Especialidade de Mamíferos Respondida

Especialidade de Mamíferos Respondida
Especialidade de Mamíferos, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!

Especialidade de Mamíferos




1. Em que dia da criação foram criados os mamíferos?


R: No sexto dia da criação. Gênesis 1:24- 31
2. Relacione 4 características de um mamífero.
1. São animais vertebrados.
2. Alimentam-se do leite de suas mães quando pequenos.
3. Glândulas mamárias.
4. Possuem dentes diferenciados (Incisivos, caninos, pré-molares e molares).
5. Presença de Pêlos.
6. Presença de Diafragma.
7. Presença de Glândulas Sudorípodas.
3. Apresente uma ou mais características peculiares de cada uma dos seguintes grupos de mamíferos e mencionar uma ou mais espécies de mamíferos encontradas em cada ordem:
a) Marsupialia: Os marsupiais (latim científico: Marsupialia) constituem uma infraclasse de mamíferos, cuja principal diferença com os placentários, é a presença, na fêmea, de uma bolsa abdominal, conhecida como marsúpio (do latim marsupium, do qual o nome da infraclasse deriva-se), onde se processa grande parte do desenvolvimento dos filhotes. A caixa craniana é pequena e estreita. Abrigando um cérebro relativamente pequeno e simples se comparado àqueles de mamíferos placentários de tamanho similar. O esqueleto pós-craniano dos marsupiais pode ser distinguido dos esqueletos de eutérios, primariamente, por meio dos ossos epipúbicos, os quais são projetados para frente a partir do púbis. Acreditava-se, que os ossos epipúbicos, eram uma característica única para a sustentação da bolsa (marsúpio); mas sabe-se atualmente que eles são um traço primitivo dos mamíferos, retido até mesmo em alguns poucos eutérios primitivos. A presença desses ossos epipúbicos é compartilhada com os monotremados. Ex: Canguru.
b) Sirenia: Em zoologia, os sirénios, sirênios, ou sirenídeos (latim científico Sirenia) pertencem a uma ordem de mamíferos marinhos herbívoros, de que fazem parte o dungongo e os manatins, por vezes apelidados de peixe-boi ou vaca-marinha.
Estes animais passam toda a sua vida na água e, para isso, têm várias adaptações: Os membros anteriores estão transformados em nadadeiras, os membros posteriores estão reduzidos a um pelvis vestigial, a cauda é alargada e achatada horizontalmente, formando um “remo”.
c) Xenarthra: O nome da ordem advém da estrutura das vértebras destes animais, bastante distinta dos restantes mamíferos. As vértebras dorso-lombares apresentam, além das articulações comuns, uma articulação acessória (xenartria). De um modo geral, os membros do grupo têm os dentes molares pouco desenvolvidos, o que lhes deu o nome popular de desdentados. Sua principal característica é a dentição incompleta. Alguns possuem molares, mesmo assim um pouco fortes. Os desdentados possuem garras nos dedos e geralmente tem movimentos lentos. O tamanduá e o tatu têm o focinho longo.
d) Primates: A ordem dos Primatas é um grupo de mamíferos que compreende os popularmente chamados de macacos, símios, lêmures. Como algumas características podemos citar: Cinco dígitos em nas mãos e pés, com polegar opositor; unhas nos dedos das mãos e pés; impressão digital; órbitas envolvidas em osso; visão em cores, estereopsia e alta acuidade visual; cérebro grande se comparado com tamanho corporal; duas glândulas mamárias em posição peitoral; geralmente, nasce um filhote por gravidez; gestação e infância longos; tendência a manter o tronco ereto levando ao bipedalismo.
e) Rodentia: São os roedores. A maior parte são de pequenas proporções, o camundongo-pigmeu Africano tem 6 cm de comprimento e pesa 7 g. Por outro lado, o maior deles, a capivara, pode pesar até 80 kg. Roedores são importantes em muitos ecossistemas porque se reproduzem rapidamente, servindo de alimento para predadores, são dispersores de sementes e vetores de doenças. Humanos usam roedores para testes laboratoriais, na alimentação e para obtenção de sua pele. Grupos comumente confundidos com roedores e erroneamente inclusos entre eles: Chiroptera(morcegos), Insectivora (ouriços, toupeiras), Lagomorpha (coelhos, lebres), Scandentia(tupaias) e Carnivora (Visons).
No grandioso grupo de roedores também estão: Ratos, Esquilos, Castores, Cutias e as Pacas.
f) Lagomorpha: Oslagomorfos (latim científico: Lagomorpha) constituem uma ordem de pequenos mamíferos herbívoros, que inclui os coelhos, lebres e ocotonídeos, na qual se incluem duas famílias: Leporidae (coelhos e lebres) e Ochotonidae (pikas). Os lagomorfos diferentes dos roedores por terem quatro incisivos na mandíbula superior, ao contrário dos roedores que têm apenas dois. São também quase estritamente herbívoros enquanto os roedores são em variadíssimos casos ornívoros. No entanto, à semelhança destes, os incisivos crescem durante toda a vida necessitando de uma continua atividade de roer alimentos fibrosos para prevenir um excessivo crescimento dos dentes.
g) Chiroptera: É a ordem dos morcegos. O morcego é um animal mamífero da ordem Chiroptera cujos membros superiores (braços e mãos) têm formato de asas membranosas, tornando-os únicos mamíferos naturalmente capazes de Alguns se alimentam de sangue e outros de frutos.
h) Carnivora: Oscarnívoros (latim científico: Carnivora) constituem uma ordem de animais mamíferos placentários, encontrados em quase todo o mundo. Suas características comuns são a presença de pés com quatro ou cinco dedos com garras, machos com báculo, dentes adaptados para cortar, com a presença de caninos fortes, cônicos e pontiagudos. Alguns carnívoros, como gatos e pinípedes, dependem inteiramente da carne para a sua nutrição. Outros, como guaxinins e ursos, dependendo do habitat local, são mais onívoros: o panda gigante é quase exclusivamente um herbívoro, mas também consome peixe, ovos e insetos, enquanto o urso polar subsiste principalmente de focas. Carnívoros tem dentes e garras adaptadas para capturar e mastigar a carne de outros animais. Muitos caçam em bandos e são animais sociais, dando-lhes uma vantagem sobre presas maiores. São caracterizados por possuírem um aparato carniceiro (dentes pré-molar superior e primeiro molar inferior com cúspides em forma de lâminas) que facilita a mastigação.
i) Pinnipedia: Ospinípedes constituem uma superfamília de mamíferos aquáticos, que inclui focas, leões-marinhos e morsas, embora em algumas classificações sejam super-famílias. Os pinípedes têm o corpo fusiforme e alongado. O maior membro do grupo é o elefante-marinho que pode atingir quatro metros e duas toneladas. A foca-das-galápagos é a menor, com 30 kg de peso e cerca de 1,2 m de comprimento. Exceto ao nerpa (Pusa sibirica) que habita no Lago Baikal, na Sibéria, todos os outros pinípedes vivem junto dos oceanos, onde se alimentam de cefalópodes e peixes.
j) Perissodactyla: Osperissodáctilos (do latim científico Perissodactyla) constituem uma ordem de mamíferos terrestres ungulados com um número ímpar de dedos nas patas, que inclui os cavalos, os tapires e os rinocerontes. O dedo médio é sempre maior que os outros e por ele passa o eixo do pé. Algumas espécies têm cornos, mas nesta ordem de origem dérmica, sem um núcleo ósseo, ao contrário dos artiodátilos, colocados sobre os ossos nasal ou frontal, em posição média. A parte anterior do crânio dos perissodátilos é alongada e possui uma série completa de grandes dentes (geralmente um total de 44), dos quais os molares e prémolares são hipsodontes nas espécies que pastam, como os cavalos, e braquidontes nas espécies que têm uma alimentação mais variada, como os tapires. Os perissodátilos têm um estômago simples, ao contrário dos artiodátilos, que o têm dividido em várias câmaras, e o seu ceco é grande e com divertículos, onde se dá uma parte da digestão bacteriana da celulose.
k) Artiodactyla: Osartiodáctilos constituem uma ordem de mamíferos ungulados com um número par de dedos nas patas. Incluem muitos animais com grande importância econômica para o homem, como o boi, a cabra, que, no Brasil, tem como maior criadora a região Nordeste, principalmente para a subsistência, o camelo e o porco, entre outros. A principal característica dos artiodáctilos é serem paraxónicos, ou seja, o plano de simetria do pé passa entre o terceiro e quarto dedos.
l) Cetacea: Oscetáceos (latim científico: Cetacea) constituem uma infraordem de animais marinhos, porém, pertencentes à classe dos mamíferos. O nome da ordem deriva do grego ketos que significa monstro marinho. Os cetáceos estão divididos em duas sub-ordens:
As baleias sem dentes (subordem Mysticeti) são caracterizadas pelas cerdas bucais, que são estruturas parecidas com peneiras localizadas na parte superior da boca e são feitas de queratina. As baleias utilizam as “cerdas” para filtrar plâncton da água. Elas compreendem as maiores espécies de animais.
As baleias com dentes (subordem Odontoceti) têm dentes e se alimentam de peixes e lulas. Uma habilidade notável deste grupo é a de localizar a suas presas por ecolocalização.
4. Relacione quatro mamíferos úteis e explicar sua utilidade ao homem.
Vaca: Dá leite, couro e carne.
Ovelha: Dá a lã.
Cão: Oferece companhia, segurança, meio de transporte, guia de cego, etc.
Tamanduá: Come cupins e formigas, equilibrando o meio ambiente.





5. Relacione quatro coisas que os mamíferos fazem e que são prejudiciais ao homem.
Rato: transmissor da peste bubônica e leptospirose
Porco: transmissor de traquinose e fogo selvagem, além de ser o principal vetor da tênia solitária.
Gato: Transmissor de raiva e micoses.
Raposas: Ataca os galinheiros. 
6. Relacione quatro mamíferos que são completamente aquáticos e indicar sua área de distribuição.
R: Baleia-azul, cachalote, orca, jubarte, golfinho e beluga (oceanos). Boto e peixe-boi (rios e água-doce).
7. Qual é o maior mamífero do mundo? Onde ele vive, como se alimenta e o que come?
R: Baleia-azul. Vive nos oceanos e se alimenta de plâncton que fica preso em sua barbatana.
8. Relacione oito espécies de mamíferos silvestres que você já observou e identificou pessoalmente na natureza.
Item prático.
9. Escrever ou contar uma história sobre “Mamíferos Silvestres que já observei”.
Item prático.
Especialidade enviada por e-mail por um desbravador, obrigada pela ajuda! ♥
Se você também quiser ajudar, manda para o e-mail araujogabrielle@hotmail.com
— ♥ —
Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!