Especialidade de Computação 3 Respondida

Depois de tanto pedirem, aqui está a Especialidade de Computação 3.
Os planos para hoje eram diferentes. Hoje teria vídeo no canal e uma outra especialidade aqui, mas devido a tudo que aconteceu, só consegui trazer essa especialidade, mas é melhor do que nada, né?!

Especialidade de Computação III

1. Ter a especialidade de Computação II.
Caso você não tenha ainda, confere aqui.
2. Apresentar relatório de, no mínimo, 1000 palavras a respeito dos computadores de 3° geração.
Computadores de 3° Geração
A terceira geração inicia-se com a introdução dos circuitos integrados (transistores, resistores, diodos e outras variações de componentes eletrônicos miniaturizados e montados sobre um único chip) aos computadores. Após o surgimento desses circuitos, no final da década de 50, eles foram aprimorando-se até chegar ao estágio de adaptação aos computadores. Os custos de produção de um computador começavam a cair, atingindo uma faixa de mercado que abrangia empresas de médio porte, centros de pesquisa e universidades menores.
Esteve presente na terceira geração outros fatores como expansão da capacidade de memória, a criação do Unix e do IBM/360, os avanços nos periféricos de entrada e de saída do computador (teclado, terminal de vídeo, disco magnético), a multiprogramação, entres outros.
 
Circuitos Integrados
Jack Kilby desenvolve no laboratório da Texas Instruments, Inc., um pequeno dispositivo de cristal denominado CI (Circuito Integrado) que reunia componentes como transistores, resistores e capacitores. Os CIs, muito menores que os transistores se mostraram muito eficientes, mais baratos, com baixo consumo de energia, processamento mais rápidos e dissipavam menos calor, uma larga vantagem sobre os componentes discretos, por tal feito Kilby recebeu no ano de 2000 o prêmio Nobel de Física.

Com o surgimento dos CIs inicia-se uma nova tendência na organização dos computadores, placas de circuitos passaram a ser desenhadas para receber tais componentes também conhecidos como chips, possibilitando uma redução drástica nas dimensões e peso dos equipamentos e aumentando a sua capacidade de processamento.

Os primeiros computadores a usarem circuitos integrados foram os modelos B3500 e o B3600 produzidos pela Burroughs Corporation e os computadores da linha IBM System/360, compatíveis em nível de software, que foram um sucesso na época, vendendo milhares de K350.
IBM/360
Em 1964, a IBM lança o IBM/360, cuja série marcou uma nova tendência na construção de computadores com o uso de CI (circuito integrado), ou pastilhas, que ficaram conhecidas como Chips. Esses chips incorporavam, numa única peça de dimensões reduzidas, várias dezenas de transistores já interligados, formando circuitos eletrônicos complexos.
Tinha uma capacidade memória base de 32K bytes. A memória era construída com toros de ferrite (óxido de ferro). É o primeiro computador IBM que podia ser comandado a partir da digitação de caracteres numa máquina de escrever (Selectric typewriter console), visível na fotografia. A grande inovação em periféricos era a possibilidade de se lhe conectarem unidades de disco magnético.
UNIX
A década de 1960 não foi marcante apenas por lutas populares que sacudiram o mundo, mas também para o mundo dos computadores, mais especificamente dos sistemas operacionais (SO). É nos anos 60 que surge o embrião do Unix, o pai de praticamente todos os SOs existentes hoje em dia.
Unix é um sistema operacional criado por Kenneth Thompson após um projeto de sistema operacional não ter dado certo. O Unix foi o primeiro sistema a introduzir conceitos muito importantes para SOs como suporte a multiusuários, multitarefas e portabilidade.
Além disso, o Unix suporta tanto alterações por linhas de comando, que dão mais flexibilidade e precisão ao usuário, quanto definições via interface gráfica, uma opção normalmente mais prática e menos trabalhosa do que a anterior.
Sua história volve aos anos de 1960, quando Thompson, Dennis Ritchie e outros desenvolvedores se juntaram para desenvolver o sistema operacional Multics nos Laboratórios Bell da AT&T. A ideia era criar um sistema capaz de comportar centenas de usuários, mas diferenças entre os grandes grupos envolvidos na pesquisa (AT&T, General Eletronic e Instituto de Tecnologia de Massachusetts) levaram o Multics ao fracasso. Contudo, em 1969, Thompson começou a reescrever o sistema com pretensões não tão grandes, e aí surge o Unics.
O passo seguinte foi um retoque no nome e ele passa a se chamar Unix. Em 1973, com ajuda de Dennis Ritchie, a linguagem empregada no sistema passa a ser a C, algo apontado como um dos principais fatores de sucesso do sistema. Atualmente, uma série de SOs são baseados no Unix, entre eles, nomes consagrados como Gnu/Linux, Mac OS X, Solaris e BSD.
Computação meio fio
Esses computadores foram fortemente usados pelos governos estadunidense e soviético durante a Guerra Fria para projetar misseis, aviões e decodificar códigos e mais ainda durante a Corrida espacial.
O Projeto Apollo tinha computadores de bordo com capacidade de processamento quase igual a de um relógio digital. O AGC (Apollo Guidance Computer), possuia aproximadamente 4100 circuitos integrados e uma velocidade de processamento de 1024MHz. Ele foi usado no sistema de navegação e tinha total controle sobre os demais sistemas da nave.
Lei de Moore
Em 1965, juntamente com a evolução dos circuitos integrados, surge uma lei que iria estabelecer uma pseudo-regra para a evolução de computadores, a Lei de Moore, criada por Gordon Moore. Tal lei dizia que o número de transistores dos chips dobraria a cada 18 meses, mantendo o mesmo custo.
 
Outras melhorias
Com a terceira geração dos computadores, surgiram os teclados para digitação de comandos. Monitores também permitiam a visualização de sistemas operacionais muito primitivos, ainda completamente distantes dos sistemas gráficos que conhecemos e utilizamos hoje.
Houve também o emprego de materiais de silício, com condutividade elétrica maior que a de um isolante, mas menor que a de um condutor, foi chamado de semicondutor. Esse novo componente garantiu aumentos significativos na velocidade e na eficiência dos computadores, permitindo que mais tarefas fossem desempenhadas em períodos de tempo mais curtos.
Apesar das facilidades trazidas pelos semicondutores, os computadores dessa geração não foram reduzidos, sendo que um dos modelos de mais sucesso (o IBM 360, que vendeu mais de 30 mil unidades) chegava a pesar mais do que os antecessores. Nessa época (final da década de 1970 e início da década de 1980), os computadores passaram a ser mais acessíveis.
Outro grande avanço da terceira geração foi a adição da capacidade de upgrade nas máquinas. As empresas poderiam comprar computadores com determinadas configurações e aumentar as suas capacidades de acordo com a necessidade, pagando relativamente pouco por essas facilidades.
3. Defina os seguintes temos:
Placa de circuito
Foram criados em substituição às antigas pontes de terminais onde se fixavam os componentes eletrônicos, em montagem conhecida no jargão de eletrônica como montagem “aranha”, devido a aparência final que ele tomava, principalmente onde existiam válvulas eletrônicas e seus múltiplos pinos terminais do soquete de fixação. Eles mecanicamente suportam e eletricamente conectam componentes eletrônicos usando trilhas, pads e outros gravados em folhas de cobre laminado em um substrato não condutor.
Modem Interno
São construídos na placa-mãe ou uma placa de circuito que se conecta a um slot de expansão dentro de um computador.
Modem externo
usado para conexão Internet com o seu computador usando como meio de comunicação uma linha telefônica
Aparelho de multimídia
São equipamentos que criam uma interação entre o usuário e o microcomputador que ele opera.
Porta paralela
Serve para fazer a interface entre o computador e os periféricos passíveis de serem conectados ao pc, como impressoras, scanners, câmeras, entre outros.
Porta Serial
É uma porta de comunicação utilizada para conectar pendrives, modems, mouses, algumas impressoras, scanners e outros equipamentos de hardware. Na interface serial, os bits são transferidos em fila, ou seja, um bit de dados de cada vez.
4. Durante a manutenção, que equipamentos e técnicas devem ser utilizados a fim de proteger os componentes do computador dos danos causados pela energia estática?
Desligue o computador completamente, certificando-se de que desativou a energia diretamente na fonte; Antes de tocar em qualquer componente de hardware, encoste suas mãos na carcaça do gabinete (lembrando que ele está conectado ao fio-terra) para que a energia seja descarregada; Caso você demore a efetuar a manutenção (ou saia do ambiente para fazer outras atividades), vale repetir a dica acima.
Além disso, encostar as mãos no gabinete a cada 15 minutos pode evitar problemas com a energia eletrostática; repare sua mesa de trabalho. Prefira usar mesas de madeira que não contenham componentes metálicos; Mantenha acessórios plásticos e metálicos longe da área de trabalho; Não deixe seu celular ou outros telefones por perto; Não trabalhe sentado em uma cadeira com rodinhas.
É melhor trabalhar em pé e garantir a segurança dos componentes de hardware; Controlar a umidade do ambiente é importante, mas, se você não tem como fazer isso, procure trabalhar em dias em que ela não esteja muito baixa. Caso a umidade esteja muito alta, abra as janelas na hora de trabalhar; Se você trabalha com isso todo dia, vale adquirir uma pulseira antiestática. Ajuste-a firmemente a seu pulso e conecte-a na parte metálica do gabinete; etc.
5. O que significa Backup (copia de segurança)? Por que é importante fazê-lo?
É um termo inglês que tem o significado de cópia de segurança. É frequentemente utilizado em informática para indicar a existência de cópia de um ou mais arquivos guardados em diferentes dispositivos de armazenamento. Se, por qualquer motivo, houver perda dos arquivos originais, a cópia de segurança armazenada pode ser restaurada para repor os dados perdidos.
6. Utilizando um editor de planilha eletrônica, fazer uma planilha de custos de sua casa, relatando as despesas e receitas de um mês.

Item prático.
Use o excel, é bem fácil. Se não tiver ele no computador, use pelo hotmail. Caso tenha dúvidas, me chama lá no instagram do blog e eu te ajudo.
7. O que significa banco de dados?
São um conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares, etc.
8. O que significa compatibilidade de equipamentos e versões?
Compatibilidade de equipamentos e versões é por exemplo quando você tenta baixar o editor Imovie em um computador desktop comum, sendo que ele só funciona nos computadores da MAC ou quando você tenta baixar o photoshop/lightroom em um computador pouco potente, você precisa adquirir as versões mais antigas para que eles rodem no seu computador.
Resumindo, significa que seu equipamento precisa atender aos requisitos que determinadas versões (de programas, jogos, etc) pedem, se não, não haverá compatibilidade e quando algo não tem compatibilidade a tendência é a rejeição, no caso, você irá ficar sem o determinado software.
9. Como computadores podem estar conectados num escritório ou empresa? Quais os tipos de redes existentes?
Através das redes de computadores, podem ser definidas como um conjunto de equipamentos, que além de compartilhar dos mesmos recursos, também podem trocar informações entre si.
Os formatos mais comuns de redes de computadores são: LAN; CAN; MAN; WAN; RAN; PAN; SAN; VLAN; WLAN; WMAN; WWAN.
10. Descrever 3 opções atuais para as seguintes áreas:
a) Editores de texto: Word, Visual Studio Code e Atom.
b) Planilhas eletrônicas: Excel, Calc e Spreadsheet.
c) Banco de dados: Apache, Caché e Dataflex.
d) Linguagem de programação: Perl, PHP e Java
e) Editores de imagem: CorelDraw, Photoshop e Lightroom.
f) Editores de som e multimídia: Sony Vegas, Wondershare Filmora e Premiere.
Especialidade enviada por uma desbravadora com apenas algumas alterações feitas por mim. Obrigada, Thayres !