logo do blog desbrava7

Especialidade de Origami Respondida

Especialidade de Origami Respondida
Especialidade de Origami, se ainda não tem, vem conferir e não esquece de compartilhar com seus amigos!

Especialidade de Origami.



1. Definir o que é um origami. Conhecer sua história e desenvolvimento em diferentes países.
R1: Origami (do japonês: 折り紙, de ori, “dobrar”, e kami, “papel”) é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que, no entanto, podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente, parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.
R2: Conforme foram se desenvolvendo métodos mais simples de fazer papel, o papel foi tornando-se menos caro, e o origami, cada vez mais uma arte popular. Ainda assim, as pessoas menos abastadas se esforçavam em não desperdiçar papel; guardavam sempre todas as pequenas réstias de papel, e usavam-nas nos seus modelos de origami.
Durante séculos, não existiram instruções para se criarem os modelos de origami, pois eram transmitidos verbalmente de geração em geração. Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses. Em 1797, foi publicado um livro (Hiden Senbazuru Orikata) contendo o primeiro conjunto de instruções de origami para dobrar um pássaro sagrado da Índia. O origami tornou-se uma forma de arte muito popular, conforme indica uma impressão em madeira de 1819 intitulada “Um mágico transforma folhas em pássaros”, que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel.
Em 1845, foi publicado outro livro (Kan no mado), que incluía uma coleção de aproximadamente 150 modelos de origamis. Este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia. Com esta publicação, o origami espalhou-se como atividade recreativa no Japão.
Não seriam apenas os japoneses a dobrar o papel, mas também os mouros, no Norte de África, que trouxeram a dobragem do papel para Espanha na sequência da invasão árabe no século VIII. Os mouros usavam a dobragem de papel para criar figuras geométricas, uma vez que a religião proibia-os de criar formas animais. Da Espanha, espalhou-se para a América do Sul. Com as rotas comerciais terrestres, o origami entrou na Europa e, mais tarde, nos Estados Unidos.
 
2. Definir quais são os principais usos do origami atualmente e qual a diferença em relação a como era usado no passado.
R: O uso mais conhecido hoje é do origami artístico e decorativo. Antes era usado somente pelos religiosos, hoje em dia é usado por todos.
3. Explicar a importância e utilidade dos diagramas. Conhecer os principais símbolos usados neles.


R: Os símbolos usados nos diagramas auxiliam na montagem do origami.
Clique aqui para conhecer os símbolos.
4. Ser capaz de identificar os seguintes símbolos e executar o movimento correspondente, quando houver:
a. Dobrar nessa direção.
b. Dobrar e desdobrar.
c. Dobrar para trás.
d. Dobrar para dentro.
e. Linha do vale.
f. Linha da montanha.
g. Frente.
h. Verso.
i. Vinco.
j. Segurar aqui.
k. Soprar.
l. Abrir.
m. Dobrar em cima da dobra.
n. Girar.
Caso não saiba, estude a simbologia por meio desse site aqui.
5. Explicar a importância e utilidade das bases ou formas básicas. Demonstrar as seguintes:


R: É por meio delas que se dá origem aos origamis.

a. Base quadrada.
b. Base de peixe
c. Base de balão.
d. Base de pássaro.
e. Base de sapo
6. Dobrar os seguintes modelos a partir de diagramas ou escolher modelos semelhantes:
c. Flor
j. Pato
7. Dobrar 2 modelos de sua escolha, de memória.
Item prático.
8. Ilustrar uma história da Bíblia usando vários modelos de origami.
Item prático.
Sites que tirei as respostas.
— ♥ —
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.