logo do blog desbrava7

Especialidade de Higiene Oral Avançado Respondida

Especialidade de Higiene Oral Avançado Respondida
Especialidade-de-Higiene-Oral-Avancado-Respondida
Especialidade de Higiene Oral Avançado, se você não tem, vem conferir e não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Especialidade de Higiene Oral Avançado.


1. Ter a especialidade de Higiene oral.

Se ainda não tiver, veja Especialidade de Higiene Oral Respondida.
2. Saber identificar as seguintes partes do dente, descrevendo a função de cada uma: esmalte, dentina, polpa, gengiva, cemento e ligamento periodontal.
Cemento: O cemento serve diferentes funções: insere as fibras do ligamento periodontal da raiz e contribui para o processo de reparação após o dano da superfície radicular.

Ligamento Periodontal: Conectar o dente ao osso, o que deve ser feito de tal forma que o dente suporte as forças consideráveis da mastigação.

3. Descrever os seguintes problemas bucais:
a) Placa.
R: É uma camada grudenta e incolor de bactérias que constantemente são formadas em nossos dentes e na margem gengival. A placa contém bactérias que causam cárie e gengivite
b) Tártaro.
R: É a placa calcificada ou endurecida que se liga ao esmalte do dente e abaixo da margem gengival.
c) Gengivite.
R: É a inflamação da margem gengival que pode progredir e afetar os ossos que permeiam e suportam os dentes.
d) Periodontite.
R: É a fase da doença periodontal que teve início no processo inflamatório na gengiva (gengivite), e que se estendeu para os tecidos de suporte do dente.
4. O que é pasta profilática?
R: É a “pasta de dental”, indicada para utilização em procedimentos de limpeza, remoção de detritos, manchas, placas bacterianas, polimento, e como parte do tratamento profissional de profilaxia de cáries e doenças periodontais. Possui sabor refrescante e abrasivos adequadamente dosados.
5. Descrever como realizar a fluoretação, explicando cada um dos passos a serem seguidos.
R: A aplicação do flúor pode ser realizada de diversas formas, entre elas, uso de moldeiras, aplicação direta nos dentes e o bochecho. Após a aplicação é necessário ficar ao menos 30 minutos sem ingerir alimentos ou líquidos.
6. O que fazer quando há um trauma em um dente por ocasião de uma queda?
R: Recolher o dente extraído e apenas passar um na água para retirar os detritos que ficaram nele, nunca esfregar. Se possível colocar numa vasilha com água e levar rapidamente ao dentista para implanta-lo novamente. Caso tenha apenas quebrado, terá que fazer uma restauração.
7. O que causa sensibilidade nos dentes? Como este problema pode ser resolvido?
R: A raiz exposta de um dente não possui a camada de esmalte, como a coroa. As raízes possuem uma capa tênue chamada “cemento” que, quando perdida, deixa a dentina descoberta. A escovação excessiva ou o uso de um creme dental muito abrasivo também podem danificar o esmalte dos dentes e expor a dentina. Uma dieta muito ácida – como, por exemplo, uma dieta com muitas frutas cítricas, picles ou refrigerantes – pode provocar erosão e dissolver a superfície do dente. A primeira coisa a fazer é falar com o dentista. Ele pode ajudar, escolhendo o melhor tratamento existente. Também é importante conversar com o dentista se o problema não for hipersensibilidade da dentina (raiz) e o dente apresentar sensibilidade devido a um problema mais sério. Para tratar a hipersensibilidade dentinária, o dentista pode recomendar o uso de um creme dental, especialmente criado para dentes sensíveis.
8. Quais os cuidados adicionais na higiene bucal uma pessoa que usa aparelho ortodôntico deve ter?
R: O uso do fio dental é muito importante. Deve-se lançar mão do passa fio (uma agulhinha de plástico), que ajuda a passar o fio entre os dentes. O uso de bochechos com soluções fluoretadas (fluoreto de sódio a 0,05%, 1 vez ao dia, de preferência à noite, antes de dormir) auxilia na proteção do esmalte dos dentes e inibe a aderência de placa bacteriana. Essa solução não deve ser engolida.
9. Quais os cuidados adicionais na higiene bucal uma pessoa que usa prótese dentária deve ter?
R: Deverá procurar o seu cirurgião-dentista, para uma análise criteriosa para confecção de novas dentaduras. Além disso é importante fazer a higienização da prótese dentária, sempre que se alimentar, usando uma escova macia. NÃO use pó para polir, eles podem conter cáusticos alcalinos, ácidos ou partículas, os quais podem arranhá-la, sem falar que o acúmulo, de antigas partículas pode dar mal odor.
10. Criar uma História que ilustre as formas de prevenir a cárie dentária e apresentá-la, de forma criativa, a um grupo de crianças.
Item prático.

Especialidade enviada pelo João Vieira, obrigada! ♥

Se você também quiser enviar alguma, o e-mail é araujogabrielle@hotmail.com