logo do blog desbrava7

Especialidade de Temperança Respondida

Especialidade de Temperança Respondida
Especialidade de Temperança, se você não tem, me faça o favor de conferir ela logo, mas não esquece de compartilhar com seus amigos!

Especialidade de Temperança Respondida




1. Memorizar e assinar o Voto de Temperança: “Consciente de que o uso do álcool e fumo e o uso de drogas não recomendadas por médicos não é compatível com um viver saudável, comprometo-me a não apenas me abster do uso dessas substâncias e viver de acordo com os princípios da Temperança Cristã, mas também a ajudar os outros a compreender e aceitar esse estilo mais saudável de vida”; ou criar seu próprio voto.

Item prático.
2. Decorar 3 citações em cada uma das categorias: Bíblia e Espírito de Profecia.
Item prático.
Bíblia.
a) Romanos 12:1, 2 
b) I Coríntios 10:31 
c) I Coríntios 6:19, 20 
d) Provérbios 20:1 
e) Gálatas 5:22, 23 
f) III João 2 
g) Um verso de sua escolha que ressalte a importância da temperança em nossa vida espiritual. 
Espírito de Profecia.
a) “A verdadeira temperança nos ensina a abstermo-nos inteiramente daquilo que é prejudicial, e usar com parcimônia apenas alimentos saudáveis e nutritivos.” Temperança, pág. 3. 
b) “A única alternativa saudável é não tocar, não experimentar e não lidar com chá, café, vinhos, tabaco, ópio e bebidas alcoólicas.” Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 428. 
c) “… a temperança por si só é o fundamento de todas as graças que vêm de Deus, o fundamento de todas as vitórias a serem alcançadas.” Temperança, pág. 201. 
d) “Uma vida pura e nobre, uma vida de vitória sobre o apetite e o desejo, é possível a todos que unirem a fraca vontade humana à onipotente e inabalável vontade de Deus.” Temperança, pág. 113. 
e) “O tabaco é um lento, porém maligno veneno. Em quaisquer das formas que é usado, depõe contra a constituição; e torna-se mais perigoso porque seus efeitos são lentos, e, à primeira vista, imperceptíveis.” – Medicina e Salvação, pág. 327, 328. 
f) Uma citação de sua escolha que ressalte a importância da temperança em nossa vida espiritual. 
3. Escolha e execute 3 das atividades abaixo:
Item prático.
(As atividades B, C e D são mais fáceis, você consegue cumprir os três fazendo um cartaz sobre o assunto)
a) Escrever e apresentar um discurso de 5 a 8 minutos sobre a temperança. 
b) Escrever um trabalho de 150 a 200 palavras sobre o álcool, tabaco, drogas ou forma física, e sobre seu comprometimento com um estilo de vida saudável. 
c) Escrever um verso sobre o tópico da prevenção das drogas. 
d) Desenhar/fazer um cartaz falando sobre os efeitos prejudiciais das drogas, tabaco e álcool. 
e) Realizar uma exposição sobre o perigo das drogas num shopping, biblioteca ou escola. 
f) Fazer um caderno de, pelo menos, 20 páginas, com anúncios antidrogas colados nas páginas do mesmo. 
g) Compartilhar com, pelo menos, 5 pessoas o que você conseguiu aprender a partir da lista acima, e convencê-los a assinar o Voto de Temperança (familiares mais próximos não podem ser incluídos). 
4. Sobre o Cigarro, Drogas e Álcool: 
a) Saber e explicar a razão por trás da advertência contida nos maços de cigarro: “Fumar é prejudicial à saúde”.
R: O câncer que mais mata no mundo é o do pulmão. O principal vilão é o cigarro, que também causa câncer na boca, na língua e todo o aparelho respiratório. Além de aumentar a predisposição ao infarto, diminui a capacidade física, etc. Por tudo isso, o Ministério da Saúde, preocupado com a massa que não sabe dos males (ou não quer saber) colocou um constante aviso aos que comprar esse mal.
b) O que é fumante passivo?
R: Fumante passivo é o não-fumante que convive com fumantes em ambientes fechados, ficando assim, exposto aos componentes tóxicos e cancerígenos presentes na fumaça ambiental do tabaco, que contém praticamente a mesma composição da fumaça tragada pelo fumante.
c) Pesquisar sobre quantas pessoas morrem anualmente no seu país vítimas do cigarro e quanto o governo gasta com a saúde de pacientes.
R: Tabaco mata 6 milhões de pessoas por ano, das quais mais de 600 mil são não fumantes, vitimas do fumo passivo. Doenças provocadas pelo fumo custam ao governo federal cerca de R$ 37 milhões por ano.
d) Pesquise sobre 4 dos seguintes ingredientes da fumaça do tabaco:
5. Cianeto.
7. Amônia.
e) Pesquisar sobre 2 das doenças relacionadas ao cigarro: 
2. Câncer.
4. Cirrose.
f) Pesquisar sobre quantas pessoas morrem anualmente no seu país vítimas do álcool, de acidentes ou em decorrência do uso exagerado.
R: Mais de 1.000 brasileiros morrem, por ano, vítimas de acidentes causados por excesso de álcool e cerca de 10% de todos os acidentes com vítimas, resultam de dirigir com excesso de álcool no sangue.
g) Pesquise quais os efeitos do tabaco, álcool e drogas na gravidez.
R: A bebida alcoólica é responsável pela Síndrome Alcoólica Fetal, que causa má-formação no feto. A criança nasce com nariz achatado, pálpebras pequenas, sem prega nasal, lábio superior muito fino e orelhas baixas. Além disso, o álcool acarreta problemas neurológicos, como déficit de atenção e hiperatividade. Os bebês nascem muito irritados, choram sem parar e chegam a tremer quando ouvem barulho. 
Bebês de mulheres viciadas em cocaína e crack nascem com síndrome de abstinência. Na grávida, a cocaína pode deixar a placenta baixa, podendo levar a hemorragias e sangramentos durante a gestação. A bolsa também pode romper precocemente e o bebê nascer prematuro. 
Além da síndrome da abstinência, o filho de uma viciada em crack e cocaína pode sofrer de taquicardia, hipertensão, alterações comportamentais e dificuldade no aprendizado escolar na primeira infância.
h) Leia o capítulo “Estimulantes e Narcóticos,” no livro Medicina e Salvação (de Ellen White). Ser capaz de discutir com seus desbravadores (ou unidade) sobre o que aprendeu.
Item prático.





5. Estude as fontes abaixo:
Relacione 3 coisas que contribuem para a temperança e boa saúde, além, é claro, de abster-se de coisas prejudiciais. Faça um breve resumo.
6. Dramatizar em uma reunião do clube, acampamento ou evento que o clube venha a participar, o que você faria se:
Item prático.
a) Seu melhor amigo lhe pedisse para experimentar um cigarro? 
b) Um colega de classe lhe oferecesse dinheiro para vender maconha? 
c) Um parente mais velho lhe oferecesse um gole de cerveja? 
d) A fumaça do cigarro de um estranho o estivesse incomodando? 
e) Um amigo o convidasse para fumar maconha? 
f) Você fosse a uma festa com um amigo, ele ficasse bêbado e insistisse em dirigir na hora de voltar para casa? 
7. Pesquise sobre as leis anti-fumo e anti-álcool criadas pelo governo do seu país. Faça um pequeno relatório sobre sua pesquisa.
Item prático.
Sites que usei para fazer a especialidade.
— ♥ —
Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário e não esquece de compartilhar com seus amigos!
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!