Como fazer um sermão

Se você está fazendo ou pretende fazer a Especialidade de Arte de Pregação Cristã, você precisa aprender como fazer um sermão. Mas se você só quer levar o evangelho por meio da pregação, continua comigo também, porque o intuito aqui é te ensinar e garantir que você não vai cometer os mesmos erros que eu cometi.

Porque quando eu fui pregar pela primeira vez cometi todos os erros possíveis na hora de fazer o sermão (lá no instagram @curtiebloguei eu te explico isso melhor) e fico pensando, porque meu diretor deixou eu ir adiante com AQUELE sermão, mas fica tranquilo, estou aqui para te auxiliar.
Agora quero te mostrar como é simples montar um sermão, mesmo que muitos te façam pensar que é um bicho de sete cabeças, acredite na tia Gabi, é simples.
O primeiro passo é escolher um tema e para isso você precisa pensar, qual mensagem eu quero levar nesse dia?
Por exemplo, em uma das vezes que eu preguei, eu falei sobre aceitar o chamado de Deus, que todos temos um chamado, que a gente só precisava aceitar e deixar ser usados por Ele.
A partir do momento que eu defini a mensagem que eu queria passar, eu comecei a pensar na passagem bíblica que eu usaria, pois o sermão precisa ter, pelo menos, uma passagem bíblica.
 Escolhi êxodo 4:10 onde Moisés estava dando desculpas se baseando em suas limitações ao invés de aceitar seu chamado e confiar que Deus o capacitaria.
Agora partimos para o seguinte, você precisa montar o começo, meio e fim do seu sermão.

Inicialmente, eu li a passagem e fiz a introdução.
“Moisés estava dando desculpa, negando seu chamado, dizendo que não conseguia para um Deus que pode tudo, até mesmo capacita-lo. Ele não queria fazer o que Deus queria que ele fizesse, ele não confiou, olhou para si mesmo e suas limitações”.
Agora partimos para o inicio, onde vamos começar a desenvolver o assunto, você pode usar um exemplo real, como eu usei ou pode dar exemplos de situações aleatórias para gerar identificação, para que essa mensagem faça sentido para quem está ouvindo. (Essa parte é opcional, CASO TENHA um exemplo a ser dito, fale agora, caso não tenha, pula essa parte)
“Quantas vezes não fazemos igual Moisés, eu mesmo hoje quando fui chamada para pregar, pensei em muitas desculpas, porque estava pensando mais na minha dificuldade, ser tímida, do que na solução, confiar que se Ele me chamou, Ele vai me capacitar”.
Agora vamos para o meio, onde você vai se aprofundar nos tópicos, porque sim, você deve separar seu sermão em tópicos, assim fica mais fácil saber para onde ir, você deve traçar uma linha de raciocínio.
Meus tópicos.
1. Todos que escolhem confiar são usados e capacitados.
2. Mas como confiar em quem você nem conhece?
3. Relacionamento com Deus te leva a total entrega.
E agora partimos para o fim, a conclusão, o apelo.
“Não dê desculpas para Deus, não mais, Ele conhece tua capacidade e também pode te capacitar, deixe Ele te usar como instrumento para a obra.
Se você é uma pessoa tímida e não quer estar a frente, calma, não quero dizer que precisa estar na frente, existe muitas formas de ser usado por Deus, mesmo sendo uma pessoa tímida, esse foi o meu chamado, mas não significa que esse também será o seu.
Tome hoje a decisão de se entregar para Ele e diga “Senhor, eu aceito o teu chamado”.
E fim, terminamos a pregação. o/
Recapitulando, caso você tenha se perdido.
1. Escolha o tema e defina a mensagem central. (Tema/Mensagem central: Aceitar seu chamado)
2. Escolha as passagens bíblicas.
3. Faça a introdução do seu tema.
4. Dê um exemplo, caso tenha e caso faça sentido ter.
5. Separe sua sermão em tópicos para desenvolver o assunto.
6. Conclusão, apelo.
E ai, ficou claro? Conseguiu entender? Qualquer dúvida deixe aqui nos comentários e eu vou ter o maior prazer em te responder. Mas caso precise daquela ajuda marota, me chama lá no instagram do blog @curtiebloguei.
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!