Especialidade de Dinossauros Respondida

Especialidade de Dinossauros, essa foi bem pedida, então vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos, a divulgação de vocês me ajuda demais!

Especialidade de Dinossauros.




1. Qual o significado do termo dinossauro? Quem usou este termo pela primeira vez?

R: A palavra dinossauro vem do grego deinos, que significa terrível, e sauros quer dizer lagarto. Esta definição é relativamente recente já que foi criada no século XIX por um famoso paleontólogo britânico: Richard Owen.

2. Quais os indícios de que estas criaturas realmente existiram?

R: Fósseis e pegadas.

3. Explique o surgimento e desaparecimento dos dinossauros de acordo com as seguintes teorias:

a) Evolucionista.
R: Os dinossauros evoluíram de seres microscópicos e transformaram-se em aves para poder sobreviver. Um grande meteoro atingiu a Terra onde hoje fica o Golfo do México, causando uma mudança climática que destruiu a fonte de alimento dos dinossauros.

b) Criacionista.
R: Bíblia nos diz em Gên. 1: 20, 21, 24 e 25 que Deus criou uma diversidade enormes de animais, grandes e pequenos. Também encontramos na Bíblia em Gên. 6; 7 e 8 um castigo de Deus, chamado Dilúvio, que eliminou a raça humana e modificou muito a face da Terra. Por causa da grande ferocidade destes animais e o Homem passar a diminuir de tamanho, limite de idade, etc. seria inviável que os Dinossauros permanecessem convivendo com a Humanidade.

4. Quais evidencias apontam para a morte dos dinossauros através do dilúvio? Identificar e listar trechos da Bíblia que falem sobre a criação de répteis.

R: Evidências científicas demonstram que as pegadas fossilizadas apontam o rumo dos Dinossauros para as montanhas, eles estariam buscando lugares altos provavelmente para se abrigarem. Os ossos também são encontrados empilhados ou espalhados, que a ação diferente da água causou, baseado no processo de fossilização que vimos anteriormente. Gênesis 1:20

5. Explicar porque os répteis marinhos e voadores não são considerados dinossauros. Dar exemplos destas criaturas.

R: Répteis marinhos e voadores tinham vértebras diferentes dos dinossauros. Além disso, répteis voadores e marinhos não tinham coisas em comum com as aves atuais, apenas os dinossauros eram parentes das aves. Pliossauro e Ikrandraco Avatar.
6. De que maneira os dinossauros nasciam? Em que ano e onde isso foi comprovado?

R: A prova concreta, ou melhor, a prova fóssil de que os dinos eram ovíparos, só veio em 1923, quando Roy Chapman Andrews chefiava uma expedição ao Deserto de Gobi – Mongólia, onde encontraram novos dinossauros, inclusive o ceratopsiano “Protoceratops”, de 2 metros de comprimento, o famoso “Velociraptore” o popular “Oviraptor”, tido como um ladrão de ovos. Roy C.Andrews encontrou vários ovos em um ninho fossilizado, e estudando este ninho deduziu que os ovos eram dos Protoceratops.

7. Como supostamente seria a pele dos dinossauros?

R: Dura, seca e escamosa.

8. Definir cada um dos grupos de dinossauros abaixo:

a) Saurópodes.
R: Os seus corpos eram enormes, com um pescoço e cauda muito compridos. Eram quadrúpedes, com pés parecidos com os dos elefantes. Eram herbívoros.

b) Terópodes.
R: Os terópodes possuíam uma grande diversidade, que vai do pequeno “compsognathus”, do tamanho de uma galinha, até o terrível e gigante “Tiranossauro”. Todos eram predadores bípedes e carnívoros.

c) Ceratopsídeos.
R: Foram herbívoros que viveram em maior parte na América do Norte. Tinham como característica marcante o tamanho de seu crânio e a presença de chifres.

d) Anquilosaurídeos.
R: São os Dinossauros que possuem como sua principal característica a blindagem ou uma proteção natural.


e) Plesiosaurus.
R: Eram répteis marinhos, gigantes e carnívoros. Não são considerados dinossauros, pois formavam um grupo à parte.


f) Pterosaurus.
R: Outra ordem extinta, contemporânea dos dinossauros, eram répteis voadores, não são considerados dinossauros.

9. Fazer um diagrama da suposta cadeia alimentar dos Dinossauros. Quem supostamente está no topo? Por que este dinossauro supostamente se encontra lá?

cadeia-alimentar-dos-Dinossauros
R: O fato do Tiranossauro estar no topo da cadeia alimentar, indica os Terópodes como sendo os grandes predadores em uma cadeia alimentar entre animais inserindo os Dinossauros.

10. O que são sauropodomorfos? Quais os 2 grupos em que se dividem?

R: É o nome dado a todos os Dinossauros herbívoros. Se dividem em dois grupos: Saurópodes e Prossaurópodes. Os Saurópodes são os gigantes de pescoço longo. Os Prossaurópodes são os herbívoros que não possuíam pescoço longo e até em certos casos andavam em duas patas.:




11. Quem é considerado o rei dos dinossauros?

R: O Tyranosaurus Rex (T-rex) ficou mundialmente conhecido como o rei dos dinossauros. Seu nome significa literalmente “reis dos répteis tiranos”. O Trex recebeu este título, porque é o maior carnívoro que já pisou na terra.
12. Escolha um dinossauro e escrever, no mínimo, 150 palavras sobre ele, onde seus fósseis foram achados, que hábitos possuía, como se alimentava e tudo o que puder saber sobre este animal.

R: Tyrannosaurus é um gênero de dinossauros terópodes celurossauros que viveram durante o final do período cretáceo, há aproximadamente 66 milhões de anos, em toda a região que hoje é a América do Norte. O único representante do gênero é Tyrannosaurus rex, que ganhou o epíteto específico de rex, por ser o maior dinossauro carnívoro conhecido quando foi descoberto. O descobrimento de quase todos os fósseis de tiranossauros está restrito à América do Norte; o primeiro achado referente a esta espécie aconteceu em 1874, quando foram encontrados, na cidade americana de Golden, dentes que, mais tarde, descobriu-se terem pertencido a um T. rex adulto. Era carnívoro e muito feroz. Alimentava-se da carne de outros animais e dinossauros.

Alguns paleontólogos defendem a ideia de que este dinossauro atacava, até mesmo, animais de sua espécie. Viviam em pequenos grupos formados pela família (macho, fêmea e filhotes). Possuía mandíbula grande e dentes em forma de cone muito fortes e afiados, sendo que eles tinham, em média, 20 cm. Usavam estes dentes para poder triturar os alimentos. Estes dinossauros possuíam cerca de 58 dentes (sendo 30 na parte superior e 28 na inferior). Os maiores dentes do T-rex podiam chegar a 30 centímetros. Os machos costumavam lutar até a morte para conseguir o direito de copular com uma fêmea.

13. Fazer uma coleção de 10 imagens de fósseis de dinossauros, identificando:

a) Nome.
b) Local onde o fóssil foi encontrado.
c) Ano de descoberta.
d) Características gerais.

Dinossauro-Adamantisaurus-Mezzalirai

Dinossauro-Amazonsaurus-Maranhensis

Dinossauro-Austroposeidon-Magnificus

Dinossauro-Baurutitan-Britoi

Dinossauro-Gondwanatitan-Faustoi

Dinossauro-Maxakalisaurus-Topai

Dinossauro-Rayosossaurus-sp

Dinossauro-Tapuiasaurus-Macedoi

Dinossauro-Trigonosaurus-Pricei

Dinossauro-Uberabatitan-Riberoi

Especialidade enviada pela desbravadora Thayres, obrigada!

Se você também quiser enviar uma especialidade, o e-mail é desbrava7blog@hotmail.com


Qualquer dúvida, deixem nos comentários.

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!