Especialidade de Animais Noturnos Respondida

Especialidade-de-Animais-Noturnos-Respondida

Especialidade de Animais Noturnos, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos, a divulgação de vocês me ajuda muito!

Especialidade de Animais Noturnos.




1. O que são animais noturnos?

R: São aqueles animais que se apresentam ativos durante a noite e que repousam durante o dia. Apesar de a luz do dia conferir certa facilidade para os animais realizarem suas tarefas, o hábito noturno se torna vantajoso por uma série de fatores.

2. Como os animais noturnos são influenciados pelo clima em que estão inseridos?

R: Embora o ambiente possa ser o mesmo, as mesmas condições ambientais podem ocasionar reações diferentes nos indivíduos levando-os a evoluir de maneira diferenciada. Alguns animais, como as rãs e sapos, por exemplo, possuem uma pele bastante sensível a altas temperaturas (como a que seria ocasionada pela exposição prolongada ao sol) e, por isso, tiveram seus hábitos melhor adaptados ao período noturno, quando as condições de temperatura e umidade são mais favoráveis.
Outro fator que pode ter influenciado é a necessidade de fugir de predadores. Os ancestrais dos mamíferos pequenos, por exemplo, como os gambás, tinham de ser esconder dos grandes predadores durante o dia e, então, aproveitam a escuridão da noite para caçar e viver.

3. Escolha e apresente as seguintes características de 2 animais noturnos:

a) Habitat.
b) Forma de reprodução.
c) Alimentação.
d) Hábitos.

Corujas.
a) Habitat: A maioria vive nas florestas, outras preferem áreas abertas, campos e restingas, como é o caso da coruja-buraqueira.

b) Forma de reprodução: O viveiro deve ficar longe dos viveiros dos outros pássaros, de modo que estes não vejam nem ouçam a coruja. Acasalamento e reprodução: na natureza o macho se aproxima da fêmea, com uma presa nas garras. Se ela aceitar o presente, dá-se o acasalamento. A fêmea poe de três a cinco ovos por postura.

c) Alimentação: As corujas adultas se alimentam de pedaços de carne, insetos como o gafanhoto, larvas de Tenébrio, pássaros e pequenos animais mortos.

d) Hábitos: As corujas são aves que possuem hábitos noturnos. Elas saem a procura de suas caças nesse período, onde há mais chances de encontrar roedores e insetos, que ficam desprotegidos com a visibilidade limitada por causa da falta de luz na noite. Em outros casos como a aranha, não é possível para elas detectar se o predador está vindo, já que seus sensores ficam nas patas e percebe os movimentos pela vibração do solo.
As corujas, quando vão comer, engolem seus animais por inteiro, processando o alimento vagarosamente dentro de seu sistema digestivo e depois disso vomitando a carcaça do animal que já não contém mais o que seria útil para sua reposição de energia.

Lobo-cinzento.
a) Habitat: Vive principalmente em florestas da Rússia e Europa.

b) Forma de reprodução: O acasalamento ocorre, geralmente, entre os meses de janeiro e abril. Quanto maior a latitude, mais tarde ocorre. Uma alcateia produz, em média, uma única ninhada, salvo nos casos em que os reprodutores machos se relacionam com uma ou mais fêmeas subordinadas.

c) Alimentação: Os lobos são muito resistentes e, por isso, podem ficar até quatro dias sem comer nada e ainda manter a disposição física para caçar. Isso também faz com que ele seja capaz de ingerir grandes quantidades de carne.

d) Hábitos: Em geral, os lobos não são muito adaptáveis à presença humana, mas são capazes de se desenvolver em diversos ambientes, como florestas temperadas, desertos, montanhas, tundras, taigas, campos e, até mesmo, em algumas áreas urbanas. Além disso, eles vivem em alcateias, que são a sua família. Na alcateia, há um macho alfa, que é aquele que toma as decisões pelos demais.

4. Citar, pelo menos, 3 animais noturnos das classes abaixo:

a) Mamíferos.
R: Lobo, gato, jaguar.

b) Insetos.
R: Vagalume, tarântula, escorpião.


c) Anfíbios.
R: Sapo, rã, salamandra de fogo.

d) Aves.
R: Coruja, corujinha sapo, corujinha-oriental, corujinha-do-mato.

e) Répteis.
R: Jacaré de papo amarelo, jararaca e jararaquinha dormideira.

5. Descubra como os sentidos dos animais noturnos são fundamentais para se viver na escuridão.

R: A exemplo dos morcegos, eles se utilizam da ecolocalização e visão bem aguçada (embora sem cores) para viverem na escuridão. Outros exemplos são as cobras não venenosas que percebem o calor das presas com muita precisão, sabendo até do tamanho da mesma.

6. Realize, pelo menos, 1 das atividades abaixo:


Item prático.

a) Observe por, no mínimo, 2 dias um animal noturno doméstico e fazer um relatório do seu comportamento.
b) Realizar uma visita noturna em um aquário ou zoológico e apresentar um relatório do seu contato com os animais noturnos.

7. O que são quirópteros e quais seus benefícios e malefícios para o homem.

R: Os quirópteros, pertencentes à ordem Chiroptera, são animais que possuem “asas nas mãos”, a saber, os morcegos.

Benefícios: dispersam sementes, fazem controle de pragas, são empregados em pesquisas científicas (ação de medicamentos e tratamento de doenças vasculares).

Malefícios: dispersores da raiva (dos herbívoros).




8. Descubra, pelo menos, 3 animais noturnos citados na Bíblia.

a) Deuteronômio 14:16 – O mocho, o corujão, a coruja-branca.
b) Genesis 3:2 – Respondeu a mulher à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim.
c) Jeremias 13:23 – Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.

Especialidade enviada pela desbravadora Thayres, obrigada! 



Qualquer dúvida, deixem nos comentários.

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!