Especialidade de Animais Peçonhentos Respondida

Especialidade-de-Animais-Peconhentos-Respondida

Especialidade de Animais Peçonhentos, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos, a divulgação de vocês me ajuda muito!

Especialidade de Animais Peçonhentos.




1. O que são animais peçonhentos?

R: São aqueles que produzem substâncias tóxicas que podem ser injetadas diretamente em outros organismos, graças a presença de um aparelho inoculador.

2. Descobrir a quantidade de acidentes causados por animais peçonhentos em seu país ou região no último ano (caso esse dado não esteja disponível, pegar o último ano disponível).

R: Mais de 800 casos de picadas de animais peçonhentos já foram registrados nos primeiros meses de 2017, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Os registros contabilizam picadas de cobras, aranhas e escorpião.

3. Escolher e apresentar as seguintes características de 2 animais peçonhentos:

a) Habitat.
b) Alimentação.
c) Danos causados aos seres humanos.
d) Forma de prevenção.

1. Viúva-Negra.
a) As viúvas negras podem ser encontradas em pequenos arbustos em teias construídas de forma irregular. Vivem em climas temperados à quente e normalmente não são agressivas. Esses animais têm preferência por pneus velhos, latas vazias e sapatos.

b) Alimentam-se principalmente de insetos que ficam presos em suas teias.

c) Seu veneno tem ação neurotóxica, ou seja, a toxina atinge e danifica o sistema nervoso da vítima. Em casos mais graves pode ocorrer dores musculares intensificadas duas a três horas após a picada, aceleração dos batimentos cardíacos, seguidas de diminuição dos batimentos cardíacos, fraqueza, tremores, sensação de morte, arritmias e alterações nos níveis de cálcio e potássio.

d) Evite acumular lixo ou entulho perto de casa, tape as frestas e buracos das paredes, sacuda sapatos e roupas antes de usá-los, não guarde objetos embaixo da cama, afaste as camas das paredes, manuseie com cuidado telhas e tijolos acumulados, preste atenção ao pegar lenhas ou quando estiver capinando, use botas quando estiver trabalhando, pisando em folhas, capim seco ou úmido, tenha cuidado quando estiver carregando lenha, madeira, tijolo e telhas, preserve as aves: elas são predadoras naturais das aranhas.

2. Escorpião.
a) Passam o dia escondidos em lugares escuros, entre frestas, ou debaixo de pedras, folhas e troncos, ou enterrados na areia no deserto. São comuns em lugares com entulhos, que possuem madeira, materiais para construção, sendo mais ativos à noite, quando forrageiam e comem. No Brasil, há em torno de 140 espécies descritas.

b) São carnívoros e predam insetos e aranhas, principalmente, mas podem predar animais maiores, até mesmo pequenos vertebrados. Pode passar meses em jejum, a digestão é quase externa, uma vez que depositam enzimas digestivas na presa, depois corta os pedaços, mas não ingere nada sólido, apenas a parte líquida. O canibalismo é comum para estes animais.


c) O veneno dos escorpiões é neurotóxico. Sua ação é muito rápida e forte. A dor é intensa se irradiando por todo o corpo da vítima. Agindo especialmente sobre o sistema nervoso, pode causar a morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados.

d) Mantenha sua moradia sempre limpa, livre de lixo acumulado e entulho. Tape os buracos e frestas das paredes, janelas, portas e rodapés. Verifique também o telhado. Sacuda roupas, sapatos e toalhas de banho antes de usá-los. Verifique colchões e roupas de cama antes de deitar, afastando sempre as camas da parede. Cuidado ao mexer em caqueiros e xaxins. Sapos e galinhas são inimigos naturais dos escorpiões. Esses animais comem os escorpiões e contribuem para a prevenção de acidentes.

4. Citar, pelo menos, três animais peçonhentos em cada uma das Classes abaixo:

a) Répteis.
R: Jararaca, cascavel e coral.

b) Insetos.
R: Abelhas, vespas, maribondos.

c) Aracnídeos.
R: Armadeira, viúva-negra e tarântula.

5. Saber como os animais peçonhentos são importantes para o equilíbrio do ecossistema.

R: A importância deles se da pelo fato de que eles são predadores. Sendo assim eles fazem o controle de espécies de outros animais. Por exemplo a aranha, ela faz o controle de moscas, abelha, mosquitos e insetos variados. Sem os animais peçonhentos, suas presas aumentariam de número muito rápido se tornando uma praga e atrapalhando o ecossistema.

6. Aprender 4 maneiras de se proteger contra animais peçonhentos que são encontrados em casas, empresas ou acampamentos.

R: Entre com cuidado em locais que ficaram fechadas por muito tempo, bata os colchões antes de usá-los, sacuda cuidadosamente roupas, sapatos, toalhas e lençóis que ficaram do imóvel no período em que ele permaneceu fechado, afaste as camas das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários.

7. Os animais peçonhentos geralmente atacam por maldade ou por defesa?

R: Os animais peçonhentos usam seu veneno para a caça e para defesa. Quando animais peçonhentos atacam o ser humano, geralmente eles o enxergam como uma ameaça, então agem para se defender.

8. Aprender os primeiros socorros que devem ser prestados às vítimas de picadas de animais peçonhentos.

R: O primeiro e mais importante é encaminhar a vítima o mais rápido possível para o hospital mais próximo, tranquilizar à vítima, mantendo-a o mais imóvel possível, lavar o local com água limpa e sabão, não cortar, espremer ou tentar sugar o veneno da ferida, cobrir o ferimento para que moscas não pousem, não fazer torniquetes, retirar relógios, braceletes, anéis ou pulseiras das vítimas.




9. O que é soroterapia?

R: O tratamento para neutralização de veneno de animal peçonhento, através da injeção de soro sanguíneo de animais imunizados.

10. Saber para qual picada de animal serve cada tipo de soro abaixo:

a) Antibotrópico.
R: Jararaca, jararacuçu, outros.

b) Anticrotálico.
R: Cascavel.

c) Antibotrópico-laquético.
R: Acidentes onde se tem dúvidas entre o antibotrópico e o antilaquético.

d) Antilapídico.
R: Coral.

e) Antiaracnídico.
R: Aranha armadeira e marrom.

f) Antiescorpiônico.
R: Escorpiões brasileiros.

g) Anilonomia.
R: Taturana.

11. Realizar, pelo menos, 1 das atividades abaixo:

a) Visitar um zoológico ou local de pesquisa em que você possa observar animais peçonhentos e apresentar um relatório.

b) Com a orientação do seu líder, identificar, no mínimo, 10 animais peçonhentos e apresentar uma relação com: nome científico, nome popular, foto e local de origem:

Armadeira
Cascavel

Cobra-Cipo-Marrom

cobra-coral

cobra-verde

escorpiao-amarelo

Jararaca

Lacraia

Tarantula

viuva-negra

12. Descobrir, no mínimo, 2 animais peçonhentos citados na Bíblia.

Números 21:4-9 – Serpente.
Lucas 10:19 – Serpentes e escorpiões.

Especialidade enviada pela desbravadora Thayres, obrigada! 



Qualquer dúvida, deixem nos comentários.

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!