logo do blog desbrava7

Especialidade de Geologia Respondida

Especialidade de Geologia Respondida
Especialidade de Geologia, você tem? Se a resposta for não, vem conferir, porque ela é bem tranquila, mas não esquece de compartilhar com seus amigos!

Especialidade de Geologia




1. Apresentar o significado dos seguintes termos:

a. Litologia – Descrição das rochas, com base em características tais como a cor, a composição mineralógica e o tamanho de grão.
b. Camada – Quantidade de matéria que se estende mais ou menos uniformemente sobre uma superfície; faixa de certa substância entreposta ou sobreposta a outra.
c. Dobra – Deformação que ocorre nas rochas e que resulta do arqueamento de camadas rochosas, inicialmente planas, com comportamento dúctil, pela ação de tensões compressivas.
d. Falha – É a ruptura ou cisão de um bloco de rochas ou faixas estreitas da superfície que é responsável pelo deslocamento de suas partes.
e. Delta – Designa-se por delta a foz de um rio formada por vários canais ou braços do leito do rio.
f. Rio meandro – Designa-se por “meandro” a curva acentuada de um rio que corre numa planície aluvial.
g. Rio entrelaçado – Rio entrelaçado é um tipo de rio, diferente do rio meandrante. Um rio sem canal principal, com presença de vários relevos que levam os cursos de água a se dividirem e se entrelaçarem.
h. Rio retilíneo – Percorrem seu leito quase que em linha reta; possuem sinuosidade desprezível em relação à sua largura, caracterizando-se pelo baixo volume de carga de fundo, alto volume de carga suspensa e substrato homogêneo.
i. Rio anastomosado – Caracterizam-se por sucessivas ramificações e posteriores reencontros de seus cursos, separando ilhas assimétricas de barras arenosas. Apresentam canais largos, não muito profundos, rápido transporte de sedimentos.
j. Morena – Uma morena ou moreia é um amontoado de pedras que os glaciares, ao descer, vão acumulando dos lados e na sua parte inferior. Morenas ou morainas glaciares são as pedras, a carga sedimentar que o gelo transporta, formando acumulações e que formam faixas escuras ao longo das geleiras.
k. Leque aluvial – Leque aluvial, cone aluvial ou cone de dejeção é um depósito de material detrítico, mal selecionado e pouco trabalhado, que se forma no sopé das montanhas onde os talvegues dos vales encontram uma área plana, quase sempre coincidente com uma planície aluvionar ou uma área lacustre.
l. Anticlinal – Um anticlinal é uma dobra convexa na direção dos estratos mais recentes.
m. Sinclinal – Um sinclinal é uma dobra com a concavidade voltada para cima, exibindo camadas que pendem em direção ao centro da estrutura.
n. Antiforma – Rochas com concavidade voltada para baixo.
o. Sinforma – Rochas com concavidade voltada para cima.
p. Capa ou teto – Bloco situado acima do plano de falha.
q. Lapa ou muro – Bloco situado abaixo do plano de falha.
r. Falha transcorrente – Também chamada de falha horizontal – acontece quando há deslocamento no plano horizontal entre os dois blocos, sendo mais comum em zonas de encontro entre duas placas tectônicas, quando essas também se movimentam horizontalmente. Assim, cada bloco sofre com um tipo de força diferente e apresenta deslocamentos distintos.
s. Falha transformante – Uma falha transformante é um dos três tipos de contatos entre placas tectônicas. Sendo diferente dos outros dois, não há produção nem consumo de placas.
t. Falha normal – Também chamada de falha distensiva – ocorre quando o bloco deslocado posiciona-se abaixo do plano da falha. Conforme podemos observar no esquema a seguir, o bloco deslocado “desce” em relação ao plano original, o que é causado pela tensão negativa provocada pelas forças internas de transformação do relevo.
u. Falha reversa – Ângulo de mergulho de uma estria de atrito contida no plano de falha.
v. Falha de empurrão – Os mergulhos dos empurrões são irregulares. Em regiões de topografia acidentada, quanto menor o ângulo da superfície da falha mais sinuoso será seu traço em mapa (Vs bem abertos nos vales). Falhas de ângulos mais altos mostram Vs mais fechados quando são cortados por um vale.
2. Descrever:
a. Como uma geleira se move e quais evidências deixa em seu rastro.
R: As geleiras, conhecidas também como icebergs, são movimentadas pela força das águas, devido à densidade da água, pequena parte da geleira fica para fora da água (cerca de 10%), grande parte fica submersa. O rastro deixado pela geleira consiste de grandes pedaço de gelo que formam uma trilha por onde ele passou.
b. Por que as margens de um rio ou riacho frequentemente ficam mais cavadas do lado de fora de uma curva.
R: Para que a força da água se transfira para as laterais da barragem.
c. Como se forma uma cordilheira.
R: Geralmente resultado do encontro de duas placas tectônicas que muitas vezes lançam ramos ou cadeias de montanhas secundárias.
3. Saber em que grupo de rochas (sedimentar, metamórfica ou ígnea) as seguintes rochas estão classificadas: 
a. Granito
R: Magmática.
b. Mármore.
R: Metamórfica.
c. Arenito.
R: Sedimentar.
d. Conglomerado.
R: Sedimentar.
e. Basalto.
R: Magmática.
f. Ardósia.
R: Metamórfica.
g. Xisto.
R: Metamórfica.
h. Argilito.
R: Sedimentar.
i. Gnaisse.
R: Metamórfica.
j. Quartzito.
R: Metamórfica.





4. Tirar uma fotografia ou desenhar cada uma das características geológicas a seguir: 
Item prático.
a. Marcas de ondulação na areia ou lama. (Se possível, mostrar com uma seta a direção da corrente)
b. Erosão.
c. Gretas de ressecamento. (estas geralmente são encontradas após uma forte chuva ou alagamento, quando a lama começa a secar)
d. Perfil do solo ao longo das margens de um rio ou de uma estrada. (perceba como o solo varia a cor e a granulometria em cada uma das camadas)
e. Banco de areia. (os mesmos geralmente podem se encontrados ao longo de riachos, rios ou do mar)
f. Dolina.
g. Falha com deslocamento das litologias.
Sites que usei na especialidade:
— ♥ —
Gostou da especialidade? Te ajudou? Tem alguma dúvida? Deixa um comentário aqui!
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!