Especialidade de Desidratação de Alimentos Respondida

Especialidade de Desidratação de Alimentos Respondida
Especialidade-de-Desidratacao-de-Alimentos-Respondida
Especialidade de Desidratação de Alimentos, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos, pois isso me ajuda bastante!

Especialidade de Desidratação de Alimentos.




1. O que é desidratação de alimentos? Quais suas vantagens?

R: Consiste em reduzir o seu conteúdo de água e de umidade para níveis muito baixos. Este processo inibe a deterioração dos mesmos, pois impede que microrganismos como bactérias e bolores cresçam e proliferem e que reações enzimáticas alterem a sua qualidade.
As vantagens são:
• Grande redução de peso e volume.
• Facilidade de transporte e armazenamento, pois não necessitam de refrigeração.
• Alto poder de concentração de vários micro nutrientes.
• Aproveitamento de partes (cascas, talos, etc) dos alimentos que concentram mais micronutrientes, como ferro, cálcio e potássio.
• A pectina – uma fibra encontrada nas frutas, nos vegetais e nas leguminosas – é preservada na desidratação e é uma importante aliada na dieta, pois em contato com o organismo transforma-se em um gel que dificulta a absorção de carboidratos e, consequentemente, de açúcares.
• Algumas pitadas nas refeições diárias garantem o dobro da quantidade nutricional de um legume fresco ou cozido.
• Permite dieta equilibrada com consumo de alimentos durante o ano todo.
• Grande versatilidade gourmet.
2. Relacionar e descrever, pelo menos, 3 maneiras diferentes de desidratar alimentos.
Desidratar ao Sol.
A maneira correta de fazê-lo é colocando os alimentos ao ar livre para que possa secar ao sol naturalmente. Devem-se colocar os alimentos sobre um pano para que não toquem diretamente o chão, procure deixá-los durante dois ou três dias aproximadamente e retire-os pela noite, assim não absorverão umidade.
Desidratar com forno.
Desidratar ao forno os alimentos pode ser um pouco mais complicado que o secado ao sol, já que dura um pouco mais o processo. Devem-se colocar os alimentos sobre uma bandeja e deixar o forno aberto, colocar um ventilador de frente para ceder a umidade que se gera no forno. Podemos secar frutas ou qualquer outro alimento, mas numa temperatura mais baixa, pois ao contrário queimará. Gire os alimentos a cada 20 minutos aproximadamente.
Desidratante de alimentos elétrico.
Estes aparelhos funcionam mediante o uso de calor e o ar seco: quebram a umidade dos alimentos e conservam todos os seus nutrientes naturais, exceto a água. Se você não possui um desidratante elétrico, pode criar um utilizando uma caixa de papelão e colocando dentro dela papel alumínio. Ao lado ponha uma lâmpada apontando para os alimentos que colocará sobre uma bandeja menor do que a caixa em seu interior procure fazer dois furos nas laterais de dentro da caixa para liberar calor. A lâmpada deverá apontar aproximadamente 2 horas para conseguir uma desidratação perfeita. Como nas vezes anteriores, não se esqueça de girar os alimentos a cada 30 minutos, neste caso.
3. Demonstrar como selecionar os alimentos para a desidratação.
Item prático.
Escolha apenas alimentos frescos e em bom estado de conservação, evitando os que se encontram danificados ou com algum sinal de deterioração.
4. Descrever como armazenar corretamente os alimentos desidratados.
R: Os sacos de plástico com fecho zip pode ser hermeticamente fechadas, bem como frascos com anéis de borracha e mecanismos de bloqueio de metal, recipientes de metal com tampas apertadas, pacote de home-frutas secas. Lugares frescos, secos e escuros são os melhores para o armazenamento.





5. Como se faz a reconstituição de alimentos desidratados?
R: Existem vários métodos de reconstituição de alimentos desidratados, incluindo imersão de alimentos em água ou suco, colocarem os alimentos em água fervente, cozinhar, ou usando um vaporizador elétrico.
6. Desidratar os seguintes alimentos e fornecer amostras para degustação:
Item prático.
(Você encontra orientações de como desidratar Frutas e Vegetais. É só descer até o final da página).
Veja secar ervas.
(Você encontra 5 formas de desidratar ervas).
Para a soja o modo de preparo é o normal, lavar e depois retirar toda a água, minha mãe usa peneira para ir amassando e tirando toda a água.
a) Fruta.
b) Vegetal.
c) Carne vegetal.
d) Ervas.
7. Reconstituir um legume, cozinhá-lo e apresentar amostra para degustação.
Caso não saiba como fazer, veja como reconstituir legumes secos.

Especialidade enviada por uma desbravadora, com algumas respostas acrescentadas por mim. Obrigada, Thayres! ♥

Se você também quiser enviar uma especialidade, o e-mail é araujogabrielle@hotmail.com 
Sites utilizados para responder a especialidade.
— ♥ —
Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!