Especialidade de Samambaias Respondida

Especialidade de Samambaias RespondidaSamambaias
Especialidade de Samambaias, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!

Especialidade de Samambaias




1. Qual a diferença entre as samambaias, árvores e flores?

R: As samambaias são diferentes das outras plantas porque não dão flores, nem sementes. A flor é a estrutura reprodutiva das plantas. A flor tem gametas masculino e feminino se unem através de fertilização para formar o fruto que contém as sementes utilizadas para multiplicar a planta. E a árvore é uma planta, independentemente do tamanho do que esta tem.
2. Onde fica o caule das samambaias? Que parte da mesma cresce acima da terra? Em que ambiente é mais viável uma samambaia crescer?
R: O caule é subterrâneo e se encontra na terra, elas crescem em rizomas que emitem raízes de espaço em espaço. Acima do solo crescem as folhas com os frondes. Os ambientes favoráveis para o crescimento são ambientes úmidos e com sombras.
3. Explicar como acontece a reprodução de uma samambaia. Localizar e descrever 3 tipos de soros a partir de 3 tipos de samambaias.
R: As samambaias e as avencas se reproduzem por meio de touceras e por soros. Na parte interior da folha surge os soros da cor da ferrugem, que contém os esporângios (estrutura produtora de esporos).
4. Como os esporos viajam da planta mãe para um novo local? Quanto tempo leva para um esporo se desenvolver em uma planta adulta? Demonstrar, através de fotografias ou ao natural, como as samambaias jovens são diferentes das samambaias adultas.
R: Abrem-se os esporângios e os esporos são espalhados pelo vento, encontrando condições favoráveis de germinarem. Cada esporângio se desenvolve numa lâmina chamada protólo, em cuja face é encontrado com um solo formando-se rizóides. Leva algum tempo para germinar conforme o ambiente.
5. Citar 3 tipos de samambaias que podemos utilizar como remédio medicinal.
R: Hyminófio – Obstringiste.
Polipodium – Mini fungos.
Adiantum – Bronquite.
6. Desenhar, fotografar e identificar, pelo menos, 10 tipos de samambaias contendo: Nome científico, classificação e onde pode ser encontrada.





7. Além das samambaias comuns, existem plantas semelhantes a samambaias que são conhecidas como licopódio e cavalinha. Ser capaz de reconhecer 2 licopodiáceas e 1 cavalinha. Explicar as suas semelhanças com as samambaias.
R: Samambaia-de-pendurar (Urostachys comans) é a licopodiácea mais comum, com caules pendentes e sinuosos, que se bifurcam em diversas alturas; ocorre no sudeste brasileiro e é cultivada em vasos.
A cavalinha (Equisetum sp.), da família das eqüissetáceas, possuem inflorescência em espiga, rizomas e caules fistulosos.
Sites que usei para fazer a especialidade.
— ♥ —
Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!



Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!