Especialidade de Futebol de Botão Respondida

Especialidade de Futebol de Botão Respondida
Especialidade de Futebol de Botão, se você não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos.

Especialidade de Futebol de Botão




1. Definir o que é o futebol de botão. Contar uma breve história de como esse esporte surgiu.

R: Futebol de botão foi criado por um brasileiro, no ano de 1930. Nesta época, o jogo era praticado com botões de roupas. Foi desenvolvido para ser praticado sobre uma mesa que tem aparência de um campo de futebol. Os botões fazem o papel dos jogadores que são movimentados através de uma palheta. Toda vez que o jogador for jogar a bola no gol, deverá avisar seu adversário para que ele posicione seu goleiro. No ano de 1988, o futebol de botão passou a ser uma modalidade esportiva.
Geraldo Cardoso Décourt, o criador da modalidade, inicialmente jogava com botões de madeira. Em seguida, passou a utilizar os plásticos. Desenvolveu o jogo como se fosse uma importante brincadeira para divertir a criançada. Não imaginava que ali estaria surgindo uma importante modalidade esportiva, que foi difundida e praticada em diversos países. Hoje, as regras e materiais da experiência brasileira atravessam as fronteiras e ganham adeptos em todo o mundo.
Décourt não se cansava de divulgar a modalidade e organizar eventos com a presença do futebol de mesa. Daí a sua grande popularização em tão pouco tempo. Regras foram sendo acrescentadas e o próprio material usado para executar o jogo que também foi se adequando. De 1930 a 1980 muitas mudanças foram implantadas.
2. Saber, pelo menos, 2 modalidades que podemos praticar com o futebol de botão.
R: Modalidade de 3 toques e modalidade de 12 toques.
3. Conhecer e explicar algumas regras básicas antes de iniciar uma partida de futebol de botão.
R: As regras básicas para se iniciar uma partida de futebol de botão são:
Constitui saída de jogo os dois lances iniciais e consecutivos, executados por dois jogadores de uma mesma equipe e feitos em direção ao campo contrário. Para a validade da saída de jogo, é necessário que:
a) A bola esteja posicionada na marca de saída.
b) Os dois jogadores encarregados da saída estejam dentro da metade do círculo central do lado de sua equipe, podendo ficar sobre a linha do círculo central sem poder ultrapassar a linha divisória e posicionados a uma distância mínima (da bola) de 1cm (tamanho da bola).
c) No primeiro arremesso, executado obrigatoriamente por um dos jogadores acima, a bola seja deslocada para dentro da metade do círculo central correspondente ao campo do adversário. Nesse arremesso a bola poderá ser deslocada apenas o mínimo perceptível e poderá permanecer tocando a linha central ou ficar sobre ela. Poderá, ainda, permanecer tocando a linha da circunferência do círculo central ou ficar sobre ela.
4. Fazer uma lista dos equipamentos necessários para a realização de uma partida de futebol de botão.
R: Para se realizar uma partida de futebol de botão deve-se ter os seguintes equipamentos:
O Campo (1):
O Goleiro (2): O goleiro terá o formato de um paralelogramo retangular, com as seguintes medidas máximas: 6,0cm de comprimento, 2,0cm de espessura e 3,8cm de altura.
Os botões (3): Os botões terão o formato cilíndrico ou tronco-cônico, tendo as medidas máximas de 6,0cm de diâmetro e 1,0cm de altura podendo sua face inferior ser lisa ou cavada e sua face lateral (chuteira ou bainha) apenas vertical ou somente inclinada.
A bolinha do jogo (4): A Bola é o disco de polietileno, geralmente nas cores amarela ou branca, com 1,0cm de diâmetro, 0,2cm de altura e 0,2 grama de peso, possuindo bisel em toda a extensão de ambos os lados de sua parte lateral, o que lhe confere o formato característico ou a bolinha onde tem todos os diâmetros do disco só que redonda igual a uma bola de futebol.
A trave (5): A trave do futebol de botão possui 11 cm de comprimento por 4.5 de altura.
5. Citar alguns tipos de matérias-primas que podem ser usadas na fabricação de uma peça de botão.
R: Atualmente as peças de botões são feitas de acrílico. Mas, em algum tempo atrás as peças de botão eram feitas de chifres de boi, nos anos 60 eram feitas de tampa de relógio, e nos anos 50 eram feitas de fichas de plástico que eram usadas também para a fabricação de fichas de cassinos.
6. Descrever os seguintes termos no futebol de botão:
a) Botonista.
R: O botonista é a pessoa que é o jogador do futebol de botão.
b) Batedeira.
R: Batedeira ou palheta é o objeto que serve para fazer você lançar o botão juto com a bola. 
c) Ônibus.
R: O ônibus do futebol de botão é simplesmente uma “caixinha” ou bolsa utilizado para o botonista fazer o transporte de seus botões.
d) Furada.
R: A furada é um botão acionado que vier a encostar-se na bola, sem contudo fazê-la mexer-se terá cometido a furada perdendo portanto a posse de bola para o adversário.
e) Lateral.
R: O lateral é cobrado pela equipe a que tiver direito, sempre mediante ao acionamento de um botão que impulsionará a bola. Ambos, botão e bola, deverão estar fora de campo de jogo, sob pena de reversão da cobrança, que no caso então pertencerá à equipe adversária. 
f) Pênalti.
R: Chama-se penalidade máxima a toda falta cometida dentro da área penal e que dê direito ao jogador adversário à cobrança de falta com tiro livre direto com a bola na marca penal para a execução que é obrigatória.
g) Tiro livre direto e indireto.
R: Só haverá tiro livre direto no campo de ataque nos casos de infrações e escanteios, devendo os mesmos serem anunciados anteriormente, ocorrendo a colisão de um botão em botão atacante adversário (encontrando-se em campo ou não) sem antes tocar na bola, acarreta o tiro livre direto.
Toda infração que não for penalidade máxima ou tiro livre direto será cobrado bem como as reposições de bola em jogo. São os seguintes os casos de tiro livre indireto:
a) tiro de meta;
b) cobrança de lateral;
c) saídas de fase ou após gol com a bola no centro de campo.
h) Falta.
R: Chama-se falta técnica a toda infração cometida do ponto de vista do juiz da partida. Toda falta será punida com tiro livre indireto.
i) Bola Prensada.
R: Entende-se por bola prensada quando, ao final de um lance, ela se encontrar colada a um determinado jogador, vindo a ser impulsionada no lance seguinte por jogador da equipe adversária.
7. Quanto tempo dura, em média, uma partida de futebol de botão?
R: A partida é jogada em dois tempos de 10 minutos cada. Não será permitido chute a gol se o técnico atacante tiver manifestado a intenção de chute a gol ao mesmo tempo ou depois do alarme de final da fase. Exceção para casos de pênaltis.





8. Qual a medida oficial da mesa para o futebol de botão? Fazer um diagrama demonstrativo do campo, citando as marcações e medidas que são necessariamente obrigatórias para a realização desse jogo.
R: A medida oficial da mesa do futebol de botão é de comprimento 1,84 m por 1,24 m de largura.
As demarcações internas do campo de jogo devem ser feitas com linhas bem visíveis, de largura não superior a 2 mm.
Cada setor do campo deve obedecer às seguintes medidas:
Grande área: 820 x 330 mm.
Pequena área: 380 x 110 mm.
Marca Penal: Distante 220 mm. da linha de gol e diâmetro de 10 mm.
Meia-Lua: Arco com raio de 183 mm com centro na marca penal
Quadrante de Corner: Raio de 20 mm com centro na junção das linhas
Grande Círculo: Raio de 183 mm.
Centro de Campo: Diâmetro de 10 mm.
9. Fazer e confeccionar um time completo de futebol de botão com qualquer material de sua escolha. Desenhar um emblema de identificação para seu time.
Você pode fazer seu próprio time usando tampinhas finas de garrafinhas de sucos ou de algumas pomadas, já para fazer os goleiros eu aconselho fazer de caixas de fósforos como podemos ver nos exemplos ao lado.
Para fazer um emblema de identificação de seu time você pode usar a criatividade que bem entender. Aconselho que você imprima seu emblema em um papel adesivo e em seguida recorte a figura e cole nos seus jogadores no meu caso eu preferi usar o símbolo do meu clube.
10. Participar de, pelo menos, uma partida ou se inscrever em uma competição de futebol de botão organizada pela sua região, fazendo um breve relatório do que ocorreu no(s) jogo(s).
Item prático.
Sites que usei para fazer a especialidade.
— ♥ —
Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!