Especialidade Resposta a Emergências e Desastres - Avançado Respondida - Desbrava7 | Especialidades Respondidas | Desbravadores

Especialidade Resposta a Emergências e Desastres - Avançado Respondida

em 26/04/2018

Antes de ir conferir a Especialidade de Resposta a Emergências e Desastres Avançado Respondida, leia com atenção a seguir:

1. Não entregue o relatório sem estudar, eu facilito vocês, mas a intenção nunca foi investir pessoas que não merecem ser investidas.

2. No final da página se encontra todas as fontes de pesquisa, para se aprofundar mais sobre os assuntos, dê uma olhada.

3. Revise as respostas, nem sempre acertamos, acontece um erro aqui, outro ali.

Agora pode ir conferir a especialidade e adicionar mais uma na faixa!

Especialidade Resposta a Emergências e Desastres Avançado Respondida

Especialidade Resposta a Emergências e Desastres Avançado



1. Ter a especialidade de Resposta a emergências e desastres.


2. Descrever as causas subjacentes de cada um desses cenários de desastres e dar um exemplo recente de, pelo menos, 6 desastres e seu impacto na comunidade ou país. Destacar, pelo menos, um no qual a ADRA respondeu.

1. Rompimento de barragem em Miraí.
2. Chuvas na região serrana do Rio.
3. Vazamento de óleo Bacia de Campos.
4. Incêndio na Ultra cargo.
5. Rompimento da barragem de Mariana.
6. Desastre ambiental em Minas Gerais.


a) Ciclones (furacões e tufões).
R: O Ciclone é um fenômeno da natureza causada pelas massas de ar que se formam círculos nos centros de baixa pressão acompanhados de fortes tempestades.

b) Tornados.
R: O principal fator que causa o surgimento desse fenômeno é a diferença de pressão atmosférica derivada da sobreposição de massas de ar com temperaturas contrastantes, isto é, uma quente e uma fria, que se encontram na origem desse tipo específico de nuvem. Um tornado pode surgir em qualquer horário do dia.

c) Enchentes/Inundações.
R: Agressões à natureza: A interferência do homem por meio de ações como desmatamento, eliminação de vegetação e urbanização, são algumas das atividades que podem aumentar as chances de enchente, visto que a natureza segue um ciclo que quando alterado pode trazer diversos prejuízos para a área.

Habitação Imprópria: Muitas regiões são habitadas sem planejamento e licitações e quando ocorre em áreas com rios aumenta o risco de enchentes.

Falta de consciência ambiental: A população ainda descarta lixo em locais errados, que acabam sendo arrastados pelas chuvas. O governo por sua vez, ainda não conseguiu regularizar a coleta de lixo em muitos municípios, o que agrava o problema.

d) Secas.
R: A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande.

Existe uma pequena diferença entre seca e estiagem pois estiagem é o fenômeno que ocorre num intervalo de tempo, ou seja, a estiagem não é permanente, já a seca é permanente.

e) Tsunamis.
R: Um tsunami é uma onda causada pelo movimento repentino no fundo do mar. Este movimento pode ser desencadeado por diferentes fenômenos: sismos, erupções vulcânicas ou deslizamentos de terra submarinos. Podem ainda ser gerados em consequências de impactos de meteoritos. Os tsunamis propagam-se ao longo da superfície dos oceanos a grande velocidade e quando atingem a linha da costa os seus efeitos podem ser devastadores.

f) Incêndios.
R: Pode ser causada por uma série de motivos como, vazamento de gás, problemas nas instalações elétricas, combustão de materiais inflamáveis, práticas agropastoris, pastoreio, fogueiras etc.

g) Guerras/conflitos ou guerras civis.
R: Uma guerra civil é uma guerra entre grupos organizados dentro do mesmo estado-nação ou república, ou, mais raramente, entre dois países criados a partir de um Estado-nação que antes era unido. O objetivo, de um lado, pode ser o de assumir o controle do país ou uma região, para conseguir a sua independência, ou para mudar as políticas do governo.

h) Erupções vulcânicas.
R: A erupção vulcânica é um fenômeno da natureza, geralmente associado à extravasação do magma na superfície do planeta. As camadas de rochas formadas por erupções magmáticas são chamadas de "derrames", pois a rocha espalha-se e solidifica-se na superfície do globo. A lava arrefecida gera normalmente um ótimo solo para plantação.

3. As 4 fases na gestão de emergências e desastres são: Prevenção/Mitigação, Preparo, Resposta e Recuperação. Em suas palavras, descrever para o seu instrutor o que cada um desses termos significa e porque são importantes.

Prevenção: Conjunto de ações para evitar os desastres ou diminuir o impacto do desastre.

Preparo: Uma ação que ajude a situação. Se preparar para o que vai acontecer, armazenando materiais necessários, planejando o que fazer para não estar desprevenido e não ficar perdido.

Recuperação: Após o desastre se recuperar, buscando formas de reconstruir o que foi destruído e dando suporte para as pessoas.

A prevenção e o preparo são importantes para que o desastre não tenha um impacto tão grande.

4. O preparo é chave durante uma emergência ou desastre. Se você fosse construir um kit para tais circunstâncias, descrever para o seu instrutor quais itens seriam incluídos. Discutir as vantagens de escolher itens movidos à bateria e não à eletricidade, e alimentos não perecíveis em vez de perecíveis.

R: Itens movidos à bateria podem ser usados mesmo que não tenha luz no local, além de que só precisam ser colocados em tomadas por um breve momento para que recarreguem.

Alimentos não perecíveis são melhores por durarem mais, diferente dos alimentos perecíveis, que estragam com facilidade.

A construção do kit é com você, mas pense o que seria necessário em cada tipo de desastre, assim vai ter um kit básico para tudo.

5. Desenhar a planta do local onde você vive. Pensar no que faria em 3 dos desastres relacionadas na questão 1. Traçar uma rota de fuga de sua casa e discuti-la com seu instrutor e família.

Item prático.

6. Encontrar 3 histórias na Bíblia que envolveram desastres naturais ou emergências políticas. Coloque-se no lugar das pessoas da história e descrever como esses eventos o afetariam. Ainda, brevemente, discutir como as pessoas nas histórias sobreviveram a essas situações.

1. Gênesis 6 - Arca de Noé.
2. Êxodo 32 - O bezerro de ouro.
3. 2 Reis 1 - Deus manda fogo do céu.

Após ler a história se imagine naquela mesma situação e descreva como se sentiria.

7. Apresentar um breve relatório para o seu Clube de Desbravadores a respeito do que você aprendeu sobre emergências e desastres e de estar preparado para agir nessas circunstâncias. Você pode fazer uma apresentação, encenação, mostrar um breve vídeo ou outro método que melhor transmita o que você aprendeu.

Item prático.

Sites que tirei as respostas.
cafematutino.info

Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo!

Caso tenha alguma sugestão ou precise de ajuda, me chama lá no Instagram do blog @desbrava7 e comente aqui qual especialidade você quer que eu poste.








Nenhum comentário:

Deixe um comentário. ♡