Especialidade de Tie-dye Respondida

Especialidade de Tie-dye, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!

Especialidade de Tie-dye




1. Saber quais são os melhores tipos de materiais para se trabalhar com tie-dye. Saber como prepará-los para se iniciar os trabalhos.

Corantes diretos: A fixação do corante ocorre graças a um processo físico. Não há uma afinidade química com a fibra, por isso é necessário que se adicione no banho algum produto que torne o meio indesejável ao corante, forçando-lhe a aderir a intimidade da fibra.
O cloreto de sódio (sal de cozinha) torna o corante insolúvel, fazendo com que ele junte-se a fibra. Os corantes diretos são fáceis de encontrar em armarinhos e em lojas de artesanato. As marcas mais famosas são a Guarany e a Tupy.
Tinta para tecido: Encontrado com facilidade em lojas de artesanato, recomendamos os produtos da marca Acrilex. Ela disponibiliza basicamente duas linhas de tintas para tecido: a “Acrilex Tinta para Tecido”, que contém o produto em seu estado bruto, sendo necessário diluí-lo em água, e a linha “Acrilex Silk”, que já vem com o produto diluído, pronto para utilização.
Corantes reativos: O corante reativo é um produto especial para tecidos de fibras naturais. Ele vem em pó, concentrado, dilui-se em água e se fixa basicamente a por produto químico, o carbonato de sódio. Com ótima solidez, intensidade das cores, tem um bom preço e rende bastante. Infelizmente, essa categoria de corante não é muito famosa aqui no Brasil, a única linha comercial é a Colo[r]evoltion, da Guarany.
2. Qual a função da soda cáustica no tie-dye? Por quanto tempo o tecido deve ficar de molho?
R: O Carbonato de Sódio, ou Soda Ash, é o componente químico que faz ser possível a reação entre o corante e a camisa. A técnica é chamada de tingimento a frio, onde ao invés do calor o corante é fixado por este produto químico.
O tecido deve ficar de molho por 15 minutos.
3. Saber a função da ureia usada no corante.
R: A adição deste material na sua mistura pode fazer uma grande diferença no resultado final, pois proporciona uma melhor diluição do corante com a água, ocasionando cores mais fortes e vivas ainda em suas obras.
4. Quais equipamentos de segurança devem ser usados enquanto se tinge uma peça? Por quê?
R: Luvas e avental, para evitar o contato com o material e não manchar partes do corpo ou a sua roupa.
5. Quais são as 3 cores primárias?
R: Vermelho, azul e amarelo.
6. Descrever quais cores primárias de corante devem ser misturadas para dar origem às cores secundárias a seguir: laranja, verde e roxo.
Amarelo + Azul = Verde
Vermelho + Amarelo = Laranja
Azul +Vermelho = Roxo
7. Descrever o resultado de se misturar 2 cores secundárias.
Amarelo + Verde = Amarelo-esverdeado 
Amarelo + Laranja = Amarelo-alaranjado 
Azul + Verde = Azul-esverdeado 
Azul + Roxo = Azul-arroxeado
8. Usando um lenço de tecido e um marcador colorido, demonstrar 2 tipos diferentes de estampa que podem ser feitos em uma camiseta.
Item prático.
9. Depois de ver os resultados de diferentes combinações de cores no tecido, amarrar e tingir uma das seguintes peças: bandana, camiseta, capa de almofada, etc. Lembrar-se que não há 2 colorações idênticas, cada uma será única.
Item prático.
10. Demonstrar os itens tingidos ao seu instrutor.
Item prático.
Sites que usei para fazer a especialidade.
— ♥ —
Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!