Especialidade de Cidadania Cristã Respondida

Especialidade de Cidadania Cristã Respondida
Especialidade de Cidadania Cristã, foi o pedido do desbravador Andrey que participou de um joguinho que eu fiz lá no meu instagram @curtiebloguei, se você não me segue, vai lá seguir, que você pode decidir os próximos posts e até escolher especialidades ganhando os games que eu posto a qualquer hora do dia.
Mas agora chega de falar, ou melhor, de escrever, vem conferir essa especialidade!

Especialidade de Cidadania Cristã


1. Defina o termo Cidadania.

R: Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação).
A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.
2. Descrever as seguintes bandeiras:
a) Do seu país.
R: Brasil > cores verde, amarelo, azul e 27 estrelas brancas.
b) Do seu Estado.
Descreva as cores e simbolo da bandeira do seu estado.
c) Do seu Município.
Descreva as cores e simbolo da bandeira do seu município.
d) Dos Jovens Adventistas.
R: Vermelho e branco. No centro a logo do J.A com os 3 anjos atravessando o mundo.
 
e) Dos Desbravadores.
R: 2 quadrados azuis e 2 brancos alternados com o triângulo dos desbravadores no meio.
3. Pesquise e relate o significado das cores, símbolos, significado, curiosidades e história (se houver) das bandeiras do item 2.
Bandeira do Brasil.
A bandeira passou por diversas versões pra chegar até a atual.
Verde: simboliza a pujança das matas brasileiras;
Amarelo: representa as riquezas minerais do solo;
Azul: o céu;
Branco: a paz;
Estrelas brancas: representa cada estado brasileiro e o Distrito Federal;
A frase “Ordem e Progresso”: influência de Augusto Comte, filósofo francês fundador do positivismo.
Bandeiro do seu estado.
(Coloque tudo aqui)
Bandeiro do seu município.
(Coloque tudo aqui)
Bandeira dos Jovens Adventistas.
A bandeira da juventude adventista (JA) traz 3 trombetas. Elas simbolizam os 3 anjos de Apocalipse capítulo 14. O primeiro diz que devemos adorar aquele que fez a Terra, o mar, as águas e tudo o que há. É uma referência ao Deus que fez o mundo em 6 dias e santificou o sétimo. O segundo anjo diz que Babilônia, símbolo da igreja católica e seus ramos protestantes têm caído por crimes e pecados contra Deus e os homens e que devemos nos afastar desses movimentos. O terceiro anjo diz que aquele que receber a marca da Besta estará perdido e devemos aceitar o SELO DE DEUS simbolizado numericamente pelo número 7, ao invés do selo da besta, simbolizado pelo número 666. A marca da besta é um futuro boicote econômico e se refere a semana comercial de trabalho instituída pelas forças do mal (segunda-feira a sábado) em contraposição a semana que Deus estabeleceu (primeira-feira a sexta-feira) com sua marca de autoridade no sétimo dia.
As trombetas dentro do globo simbolizam que essas mensagens devem ser levadas ao mundo todo no poder da cruz, ou seja do evangelho. Esse é um movimento público e não secreto. Portanto ninguém poderá dizer que não foi avisado quando o fim chegar, ou seja, quando ocorrer a segunda vinda de Jesus com milhares de seus anjos.
Bandeira dos Desbravadores.
A bandeira do Clube de Desbravadores tem 90cm de altura por 135cm de largura. No meio da bandeira encontra-se uma insígnia A1 dos desbravadores (conforme descrita no Regulamento do Uniforme), medindo 30cm de altura por igual medida de largura.
Divide-se em 4 partes. Ao olhar para a bandeira o observador notará que as partes superior direita e inferior esquerda são brancas; as partes superior esquerda e inferior direita são azuis. O nome do Clube deve aparecer em letras destacadas na parte inferior direita.
4. Demonstrar como dobrar as bandeiras do Item 2. Explicar como e onde devem ser guardadas.
Caso não saiba como, veja aqui.
R: Devem ser guardadas em lugar que não mofe e não manche e dobrar direito para não amassar.
5. Saber quando as bandeiras podem e quando devem ser hasteadas.
R: As bandeiras são hasteadas ao som do hino nacional, ou do toque militar próprio para o momento.
6. Fazer o seguinte:
a) Explicar a razão para a existência do Hino Nacional.
R: O hino, coisa extremamente patriótica, tem a função de estimular a admiração de uma nação por seu território, povo e cultura, ou algo pertencente ao seu passado de que se tenha orgulho.
b) Selecionar e pesquise o significados das palavras do hino nacional que você não conhece.
Caso não conheça alguma palavra, veja aqui o significado.
c) Recitar a letra de memória.
Item prático. 
d) Cantar corretamente o hino nacional.
Item prático.
e) Recitar o hino dos desbravadores e explicar seu significado.
Item prático.
f) Recitar os ideais dos desbravadores e seu significado.
Item prático.
g) Explicar o significado da posição Maranata.
Item prático.
7. Explicar o significado da declaração que Jesus fez em Mateus 22:21: “Deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”
R: Em todas as épocas, o Estado necessita de imposto. Assim ele pode lhe dar segurança, saúde, etc. Os acusadores de Jesus queriam que ele dissesse que isso não devia ser feito. Mas Jesus conhece as leis dos homens e disse que devemos dar ao Governo o que é dele e dar a Deus o que é de Deus, no caso, os dízimos e as ofertas.
8. Por que as leis são importantes? Qual foi o objetivo de Deus ao nos dar a Lei? Por que um país precisa de leis?
R: As leis foram feitas para que haja organização na sociedade.
O objetivo de Deus foi desmascarar o pecado e apontar o Salvador (Entenda melhor lendo aqui).
Para poder definir os limites de cada individuo. Sem leis seria uma completa anarquia onde a ordem e o respeito seriam uma opção e não uma obrigação. Sem leis, sem ordem.
9. Pesquise a Constituição do seu país e liste, ao menos, 10 direitos importantes que ela assegura.
1. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza;
2. Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações;
3. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
4. Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
5. É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
6. É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou a imagem;
7. São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
8. A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito, desastre, ou para prestar socorro, ou,durante o dia, por determinação judicial;
9. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;
10. Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
10. Quais são os deveres mais importantes de um cidadão do seu país? Em que eles são semelhantes ou diferentes dos deveres de um cidadão do céu? O que fazer quando os deveres de um cidadão do seu país atrapalham a cumprir os deveres de um cidadão do Céu?
R: Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e o correto sejam colocados em prática.
Temos leis a seguir (por amor e não por medo ou obrigação), como cidadãos do céu, não merecemos por sermos pecadores, mas como cidadãos da terra, não merecemos o que temos, por conta da precariedade, como cidadãos da terra e do céu precisamos lutar pelo que é justo e correto.
Devemos nos manter firmes como Daniel e mesmo que nos ameassem jogar na cova dos leões, devemos seguir a lei de Deus.
11. Explicar o sistema de governo em seu país.
R: O sistema de governo usado pelo Brasil é o presidencialismo, onde, como o próprio nome diz, o nível de poder mais alto é o do presidente, seguido pelo vice-presidente, ministros, senadores, deputados federais, governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores. O presidencialismo é considerado um dos mais modernos regimes de governo onde a democracia (direito de todo cidadão participar, criticar e dar sugestões) é amplamente divulgada.
12. Fazer uma entrevista com uma autoridade pública (municipal, estadual ou federal) e perguntar-lhe sobre os deveres e atividades inerentes à sua função.
Item prático.
13. Faça uma pesquisa sobre uma pessoa famosa de seu país. Cite o que ela fez para se destacar diante da sociedade. Apresente o resultado da sua pesquisa de uma das seguintes formas:
Item prático.
a) Redação com, pelo menos, 1 folha.
b) Apresentação para os membros do clube com, pelo menos, 2 minutos de duração.
14. Fazer uma lista com, pelo menos, 10 itens de um dos seguintes:
Item prático.
a) Citações famosas de líderes de seu país.
Veja aqui.
b) Lugares históricos famosos em seu país.
Museu do Ipiranga, Palácio do Catete, Palácio no Planalto, Esplanada dos Ministérios, Ouro Preto (antiga Vila Rica), Porto Seguro, São Vicente, Palácio dos Bandeirantes, Fazenda do Ipanema, Congonhas do Campo, Pátio do Colégio (São Paulo), etc.
c) Eventos históricos muito conhecidos em seu país.
Veja aqui.



15. Descrever o que você pode fazer como cidadão para ajudar sua igreja e seu país.
Igreja: Não conversar nos cultos, participar das programações, não sujar ou depredar a Igreja, etc.
País: Não jogar lixo na rua, economizar energia, não depredar ou pichar propriedade pública, etc.
16. Pesquisar e explicar quais são os requisitos para um estrangeiro conseguir a cidadania em seu país.
Naturalização Ordinário, para quem tem permanência, mora no Brasil há quatro anos, sabe ler e escrever em língua portuguesa e não tenha condenação superior a um ano;
Naturalização Extraordinária, para quem mora no Brasil há quinze anos e não tenha condenação;
Naturalização Provisória, para estrangeiro admitido no Brasil durante os primeiros cinco anos de vida, estabelecido definitivamente no território nacional;
Transformação de naturalização provisória em definitiva, que é a solicitada até dois anos após o atingimento da maioridade;
Naturalização Especial por casamento com integrante do Serviço Exterior Brasileira em atividade ou com pessoa a serviço do Estado brasileiro no exterior;
Naturalização Especial por ser ou ter sido empregado em missão diplomática ou em repartição consular do Brasil.
Sites que usei para fazer a especialidade.