Especialidade de Primeiros Socorros Básico Respondida

Especialidade de Primeiros Socorros Básico Respondida
Especialidade-de-Primeiros-Socorros-Basico-Respondida
Especialidade de Primeiros Socorros Básico, nessa especialidade até eu sou investida, então se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!

Especialidade de Primeiros Socorros Básico


1. O que são primeiros socorros? Quais as suas finalidades?

R: Os primeiros socorros são a primeira ajuda ou assistência dada a uma vítima de acidente ou doença súbita antes da chegada de uma ambulância ou médico.
A finalidade dos primeiros socorros é preservar a vida, evitar o agravamento do estado da vítima é promover o seu restabelecimento.
2. O que é choque? Quais são os principais tipos? Quais as principais causas? Demonstrar o tratamento adequado aos choques hipovolêmico e anafilático.
R: O choque é uma situação que surge quando a quantidade de oxigênio no corpo está muito baixa e toxinas vão se acumulando, podendo causar lesões em vários órgãos e colocando a vida em risco.
O estado de choque pode surgir por diversas causas e, para cada caso, o choque tem uma definição específica, como choque anafilático, séptico ou hipovolêmico, por exemplo.
Anafilático: O tratamento é feito no hospital com adrenalina. Este medicamento irá atuar no organismo rapidamente paramédico deve incluir injeção de epinefrina e administração de oxigênio.
Hipovolêmico: O tratamento é feito através de transfusão sanguínea e/ ou administração de soro na veia, sendo fundamental para a causa do sangramento, ou a situação que leva a perda de líquidos.
3. Demonstrar a manobra adequada caso uma vítima esteja engasgada.
Item prático.
Caso a vítima esteja acordada, inicialmente pede-se para que ela tussa na tentativa de eliminar o corpo estranho. Segue-se a realização da manobra de Heimlich em pé como forma de de auxiliar a vítima a expulsar o que estiver abstruindo sua via área. Caso a vítima perca a consciência, realiza-se manobra específica com o paciente deitado.
4. Saber o procedimento adequado caso uma vítima esteja com hemorragia.
R: Em caso de hemorragia extrema, o melhor a fazer é colocar a pessoa deitada em uma superfície completamente reta, cobri-la com um cobertor e chamar o serviço de emergência o mais rápido possível. Se houver sangramento visível, ponha gases ou um pano limpo em cima do ferimento. O ideal é fazer pressão direta com a mão sobre o curativo até estancar a hemorragia. Depois de colocado o curativo não retire, mesmo que cesse o sangramento, pois ao removê-lo você poderá causar outra perda de sangue. Neste caso, você poderá acrescentar um novo curativo por cima do anterior e continuar a pressionar a região.
5. Saber o procedimento adequado para tratar uma vítima de envenenamento.
R: A primeira atitude a tomar perante uma situação de envenenamento é ligar imediatamente para a assistência médica e explicar a situação. Enquanto espera a assistência médica faça o seguinte:
– Não entre em contato com o produto que intoxicou ou envenenou a vítima;
– Coloque a vítima num local arejado; com ar puro e bastante oxigênio;
– Caso as roupas contenham o produto causador do envenenamento, retirá-la imediatamente;
– Deixar a vítima o mais confortável possível;
– Caso a vítima vomite, coloque-a de lado para ela não se engasgar no próprio vomito;
– Para facilitar a análise por parte da vítima, caso saiba o que causou o envenenamento indique as substâncias ao médico para que assim ele consiga avaliar da melhor forma possível a gravidade do caso.
6. Saber o procedimento apropriado para ajudar vítimas com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. Através de desenhos ou modelos, demonstrar a porcentagem de área corporal das seguintes partes do corpo: cabeça, membros superiores, membros inferiores, dorso, tórax e abdome.
R: Tratamento de queimaduras de 1° e 2° graus.
– Resfrie a queimadura usando água corrente fria (não gelada) sobre a área por 10 e 15 minutos;
– Não coloque curativos sobre as queimaduras, tomar um analgésico;
– Enrole levemente a área afetada com gaze seca e limpa e esteja atento(a) a sinais de infecção.
Tratamento de queimaduras de 3° grau.
– Ligue imediatamente para a emergência médica.
– Não remova qualquer roupa ou nada que esteja grudado à pele queimada;
– Aplique compressas frias sobre a área queimada por alguns minutos; esteja preparado (a) para tratar de coque em um vítima de queimadura grave e permaneça com a vítima até que a ajuda médica chegue.
7. Saber o procedimento adequado para auxiliar vítimas de queimaduras químicas.
R: Limpar a ferida, enxaguar completamente a área afetada; retire da região afetada qualquer coisa que possa irritar mais a pele e proteja a área queimada.
8. Saber que situações podem levar a um envenenamento por monóxido de carbono, e o resgate e técnicas de tratamento para este tipo de envenenamento.
R: Ligue para o 192 e dê socorro ao indivíduo machucado. Não faça pressão se os seguintes sintomas estiverem presentes: machucados nos olhos, se sangue ou fluído claro estiver vazando das orelhas ou nariz, se tiver pedaços visíveis de fragmento de ossos na área danificada, ou se possui deformidade aparente ou amassado em qualquer parte da cabeça. Se esses sintomas não estiverem presentes, remova cuidadosamente qualquer objeto na área do machucado e permita que a pessoa com o ombro levemente levantados, pegue um pano limpo e use-o para pressionar o ferimento, por fim, eleve a área da cabeça e dos ombros do ferido e aplique o gelo para diminuir o inchaço, enquanto espera ajuda médica.
9. Saber o procedimento adequado no tratamento de vítimas com ferimentos na cabeça.
R: Observar se não há hemorragias a serem estancadas. Levar o quanto antes ao hospital para se fazer exames de danos maiores (tomografias, raio-x, etc.). Não deixe a pessoa dormir antes de ir ao médico e diagnosticar, em casos de concussão, pode ser fatal.
10. Saber o procedimento adequado para auxiliar vítimas com ferimentos internos.
R: Chame por socorro médico. Enquanto você aguarda, procure colocar a vítima em uma posição confortável, protegendo-a do frio, não dê alimentos nem aqueça demais com cobertores.
11. Saber como prevenir infecções.
R: Os ferimentos de pele são portas de entrada para infecções diversas. Quando a pessoa se ferir, passe produtos anti-sépticos e proteja o local com bandagens.
12. Qual o tratamento adequado para picadas de cobra? Saber qual o centro de saúde referência em sua região.
– Dar apoio à vítima e levá-la para um serviço médico;
– Não remover o veneno por meios mecânicos, pois agrava o acidente;
– A vítima deve permanecer deitada e quieta;
– Lave a ferida com água e sabão;
– Manter a parte ferida abaixo do nível do coração, de forma que o veneno fique contido no local.
13. Qual o tratamento adequado para mordidas de animais? O que é raiva? Qual a classe de animais que podem transmitir a raiva?
R: A ferida deve ser bem lavada com água e sabão, deixando-se que a água escorra por alguns minutos sobre o ferimento. O sabão deve ser totalmente removido após a lavagem, para que não atrapalhe a ação do medicamentos. A conduta correta nos casos de mordidas de animais é encaminhar a vítima para um serviço de saúde para receber a orientação específica pois deve-se avaliar a espécie animal envolvida, as circunstâncias da mordida, o status imunológico do animal e o histórico de zoonozes, principalmente raiva, na região. Qualquer mamífero pode adquirir e transmitir raiva. No Brasil os reservatórios domésticos mais comuns são: cão, gato, gado e cavalo, e os do ciclo silvestre são: morcego, macaco, raposa e guaxinim.
14. Qual o tratamento adequado para picadas de insetos e aranhas?
R: Lavar o local com água e sabão. Poucos insetos são letais ao homem, como o causador da malária, chagas, muáse, dengue e febre amarela. Dentre as aranhas, somente três são letais no Brasil: armadeira, viúva negra e aranha marrom (mas só matam se a pessoa estiver com a defesa do corpo muito prejudicada).
15. Qual a diferença entre desidratação e insolação, e qual o tratamento adequado para cada um?
R: Desidratação: É a falta de água no corpo. Deixe a pessoa em local arejado, dê água aos poucos e certifique-se que a pessoa não há dia sem tomar água, pois a água pode ser prejudicial em grandes quantidades.
Insolação: É a a exposição excessiva ao Sol Retire a pessoa do Sol, afrouxe suas roupas, deixe-a em local arejada e em repouso.
16. Qual o procedimento adequado para uma pessoa que esteja com as roupas em chamas?
R: Abafar com um cobertor ou algo parecido. Não deixar a pessoa correr, pois piora a situação. Rolar no chão pode espalhar o fogo.



17. Quais são os princípios básicos para a prevenção de incêndios em sua casa?
R: Só ligue o gás quando for usar, mantenha produtos inflamáveis fora do alcance de crianças, mantenha as condições elétricas adequadas, não brinque com fósforo, esqueiros e vela, tenha extintores pela casa, etc.
18. Quais os princípios básicos de segurança em rios, mares e piscinas?
R: Não passar dos limites que lhe são impostos, não fazer brincadeiras de mau gosto, não fingir afogamento, não bancar o engraçadinho, não entrar na água antes de duas horas aós a refeição, estar acompanhado sempre que for nadar, etc.
19. Quais as maneiras de salvar uma vítima de afogamento, sem nadar?
R: Jogar uma corda, madeira ou algo que boie, para que a pessoa possa se segurar e não afundar.
20. Quais são os princípios básicos de segurança em questões de eletricidade?
R: Manter os fios em boas condições de uso, não sobrecarregar a tomada com vários aparelhos, passar fita isolante em todos os fios desencapados, cuidar para que as crianças não cheguem perto das tomadas e caixas de energia, saber quais são os fios e produtos elétricos recomendáveis para cada situação, não brincar com eletricidade, etc.
21. Como prevenir a intoxicação alimentar?
R: Manter os alimentos em boas condições, ler as embalagens e comer produtos dentro do prazo de qualidade, usar filtros para purificar a água, desconfiar de produtos com odor ou aparência alterada, etc.
Sites que usei para fazer a especialidade.