Especialidade de Mariposas e Borboletas Respondida

Especialidade de Mariposas e Borboletas Respondida
Especialidade-de-Mariposas-e-Borboletas-Respondida
Especialidade de Mariposas e Borboletas, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!

Especialidade de Mariposas e Borboletas




1. Que características podem ser usadas para diferenciar mariposas e borboletas?

R: A borboleta é diurna, e pousa com suas asas na posição vertical e nas antenas exibe “bolinhas” na extremidade. As mariposas são noturnas e pousam com suas asas na posição triangular como um telhado de uma casa.
2. Definir os seguintes termos:
a) Antena.
R: Filamento na cabeça
b) Ovo.
R: Estrutura expelida do corpo da mãe, que consiste no óvulo fecundado.
c) Larva.
R: É a lagarta lisa ou taturana cabeluda
d) Pupa.
R: Terceira fase do desenvolvimento da borboleta
e) Crisálida.
R: O mesmo que pupa de um lepidóptero (mariposas e borboletas)
f) Casulo.
R: Invólucro da larva da mariposa
g) Imago.
R: Fase adulta ou estágio reprodutor de um inseto.
3. Distinguir 3 espécies diferentes a partir de seus casulos.
Casulo do bicho-da-seda: Alongado, feita de seda enrolada.
Casulo de traça: Alongado, feito de madeira mastigada.
Casulo de aranha-de-jardim: Arredondado, feito de teia e suspenso por fios da sua teia.





4. O que é o pó colorido que fica grudado nas mãos ao pegar nas asas de uma borboleta ou mariposa? Examinar o pó da asa de uma borboleta ou mariposa com lentes de aumento e descrever o que foi observado.
R: Aquele pó que existe nas asas de borboletas e mariposas são minúsculas escamas e por isso são cortantes para tecidos mais frágeis e delicados, como os olhos por exemplo.
5. Que benefícios as mariposas e borboletas trazem ao homem e ao meio ambiente?
R: Borboletas e mariposas são agentes de polinização, então contribuem para manter a flora do local onde vivem. A polinização é importante para que arvores frutíferas consigam dar frutos e se reproduzir, isso é ótimo na agricultura. Borboletas são indicadoras da qualidade do ar, portanto, se onde você se encontra há muitas borboletas voando, quer dizer que o ar que você respira é aceitável, caso não veja muitas borboletas na sua cidade, podes ter certeza de que há muitas partículas de poluição pairando sobre a região.
6. Que danos as mariposas e borboletas podem causar? Em que estágio da vida elas podem causar danos? Citar 3 exemplos de mariposas e/ou borboletas que causem danos.
R: A mariposa-cigana (Lymantria dispar) é praga de plantações, a mariposa-do-café (Leucoptera coffela) causa ferrugem nas folhas do cafeeiro Automeris sp provoca queimadura e a taturana, cientificamente conhecida como Lonomia obliqua e, possui espinhos venenosos que, em contato com a pele podem causar sangramentos graves Elas causam danos na segunda fase da vida, quando larvas devoram as hortas e lavouras.
7. Que borboleta é famosa por seu ciclo migratório?
R: Borboleta-Monarca.
8. Completar um dos seguintes:
a) Montar uma coleção de mariposas e borboletas com 20 espécies diferentes. Sob cada espécime colocar uma etiqueta contendo local de coleta, data de coleta e nome do coletor. Em outra etiqueta, que deve ser colocada abaixo da primeira, identificar a ordem e a família de cada espécime coletado. (Ao cumprir este requisito, esteja certo de não estar infringindo nenhuma lei de seu país).
b) Fazer desenhos ou pinturas coloridas de 25 espécies de mariposas e borboletas. Os desenhos ou pinturas precisam ser do tamanho natural ou maior e em coloração natural. Identificar a ordem e a família dos espécimes retratados.





9. Descrever o ciclo de vida de uma mariposa ou borboleta e aprender uma lição relacionada com a ressurreição dos justos.
O desenvolvimento biológico é dividido em: ovo, lagarta, crisálida e adulta. A lição é que a lagarta corruptível dorme por um pouco de tempo em crisálida e surge então uma borboleta perfeita.

Especialidade enviada pelo João Vieira, obrigada! ♥

Se quiser enviar alguma especialidade também, o e-mail é araujogabrielle@hotmail.com
— ♥ —
Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!