logo do blog desbrava7

Especialidade de Excursionismo Pedestre com Mochila – Avançado Respondida

Especialidade de Excursionismo Pedestre com Mochila – Avançado Respondida
Especialidade-de-Excursionismo-Pedestre-com-Mochila-Avancado-Respondida
Especialidade de Excursionismo Pedestre com Mochila Avançado, se você não tem, você já sabe, vem conferir e compartilha com os seus amigos, porque isso ajuda muito, beleza?

Especialidade de Excursionismo Pedestre com Mochila – Avançado


1. Ter a especialidade de Excursionismo pedestre com mochila.

Se você ainda não tem, confere aqui.
2. Descrever qual a importância e os pontos positivos e negativos do uso dos seguintes tecidos em caminhadas:
a) Algodão
b) Tecidos sintéticos que respiram (Dri-Fit)
c) Felpa ou pelo
d)
R: Os tecidos, entre outras propriedades, possuem capacidade de isolamento térmico. A lã, as penas e as fibras sintéticas são excelentes isolantes térmicos, ou seja, constituem uma barreira eficaz às transferências de energia. O algodão possui também uma razoável capacidade de isolamento térmico, se estiver seco! Conjugando a imprevisibilidade intrínseca das condições meteorológicas em montanha com a tendência revelada pelas fibras de algodão em absorver e conservar água em grande quantidade, desde a chuva ao suor do corpo, percebe-se imediatamente o qual nos mantem molhados.
O algodão não tem lugar nas atividades de montanha a não ser em simples passeios estivais, e mesmo esses, ah casos e casos. O Dri-Fit, é um tecido sintético preparado para alta performance. Geralmente essa tecnologia é usada em roupas de atletas e em roupas de quem faz ginástica, corrida, etc. O Pelo tem um poder de reter o calor mas é muito pesado e pode aderir água, assim como a lã aquece muito bem mas se molhada é um terror.
3. Descrever como deve ser usada e para que serve cada tipo de mochila abaixo:
a) Cargueira.
R: As cargueiras são o peso pesado das mochilas. Se você prioriza a qualidade e o conforto em longas caminhadas a sua escolha não pode ser outra senão esse tipo de mochila. O sistema de ajustes é excelente,a mochila te abraça, tem melhor ergonomia, possui vários bolsos que deixam os equipamentos mais usados a mão, o sistema de ventilação é muito eficiente,tecido resistente a abrasão, rasgos, o que é muito bom quando em trilhas em florestas fechadas, sendo que a capa de chuva oferece proteção extra. Além de ter também uma estrutura metálica de proteção lombar.
b) Ataque.
R: As de ataque são mochilas muito pequenas pra pequenas cargas com o objetivo de “tiros rápidos” normalmente não tem espaço para roupas ou equipamentos, são usadas e projetadas para carregar água e mantimentos leves sem preparação.
c) Multifuncional.
R: São mochilas com médias capacidades, pode ser colocado varias coisas mas não tanto quanto uma cargueira mas não tão pouco como uma de ataque.
d) Pochete.
R: A pochete é algo para levar a carteira água e uma maquina fotográfica não tem muito o que fazer com ela. É própria para turismo de uma parte do dia e outros. 
4. Explicar a importância de cada item abaixo em uma caminhada: 
a) Mochila.
R: A mochila é o mais importante na minha opinião, ela é a diferença entre uma caminhada de sofrimento ou não. A mochila vai carregar tudo que você precisa para se abrigar do tempo como também de seu alimento. Quando comprar uma mochila pense muito bem. 
b) Bota de caminhada.
R: A bota está em pé de igualdade com a mochila, deve ser um calçado próprio para isso e que te de proteção e aderência. e que seja confortável, sem machucar o pé.
c) Bastão de caminhada.
R: Um apoio nas caminhadas, ajudando você a ir mais longe com esse material. 
d) Chapéu australiano.
R: O Chapéu é muito importante e serve para proteger do sol e do vento. 
e) Óculos escuros.
R: Para proteger do sol. 
f) Cantil.
R: Recipiente para acomodar a água em uma caminhada. 
g) Bolsinha ou pochete de primeiros socorros.
R: Como o nome já diz serve para levar o kit de primeiros socorros. 
5. Além do saco de dormir, que outros acessórios são ideais para se garantir uma boa noite de sono?
R: Isolante térmico, manta térmica (para muito frio), travesseiro inflável.
6. Explicar seguintes tipos de calçados, ressaltando terreno, preço e diferenças entre eles. Em seguida, explicar como limpá-los e impermeabilizá-los. 
a) Tênis.
b) Bota de tecido.
c) Bota de couro.
d) Bota plástica de neve.
e) Bota de selva.
f) Bota de deserto.
g) Bota de caminhada.
Confere esse link aqui com todas as respostas.
7. Explicar os seguintes tipos de meia e identificar as meias adequadas à sua região e estação.
a) Meias de verão.
R: São as meias mais fininhas, que cumprem seu papel, mas sem deixar o pé muito aquecido, o que causaria o suor (e o chulé).
Estação: Verão. 
b) Meias compridas.
R: Dependendo do tecido, serve para aquecer um pouco ou muito.
Estação: Outono, Primavera, Inverno. 
c) Meias de inverno.
R: São mais grossas, para garantir que o pé fique quente, já que no frio as extremidades do nosso corpo tendem a ficar mais galadas.
Estação: Inverno. 
d) Meias tricotadas.
R: Se você já vestiu um casaco de tricô, sabe que o material aquece bastante. Então, servem para aquecer em temperaturas muito baixas.
Estação: Inverno.
8. O que são polainas e como se usam?
R: Polaina é o nome de uma peça de roupa, que geralmente é de lã, que se usa por cima do sapato, cobrindo o peito do pé. Ela também é usada para proteger a parte superior da perna e o peito do pé. 
9. Explicar e demonstrar a maneira adequada de se alongar antes de uma caminhada e explicar porque isto é necessário.
R: O mais importante resultado dos alongamentos é o aumento da flexibilidade do corpo, que se trata da maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Ou seja, quanto mais alongado o músculo, maior será a movimentação da articulação comandada pelo mesmo e consequentemente, maior a sua flexibilidade.
10. Explicar porque um grupo de caminhada não pode ficar separado ou deixar um membro para trás.
R: É obvio que deixar alguém para traz pode ocorrer acidentes ou ate mesmo se perderem. Quando em uma caminhada é todos cuidando de todos e se um for todos vão se um ficar todos ficarão. 


11. Explicar porque se deve usar o lenço em qualquer caminhada.
R: Além de ser a identificação do desbravador, é uma proteção a mais no pescoço.
12. O que significa trekking?
R: Caminhada mais ou menos penosa, por montanhas altas e de difícil acesso, feita com objetivo desportivo ou de lazer. 
13. Participar de uma excursão de fim de semana com caminhada de, no mínimo, 12 quilômetros, em que o acampamento seja armado em locais diferentes a cada noite. As refeições deverão ser cozidas durante a excursão.
Item prático.
Sites que usei na especialidade.
— ♥ —
Gostou da especialidade, te ajudou ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário.
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!

Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!