Especialidade de Patriotismo Respondida

Especialidade de Patriotismo Respondida
Especialidade de Patriotismo, a pedido do leitor Andrey, mas você também pode, ou melhor, DEVE pegar essa especialidade. Vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!

Um recadinho rápido, como vocês perceberam, não teve post nem sexta e nem ontem, peço perdão, mas foi preciso. Estive atualizando o blog, como vocês podem perceber, temos algumas alterações na aparência e na navegação do blog. Agora você pode encontrar tudo referente aos desbravadores na aba do menu, bem mais fácil, né? Foi uma dica que um leitor deu, muito obrigada! Mandem sempre sugestões para que eu melhore o blog para vocês!

Especialidade de Patriotismo Respondida




1. Descobrir a origem do nome e da língua oficial do seu país.

R: O nome do Brasil foi simbolicamente relacionado à natureza e à paisagem brasileira pelos portugueses que colonizaram o país.
O Brasil foi “descoberto” por Portugal no ano de 1500, e desde então, com a grande presença dos portugueses nos territórios brasileiros, a língua portuguesa foi se enraizando, enquanto as línguas indígenas foram aos poucos desaparecendo. Uma delas, talvez a que mais influenciou o atual português falado no Brasil, era o Tupinambá ou Tupi-guarani, falado pelos índios que habitavam o litoral. Esta língua foi a primeira utilizada como língua geral na colônia, ao lado do português, pois os padres jesuítas que vieram para catequizar os índios, estudaram e acabaram difundindo a língua.
2. Mencionar quem foram os primeiros habitantes do seu país e como a cultura deles influenciou sua nação.
R: Índios: Os Primeiros Habitantes do Brasil. Foram muitas as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social. Do ponto de vista étnico, contribuíram para o surgimento de um indivíduo tipicamente brasileiro: o caboclo (mestiço de branco e índio).
Na formação cultural, os índios contribuíram com o vocabulário, o qual possui inúmeros termos de origem indígena, como pindorama, anhanguera, ibirapitanga, Itamaracá, entre outros. Com o folclore, permaneceram as lenda como o curupira, o saci-pererê, o boitatá, a iara, dentre outros.
A influência na culinária se fez mais presente em certas regiões do país onde alguns grupos indígenas conseguiram se enraizar. É exemplo a região norte, onde os pratos típicos estão presentes, entre eles, o tucupi, o tacacá e a maniçoba.
Raízes como a mandioca é usada para preparar a farinha, a tapioca e o beiju. Diversos utensílios de caça e pesca, como a arapuca e o puçá. Por fim, diversos utensílios domésticos, foram deixados como herança, entre eles, a rede, a cabaça e a gamela.
3. O que é miscigenação? Descreva as principais etnias que formaram a população do seu país e em qual delas sua família se encaixa (parte prática).

R: Processo ou resultado de misturar raças, pelo casamento ou coabitação de um homem e uma mulher de etnias diferentes.
Povos indígenas originais, negros africanos, dos colonizadores portugueses, e de posteriores ondas imigratórias de europeus, árabes e japoneses, além de outros povos asiáticos e de países sul-americanos.
4. Conhecer, cantar e explicar o significado de dois hinos oficiais de seu país (como independência, bandeira, proclamação da República, etc.), além do hino nacional.
5. Explicar a origem da bandeira nacional e o seu significado.
R: A atual Bandeira Nacional foi adotada pelo decreto n.° 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes (positivista), Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil), Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Décio Vilares (pintor).
Verde: simboliza a pujança das matas brasileiras;
Amarelo: representa as riquezas minerais do solo; 
Azul: o céu; 
Branco: a paz; 
Estrelas brancas: representam cada estado brasileiro e o Distrito Federal; 
A frase “Ordem e Progresso”: influência de Auguste Comte, filósofo francês fundador do positivismo. 
6. Saber como é o sistema de defesa do seu país e como funciona o alistamento militar.

R1: Ministério da Defesa (MD) é o órgão do Governo Federal incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, articulando as ações que envolvam estas instituições, individualmente ou em conjunto.
Uma de suas principais tarefas é o estabelecimento de políticas ligadas à defesa e à segurança do país, regidas pela lei complementar n° 97, de 9 de junho de 1999, e pelo Decreto nº 5.484, de 30 de junho de 2005, que aprovou a Política de Defesa Nacional (PDN).
Possui sob sua responsabilidade uma vasta e diversificada gama de assuntos, alguns dos quais de grande sensibilidade e complexidade, como, por exemplo, as operações militares; o orçamento de defesa; política e estratégia militares; e o serviço militar. Também pode intervir diretamente na aviação civil em conjunto com a ANAC, onde haja risco à segurança nacional, como na intervenção na crise do setor aéreo brasileiro em 2006.
R2: O alistamento militar é um ato obrigatório a todo jovem brasileiro do sexo masculino. A inscrição deve ser realizada no período de 1º de janeiro ao último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.
7. Explicar a forma de governo do seu país e como os representantes são escolhidos.
R1: O sistema de governo usado pelo Brasil é o presidencialismo, onde, como o próprio nome diz, o nível de poder mais alto é o do presidente, seguido pelo vice-presidente, ministros, senadores, deputados federais, governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores.
R2: Por meio de votos do povo.
8. Saber o nome dos 5 últimos presidentes do seu país.
R: Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco e Fernando Collor.
9. Participar de um evento cívico/patriótico, onde participem oficiais ou representantes do governo de seu país.
Item prático.





10. Saber o que é um embaixador e contar a história da atuação do embaixador em terras estrangeiras.
R: A categoria hierarquicamente mais importante de representante diplomático de um Estado junto a outro.
11. Por que podemos ser considerados embaixadores de Cristo?
R: Porque somos representantes de Cristo aqui na Terra.
12. Explicar a frase: “Estamos aqui neste mundo só de passagem, nossa verdadeira pátria está além rio”.
R: Não pertencemos ao mundo, pertencemos ao céu, nosso lugar de origem.
13. Citar 3 passagens bíblicas que retratem a pátria celeste.
R: Hebreus 11:16, Filipenses 3:20 e Colossenses 3:1-2.
Sites que usei na especialidade.
— ♥ —
Gostou da especialidade? Foi útil? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário. Não sai sem deixar pelo menos um oi, tá?
Tem alguma sugestão de post? Coloque aqui nos comentários.
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!