logo do blog desbrava7

Especialidade de Sonoplastia Respondida

Especialidade de Sonoplastia Respondida
Especialidade de Sonoplastia, essa eu tinha na lista faz um tempo, ela é bem fácil e acredito que todo mundo já fez parte da sonoplastia da igreja, né? Então, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!

Especialidade de Sonoplastia




1. Defina o que é sonoplastia.

R: Sonoplastia é a comunicação pelo som. Abrangendo todas as formas sonoras – música, ruídos e fala, e recorrendo à manipulação de registros de som, a sonoplastia estabelece uma linguagem através de signos e significados. 
2. Quais as qualidades de um sonoplasta?
R: Para ser um bom técnico de áudio, evidente que é necessário ter domínio sobre os equipamentos utilizados. Quanto mais o operador soube, melhor ele será. Entretanto, há algumas qualidades inerentes à pessoa do operador que também são necessárias para que tudo funcione bem, são elas: Responsabilidade, dedicação, compromisso/comprometimento, pontualidade, paciência, planejamento, atenção, zelo e organização.
3. Conhecer e mencionar a utilização dos equipamentos a seguir:
a) Mesa de som.
R: A mesa de som é o principal componente do sistema. Nela nós misturamos todos os sinais, mas principalmente, além de misturar, nós controlamos essa mistura equilibrando os volumes da maneira correta e regulando o sinal de cada canal para ter-se o melhor resultado possível.
b) Microfone.
R: O microfone recebe a energia acústica que incide sobre o seu diafragma e o “traduz” em energia elétrica capaz de trafegar pelos cabos e ser processado e amplificado pelos aparelhos.
c) Multicabo(medusa).
R: Não passam de extensões, que atuam na distribuição dos sinais de áudio, conduzindo os sinais das fontes sonoras entre a mesa e o púlpito. A função é básica, mas se falhar, compromete toda a sonorização.
d) Equalizador.
R: É um aparelho de som empregado para se fazer a equalização paramétrica, isto é, alterar parâmetros que por sua vez alteram a curva de resposta em frequência em Quilo hertz do sinal de áudio.
e) Retorno.
R: A caixa de retorno são caixas que ficam ao lado oposto da posição que está a caixa acústica, proporcionando umas melhor sonorização a quem está a traz da caixa.
f) Compressor.
R:  O compressor é utilizado para o controle da amplitude total do som.
g) Caixa acústica.
R: Uma das funções de uma caixa acústica é combinar de forma adequada a resposta dos alto-falantes e suas sensibilidades afim de que a reprodução de todas as frequências seja alcançada.Além disso, a caixa acústica interage com os alto-falantes de grave para permitir e “controlar”a reprodução das baixas frequências.
4. Qual a função de uma mesa de som? Utilizando a mesa de som de sua igreja, mencionar suas principais entradas e saídas e dizer o que o que faz cada botão.
Item prático.
R: No contexto de uma mesa de som, estes controles tem a função de dar ao operador condições de ajustar o som de uma voz ou instrumento de modo que ele pareça o mais natural possível corrigindo deficiências ou características de timbre que impedem que seja bem percebido
5. Quais os tipos de cabos mais utilizados na sonoplastia? Defina o uso de cada um.
Paralelo: O cabo paralelo deve somente ser empregado entre a saída dos amplificadores e as caixas de som. Ele serve como uma extensão, levando o sinal do som às caixas.
Coaxial Simples: Sua função é interligar microfones e aparelhos. Por ter apenas um condutor central acaba tendo muitas interferências.
Coaxial Duplo (ou balanceado): Nos cabos balanceados a malha envolve dois condutores centrais, um encarregado de carregar o sinal positivo e outro uma cópia invertida deste. Estes sinais acabam sendo recebidos na entrada dos aparelhos balanceados que extraem somente o sinal original – isento de interferências.
6. Quais os tipos de microfones mais utilizados em igrejas.
R: Dinâmico ele utiliza uma bobina móvel e um conjunto magnético para converter o som em sinais elétricos. É o tipo mais utilizado de microfone por seu baixo preço e robustez.
Capacitivo são microfones de alta-qualidade e excelente resposta de frequências, produzindo um som claro e bem definido. Não são frequentemente utilizados em sonorização por seu alto preço e fragilidade no manuseio.
Omnidirecionais – Captam o som da fonte não importando a direção em que este chegue a sua cápsula.
Bidirecionais – Captam o som igualmente no eixo da cápsula (0º e 180º), rejeitando o som que chega a 90º e a 270º.
Cardioides – Captam com maior eficácia os sons emitidos na sua frente. À medida que a fonte sonora se desloca do eixo central do microfone, sua captação é reduzida. Desta forma, sons vindos de trás não são captados ou são captados com pequena intensidade.
7. Cuidados com o microfone.
Nunca deixe que ele caia no chão, a cápsula do microfone é algo frágil, e se amassada, estraga a sonoridade do mesmo;
Evite tapar a capsula com as mãos, quando não estiver cantando, pois gera microfonia, e quando estiver cantando, atrapalha a articulação da fala;
Nunca bater com a mão no microfone, nem assoprar, nem assobiar;
Não use o microfone muito perto da boca por questões de cuidados e também de higiene;
Sempre que terminar o culto guarda-lo para que não fique exposto;
Enquanto não o estiver usado deixa-lo no colo, caso não tenha suporte (evitar deixa-lo no chão);
O microfone é seu amigo então lembre-se de ter muito cuidado com ele; 
8. O que é equalização?
R: Equalização significa alterar a resposta de frequência de um sistema para corrigir a resposta das caixas acústicas e do ambiente ou para criar um efeito específico no timbre do som.Um sistema bem equalizado também estará menos propenso à microfonia, pois quando um sistema apresenta maior resposta em uma determinada frequência, é nessa frequência que ocorrera primeiramente a oscilação regenerativa. 





9. Qual a função de um compressor?
R: Os compressores são usados para o controle da amplitude total do som. Um compressor atua diminuindo as diferenças de amplitude em um sinal de áudio. Os sons que estiverem muito altos ou muito baixos serão respectivamente abaixados e aumentados. 
10. Como se da a microfonia e como evita-la?
R: Microfonia é a realimentação de áudio que ocorre quando um microfone capta o som do dispositivo que emite o som do próprio microfone. Em geral, esta realimentação provoca um ruído de alta frequência (agudo). 
11. Qual a importância de se possuir um cronograma do culto para poder operar o som?
R: Cronograma é o controle do programa em detalhes por etapa. O Cronograma é importantíssimo em qualquer culto e programações. O sonoplasta deve exigir para o ancião do mês ou para o organizador do programa. Nele teremos a base dos tempos, momentos de musicas, quantidade de microfones que precisará ligar, volumes,quem irá falar.
12. Operar a mesa de som em, pelo menos, 2 programas, sob orientação do sonoplasta de sua igreja.
Item prático.
13. Auxiliar a equipe de sonoplastia da sua igreja por, ao menos, 3 meses.
Item prático.
Sites que usei para fazer a especialidade.
— ♥ —
Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários.
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!