Especialidade de Coração e Circulação Respondida

Especialidade de Coração e Circulação Respondida
Especialidade-de-Coracao-e-Circulacao-Respondida
Especialidade de Coração e Circulação, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos, pois a divulgação de vocês me ajuda muito a alcançar cada vez mais pessoas.

Especialidade de Coração e Circulação.


1. Quais são as estruturas que formam o sistema circulatório? Ilustrar e descrever as principais funções de cada uma.

R: O coração, é um órgão muito importante que tem como função bombear o sangue para todo o corpo, internamente ele é divido em quatro câmaras, as duas câmaras superiores são chamadas de átrios e as duas câmaras inferiores de ventrículos.
As artérias, conduzem o sangue para fora do coração, ou seja, para todo o corpo; as veias conduzem o sangue para dentro do coração; os capilares são as junções das artérias e das veias e tem como função as trocas de substâncias.
Ao sangue, líquido que circula em nossas artérias e veias cabe nada menos de quatro funções: recolher, nos alvéolos pulmonares e nas vilosidades intestinais, o oxigênio e demais alimentos de que necessitamos, e distribuí-los às células; receber, destas mesmas células, as substâncias de desassimilação por elas expelidas, e levá-las a órgãos especiais (pulmão, rins, etc.), que se encarregam de eliminá-las; estabelecer relações entre as várias partes do organismo, distribuindo por elas os produtos das glândulas de secreção interna; auxiliar o equilíbrio da temperatura, e do conteúdo em água, no organismo; contribuir para a defesa deste último.
Especialidade de Coração e Circulação Respondida
2. Descrever os tipos de vasos que compõem o sistema circulatório, ilustrando cada um deles.
Artérias.
As artérias são vasos do sistema cardiovascular, por onde passa o sangue que sai do coração, sendo transportado para as outras partes do corpo.
A musculatura das artérias é espessa, formada de tecido muscular bastante elástico. Permite, dessa maneira, que as paredes se contraiam e relaxem a cada batimento cardíaco.
As artérias se ramificam pelo corpo e vão se tornando mais finas, constituindo as arteríolas, que por sua vez se ramificam ainda mais formando os capilares.
Veias.
As veias são vasos do sistema cardiovascular que transportam o sangue das diversas partes do corpo de volta para o coração. Sua parede é mais fina que a das artérias e, portanto, o transporte do sangue é mais lento. Assim, a pressão do sangue no interior das veias é baixa, o que dificulta o seu retorno ao coração. A existência de válvulas nesses vasos, faz com que o sangue se desloque sempre em direção ao coração.
Importante destacar que a maior parte das veias (jugular, safena, cerebral e diversas outras) transporta o sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico. As veias pulmonares transportam o sangue arterial, oxigenado, dos pulmões para o coração.
Vasos Capilares.
Os vasos capilares são ramificações microscópicas de artérias e veias, que integram o sistema cardiovascular, formando uma rede de comunicação entre as artérias e as veias.
Suas paredes são constituídas por uma camada finíssima de células, que permite a troca de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico) do sangue para as células e vice-versa.
Especialidade de Coração e Circulação Respondida
3. Saber localizar os seguintes pontos de pulso: carotídeo, braquial, radial, inguinal e poplíteo. Saber aferir a freqüência de pulso de 2 pessoas, usando um dos pontos acima.
4. Registrar seu pulso em repouso, em seguida fazer exercícios (correr, nadar, subir escadas, etc.) por 10 minutos. Aferir novamente o seu pulso imediatamente e 5 minutos após o exercício. Fazer isso todos os dias por uma semana registrando seus resultados em um cartão ou gráfico. O exercício afetou os batimentos do seu coração?
Item prático.
5. Fazer um estetoscópio simples e escutar o coração de alguém.
Veja esse vídeo de como fazer um estetoscópio.
6. Quais são as 4 câmaras do coração? Quais são as suas 4 principais valvas? Ilustre.
• A valva tricúspide regula o fluxo do sangue entre o átrio direito e o ventrículo direito.
• A valva pulmonar se abre para permitir ao sangue fluir do ventrículo direito aos pulmões.
• A valva mitral regula o fluxo do sangue entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.
• A valva aórtica permite ao sangue fluir do ventrículo esquerdo à aorta ascendente.
Especialidade de Coração e Circulação Respondida
7. Qual é a diferença entre pequena circulação e grande circulação?
R: A pequena circulação, entre o coração e os pulmões, tem por fim arterializar o sangue.
A grande circulação sanguínea tem por fim levar sangue arterial aos vários órgãos, e, depois, recolher o sangue venoso ao coração.
8. Qual o nome dos vasos que irrigam o próprio coração? Qual o nome da principal artéria do corpo?
R: Artéria Coronária Direita e Artéria Coronária Esquerda. Artéria Aorta.
9. Listar, pelo menos, 5 coisas que ajudam a manter o sistema cardiovascular saudável. Pô-las em prática, caso você ainda não as pratique.
• Evite consumo de gorduras.
• Praticar exercícios.
• Evite o Estresse.
• Coma verduras.
• frutas e vegetais.
• Comer alimentos com fibras.
10. O que é colesterol e como ele está relacionado à aterosclerose?
R: O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo importante para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo e está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. Nosso corpo usa o colesterol para produzir alguns hormônios, tais como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.
A aterosclerose é provocada pelo acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes arteriais, responsáveis por levar sangue e oxigênio ao corpo. Esse acúmulo causa o estreitamento das artérias, prejudicando o fluxo sanguíneo.
11. O que é um eletrocardiograma e para que serve?
R: O eletrocardiograma é usado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo ao médico identificar arritmias cardíacas (alterações do ritmo do coração) e distúrbios na condução elétrica deste órgão.
12. Encontrar e memorizar 3 versos bíblicos que se referem ao coração.
“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” Mateus 6:21
“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” Salmos 51:10
“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119:11
13. O que é o sistema linfático? Quais as suas funções?
R: O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório. O sistema linfático também é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.



14. Descrever as principais estruturas do sistema linfático.
Linfonodos (gânglios linfáticos).
Chamados de nódulos linfáticos, os linfonodos são pequenos órgãos (com até 2 cm) presentes no pescoço, no tórax, no abdômen, na axila e na virilha. Formados por tecido linfoide e distribuídos pelo corpo, os linfonodos são responsáveis por filtrarem a linfa antes dela retornar ao sangue, além de atuarem na defesa do organismo, impedindo a permanência de partículas estranhas no corpo.
Linfa.
A linfa é um líquido transparente e alcalino semelhante ao sangue, que circula pelos vasos linfáticos, todavia não possui hemácias e, por isso, apresenta um aspecto esbranquiçado e leitoso. Responsável pela eliminação das impurezas, a linfa é produzida pelo intestino delgado e fígado, sendo transportada pelos vasos linfáticos num único sentido (unidirecional), filtrada pelos linfonodos e lançada no sangue.
Vasos Linfáticos.
Os vasos linfáticos são canais, distribuídos pelo organismo, os quais possuem válvulas que transportam a linfa na corrente sanguínea num único sentido, impedindo assim o refluxo. Atuam no sistema de defesa do organismo visto que retiram células mortas do organismo e transportam os linfócitos (glóbulos brancos) que combatem as infecções no organismo.
Baço.
Maior dos órgão linfáticos, o baço é um órgão de ovalado, localizado abaixo do diafragma e atrás do estômago. Ele é responsável pela defesa do organismo, na medida em que suas funções são: produção de anticorpos (linfócitos T e B) e hemácias (hematopoiese), armazenamento de sangue e liberação de hormônios.
Timo.
órgão localizado na cavidade torácica, próximo do coração. Além de produzir as substâncias como a timosina e a timina, o timo produz anticorpos (linfócito T), atuando, dessa maneira, na defesa do organismo. Curioso notar que o timo é um órgão que ao longo da vida diminui de tamanho.
Tonsilas Palatinas.
Popularmente, esses dois órgãos localizados na garganta, são conhecidos como amídalas ou amígdalas palatinas responsáveis pela seleção dos microrganismos que penetram no corpo, principalmente pela boca. Nesse caso, auxiliam no processo de defesa do organismo visto que produzem linfócitos

Especialidade enviada pela Thayres com apenas algumas alterações feitas por mim. Obrigada! ♥

Se você também quiser enviar uma especialidade o e-mail é araujogabrielle@hotmail.com
Sites usados para fazer a especialidade.