passar a 150°.
f) Temperatura máxima da base do ferro de passar a 1100.
g) Não passar.
h) Secagem em varal.
i) Secagem na horizontal.
j) Secagem por gotejamento.
k) Permitido alvejante com cloro.
l) Não alvejar / não branquear.
m) Não limpara seco.
simbolos-usados-em-etiquetas-de-roupas
2. Saber preparar e separar as roupas para lavar. Quais tipos de tecido não podem ser lavados à máquina?
R: Separe o branco do colorido, a lã e o algodão da seda, o trabalho do diário e do formal.

As roupas que não podem ser lavadas na máquina são as de lã, meias, lingeries, corpetes finos e trajes de banho.

3. Saber como identificar se um tecido desbota. Caso desbote, quais os cuidados necessários ao lavá-lo e secá-lo?

R: Molha um pedaço do tecido e coloca um pano branco em cima, em seguida passa os dois juntos se manchar o branco o tecido desbota.
O primeiro passo é ler a etiqueta da peça. Atente-se especialmente à temperatura da água indicada para lavagem. Utilizar ciclos e temperaturas erradas pode diminuir a vida útil da peça.
Nunca deixe roupas coloridas de molho por muito tempo, isso tira a pigmentação do tecido mais rápido. Se for necessário remover manchas mais pesadas antes da lavagem, faça a limpeza diretamente sobre a sujeira e coloque na máquina de lavar em seguida.
As fibras dos tecidos de roupas estampadas podem estourar facilmente durante o processo de lavagem – o que resultará em estampas cm aspecto craquelado e envelhecido. Para evitar que isso acontece, vire as peças do avesso antes de colocar na máquina.
Na hora de secar as roupas, não as exponha diretamente à luz do sol, que pode acelerar o desbotamento. Deixe-as secando à sombra e na hora de guardar as roupas, verifique se estão completamente secas.
4. Por que não se deve deixar as roupas sujas guardadas, especialmente se estiverem úmidas?
R: Mofa e cria fungos, além de que pode danificar outras roupas.

5. Descrever os principais cuidados ao utilizar os seguintes alvejantes ou substâncias para tirar manchas:

a) Cloro (água sanitária).
R: Não ponha em contato direto com as roupas, pois se estiver colorido, ficará manchado de branco e não deixará as roupas por muito tempo com cloro, especialmente as brancas e claras, pois elas ficam amareladas. Use em locais ventilados porque é muito forte.

b) Produtos à base de peróxido de hidrogênio (água oxigenada).
R: Contato com a pele pode trazer problemas de saúde.

c) Amônia.
R: Tem muita capacidade de remover manchas difíceis em toda a gordura. Manuseie-o com cuidado e cuidado, pois ele libera ases e inala, pode irritar os olhos e a garganta, danificar o trato respiratório e inflamar os pulmões, em contato com a pele pode irritar, queimar e criar bolhas. Não use puro, dilua com água. Ao usá-lo, faça-o em um local ventilado e não misture com outro alvejante porque ele libera vapores tóxicos.

d) Tiner.
R: É composto de tóxico, use-o em ambientes ventilados. Irrita os olhos, vias aéreas e pele. Usar óculos, protetor fácil, luvas e avental.

e) Aguarrás.
R: Usar óculos, protetor fácil, luvas e avental.

f) Vinagre.
R: Não usar em grande quantidade.

6. Por que não se deve usar, numa mesma lavagem, mais de um tipo das substâncias acima?

R: A mistura dos produtos pode causar uma reação química e estragar a roupa. Existem muitos produtos químicos e muitos não podem ser misturados porque libera gases tóxicos. Produtos como amônia não podem ser misturados.

7. Quais aspectos devem ser considerados ao se escolher uma máquina de lavar roupas para a sua família?

R: Consumo de energia, capacidade, sistema de acionamento, hábitos da casa, etc.
8. Saber como lavar os seguintes tipos de tecidos:

a) Lã.
R: A lã é lavada à mão, nunca com máquina de lavar porque encolhe. Lave-o com a mão, torça-o levemente para remover toda a água, nunca torça. Não pendure, coloque em algo plano para evitar que se deforme.
b) Couro natural ou artificial.
R: Não pode ser lavado com água, apenas seco, eles são feitos em limpeza a seco, há muitos solventes de limpeza a seco, o rótulo indica o indicado.

c) Camurça.
R: É delicada e deve ser levada para as lavanderias onde elas possuem produtos específicos. Creme de abóbora ou vinagre e um pano úmido são usados.

 
d) Renda.
R: Com sabão em pedra, a mão.

9. Saber como remover manchas de tinta, frutas, ferrugem, grama, chocolate, gordura, sangue, chiclete. Por que as manchas devem ser totalmente removidas antes da roupa ser lavada?

Tinta: Esfregar com pasta de petróleo e logo retirar com esponja e sabonete.
Frutas: Esfregue com sal antes de lavar. Faça uma pré-lavagem com água fria e molhe com detergente. Se possível, lave com água muito quente. Os resíduos com amônia, água oxigenada ou bórax.
Ferrugem: Driparr é um produto químico que é usado para tirar manchas fortes.
Grama: Lavar com branqueador conforme recomendação do fabricante.
Chocolate: Retire o chocolate restante e enxague com água fria, em seguida, mergulhe-o com detergente biodegradável. Enxágüe com água clorada ou álcool a 90 ° (quantidade de álcool) e enxágue novamente. As manchas residuais eliminam-nas com solvente.
Gordura: Usa-se driparr diretamente na mancha, aguarde alguns minutos e lave a peça normalmente.
Sangue: Água e detergente. Se for muito difícil lavá-lo com um detergente bioativo, lave e molhe a roupa com hipoclorito. Se as manchas amareladas permanecerem, use um antiferrugem.
Chiclete: Cobrir com gelo ou colocar na geladeira, tirar o excesso e o que ainda ficar, usar esponja e sabonete.
As manchas devem receber uma atenção antes da lavagem, para garantir que a sujeira não grude ainda mais. Se ao fim da lavagem, a roupa ainda estiver suja, nem pense em passar, o que fará com que a mancha grude mais. É preciso lavar novamente.
10. Por que é importante retirar as roupas de uma máquina de lavar/secadora imediatamente após o ciclo de lavagem/secagem terminar?
R: Para não enrugar.



11. Compare um ferro de passar comum e um ferro a vapor. Quais as vantagens e desvantagens de cada um deles?

Ferro a Seco.
O ferro a seco é mais tradicional e mais em conta que o ferro a vapor. Hoje em dia ele pode ser feito com a chapa debaixo em diferentes materiais. Outra vantagem é que ele não usa líquido pra ajudar a passar, então você não precisa desligar ele pra repor água. Ah, e ele é ótimo pra passar seda e tecidos brilhantes ou sintéticos, como poliéster, tanto em baixíssima temperatura como a seco, até porque alguns deles nem podem ser passados no vapor. A desvantagem é que ele gasta mais energia, demora mais pra passar roupas que estão muito amassadas e faz com que você faça mais esforço pra isso, principalmente quando o tecido é grosso e pesado. Mas uma dica pra te ajudar nessas horas é usar um borrifador com água de passar. Vai ficar bem mais fácil de tirar vincos e rugas.

Ferro a Vapor.
O ferro a vapor é aquele que tem um reservatório pra água que, quando aquecida, vira um vapor que ajuda a deixar as roupas super bem passadas e sem muito esforço. Com ele, você passa muito mais roupa gastando menos energia! E ele é ideal pra desamassar os tecidos mais difíceis e pesados, como jeans e gorgorão, viu? Além disso, o ferro a vapor é perfeito pra passar tecidos que abarrotam facilmente, como o linho, saias, vestidos com pregas e calças sociais que precisam fazer vincos.



12. Passar, dobrar e guardar corretamente os seguintes tipos de roupas:
a) Roupas de cama
b) Calça jeans
c) Calça social
d) Saia
e) Camisa
f) Camiseta
g) Uniforme de gala

13. Cumprir os seguintes requisitos:

a) Lavar, dobrar e guardar as roupas de sua família por um mês (caso use máquina de lavar) ou por uma semana (caso seja à mão).

b) Lavar à mão (no tanque, na bacia, no rio) corretamente, pelo menos, duas peças de roupa (peças íntimas não contam).

c) Passar, dobrar e guardar corretamente as suas roupas durante, pelo menos, duas semanas.

d) Manter o seu guarda-roupa ou cômoda organizados por, no mínimo, um mês. Apresentar relatório com suas observações sobre facilidades e dificuldades no processo.

Especialidade enviada pelos desbravadores Thayres e Andrey, obrigada!