logo do blog desbrava7

Especialidade de Animais Nocivos Respondida

Especialidade-de-Animais-Nocivos-Respondida
Especialidade de Animais Nocivos, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos, a divulgação de vocês me ajuda muito!

Especialidade de Animais Nocivos.




1. O que são animais nocivos?

R: Animais nocivos são aqueles animais que causam prejuízos ao homem. Eles estragam as plantações, transmitem doenças e contaminam alimentos.
2. Qual a diferença entre animais nocivos e animais peçonhentos?
R: Animais nocivos são aqueles que transmitem doenças ou que atacam plantações. Certos mosquitos, a mosca, o carrapato, a pulga, a barata, o piolho transmite doenças.
Animais Peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente
3. Saber como animais nocivos podem estar diretamente ligados a alguns tipos de surtos, epidemias e pandemias.
R: Alguns animais nocivos estão ligados ao que chamamos de surto, epidemias ou pandemias, por carregarem vírus, bactérias ou protozoários, causadores de doenças, em seus corpos. Como é o caso do mosquito Aedes Aegypiti, que carrega o vírus da dengue.
4. Conhecer, no mínimo, 4 tipos de doenças transmitidas por animais nocivos.
R: Febre amarela, dengue, malária , cólera.
5. Como os animais podem prejudicar plantações e a vida de outros animais?
R: Quando necessitam alimentar-se de outros, como por exemplo, o sapo (tendo algumas espécies nocivas), que se alimenta de moscas (também nocivas). Eles também podem prejudicar as plantações por depositarem e trazerem para as plantas microrganismos como bactérias e vermes que prejudicam a saúde da planta. Alguns dos animais nocivos possuem um papel muito importante no ecossistema, pois mantém o equilíbrio na cadeia alimentar e também servem de alimentos para outros animais ou mesmo para se alimentar de restos de materiais em decomposição.
6. Escolher e apresentar as seguintes características de 2 animais nocivos:
Baratas.
a) Habitat: Os habitats mais associados às baratas são as florestas úmidas, onde são encontradas abaixo ou entre as folhas secas da serrapilheira, nas cascas de árvores, na vegetação rasteira e/ou gramíneas, sob pedras, nas bromélias epífitas, em brácteas de palmáceas e nas bananeiras.
b) Forma de reprodução: A maioria das baratas é ovípara (põe ovos) e seus ovos são envoltos e protegidos pela ooteca (envoltório constituído de membrana coriácea, onde os ovos contam com ambiente favorável), cujo formato, tamanho e número de ovos presentes variam conforme a espécie.
c) Alimentação: As baratas comem de quase tudo. Aliás, comem tudo que os humanos comem e ainda muitas outras coisas, tais como couro, pelos, papel de parede e carcaças de animais
d) Doenças ou danos causados aos seres humanos:  Intoxicação alimentar, diarreias, alergias.
e) Forma de prevenção: Manter alimentos guardados em recipientes fechados; Conservar armários e dispensas fechados, sem resíduos de alimentos; Verificar periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes; Eliminar eventuais esconderijos de baratas Vedar frestas e outros espaços pequenos e úmidos Evitar acumular detritos e restos de alimentos sobre a pia Mantenha o chão da cozinha limpo Mantenha o lixo em recipientes.
Moscas.
a) Habitat: A mosca doméstica é geralmente encontrada em cozinhas, perto do lixo, que é sua fonte de alimento. Em áreas rurais a fonte das moscas pode ser o local da alimentação animal.
b) Forma de reprodução: A mosca doméstica escolhe esse improvável local de nascimento para os seus descendentes por lançar seus ovos diminutos no estrume quente.
c) Alimentação: A mosca-doméstica não possui mandíbulas para mastigar, de modo que ingerem toda a comida em forma líquida. Para isso, elas simplesmente dissolvem a comida num fluido que expelem e então sugam de novo.
d) Doenças ou danos causados aos seres humanos: Vírus, protozoários , bactérias, diarreia, etc.
e) Forma de prevenção: Iscas tóxicas, armadilhas elétricas, armadilhas luminosas, armadilhas adesivas, aerossóis.
7. Citar, pelo menos, 3 animais nocivos em cada uma das classes abaixo:
a) Mamíferos.
R: Rato, Morcego, Cachorro.
b) Insetos.
R: Aedes aegypti, baratas, pastrongylus megistus e triatoma infestans (barbeiro).
c) Répteis.
R: Cobras, jacaré, lagarto calangos-cegos.
d) Anfíbios.
R: Salamandras-de-fogo, rãs e sapos.
8. Descobrir como alguns animais nocivos são importantes para o equilíbrio do ecossistema.
R: Os anfíbios são controladores naturais de pestes, sendo um benéfico colaborador para os agricultores  bem como um ativo defensor da saúde humana pois, ao caçar insectos e outros animais nocivos, está a aumentando a produtividade agrícola e a reduzir a propagação de doenças, como a malária, transmitida por mosquitos, ou a leptospirose, bactéria transmitida ao homem pela urina de ratos que pode ser mortal.
9. Aprender 4 maneiras de se proteger contra animais nocivos que são encontrados em casas ou empresas.
R: Manter a casa limpa, não acumular lixo em torno da casa, Não use sabonetes perfumados, perfumes ou xampus para cabelo com odor de frutas ou plantas, pois eles atraem os insetos como abelhas e vespas; Evite as áreas onde os insetos se reúnem (formigueiros, colmeias etc) ou como poças de água, alimentos descoberto e jardins em que as flores estão abertas;
10. Realizar, pelo menos, 1 das atividades abaixo:
a) Visitar um zoológico ou local de pesquisa em que você possa observar animais nocivos e apresentar um relatório.
b) Com a orientação do seu líder, identificar, no mínimo, 10 animais nocivos e apresentar uma relação com: nome científico, nome popular, foto e local onde foi encontrado.





11. Descobrir 3 animais nocivos citados na Bíblia.
Escorpião: Apocalipse 9:5
Moscas: Êxodo 8:22
Piolhos: Êxodo 8:16

Especialidade enviada pela desbravadora Thayres, obrigada! 

Qualquer dúvida, deixem nos comentários.
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!