Especialidade de Felinos Respondida

Especialidade de Felinos Respondida
Gato
Hoje revirando minhas pasta encontrei a especialidade de felinos, você já tem essa? Se sim, mostra para algum amigo esse post, mas se não, vem pegar!

Especialidade de Felinos


1. Qual é o nome científico da família do gato? Quais são as características comuns dessa família?

R1: Felidae.
R2: Dentes fortes, resistentes e pontiagudo, que facilitam a caça e o corte da carne.
Grande flexibilidade corporal, que proporciona agilidade para correr, pular e subir em árvores ou outros lugares.
Pernas musculosas, que possibilitam velocidade para correr e capturar presas.
No habitat natural, costumam viver da caça de outros mamíferos de pequeno, médio e grande porte.
Possuem língua com papilas salientes.
Possuem garras retráteis ou semi retráteis.

2. Como a estrutura da pata é semelhante em todos os felinos? 
R: Os gatos possuem 5 dedos nas patas anteriores e 4 dedos nas posteriores. As patas dos gatos são ‘fofinhas’, como se fossem almofadadas, e são também elásticas, por isso andam silenciosamente. As suas unhas são retrateis (saem e entram em um orifício) e é usada para agarrar suas presas. Não tem calcanhar e caminham apoiados sobre os dedos.
3. De que maneira os olhos de todos os felinos são semelhantes? 
R: Seus olhos são todos iguais nas estruturas, porém diferentes nas cores. As pupilas contraem com a presença da luz e se delatam no escuro, por isso conseguem enxergar muito bem na escuridão. É bastante útil para o caçador.
4. Qual é o principal alimento da família dos gatos? De que forma os dentes dos gatos estão preparados para isto? 
R1: Todos os animais da família felina são carnívoros; se alimentam de carne.
R2: As mandíbulas são fortes e estão providas de dentes agudos, criados para alimentar-se de carne. Os caninos servem para segurar sua presa e desgarra a carne. Os molares servem para cortar e triturar a carne antes de engoli-la.
5. Para que servem os bigodes dos gatos? 
R: Servem para guia-los na escuridão e medir o comprimento dos lugares onde eles vão passar.
6. Como os ouvidos dos gatos são protegidos? 
R: Assim como os bigodes, servem para se orientar; eles levam nas orelhas uma espécie de pelúcia finamente entretecida, que protege os ouvidos do pó e dos bichinhos, porém deixam passar os sons mais insignificantes.
7. Identificar, a partir de fotografias, ilustrações ou observação pessoal, 4 raças de gatos domésticos. Descrever o temperamento de cada um. 
8. Quais os benefícios, para o homem, dos gatos domésticos?
R: A caça aos ratos e camundongos.
9. Identificar, a partir de fotografias, ilustrações ou observação pessoal, 7 espécies de felinos selvagens. Dizer em que parte do mundo são encontrados.
10. Responder o seguinte sobre os felinos: 
a. Qual é o maior felino do mundo?
R: É o ligre Hércules, com 3,3 m de comprimento e 418,2 kg, que vive nos EUA. Um ligre é um híbrido, resultado do cruzamento entre um leão e uma tigresa.
b. Qual é o maior felino da América do Sul?
R: Onça-pintada (Panthera onca).
c. Qual é o felino mais veloz do mundo?
R: Guepardo, que pode percorrer 5,5Km a uma velocidade de 72Km/h. A maior velocidade registrada para um guepardo foi de 114Km/h.
d. Qual felino é popularmente conhecido como “rei dos animais”? Como é seu real temperamento? 
R: O leão, conhecido por sua imponência, força e bravura.




11. Contar a história de Androcles e o Leão.

Conta-se antigamente, nos tempos do domínio Romano, que existia um escravo fugitivo chamado Androcles. Seu dono era um homem mal, que maltratava seus escravos. Um dia, Androcles decidiu fugir. Correu por quilômetros ate chegar a uma área desabitada, um lugar totalmente selvagem.
Cansado, avistou uma caverna e decidiu entrar e lá descansar. Acabou por adormecer ali. De repente, foi acordado por um barulho que fez tremer dos pés a cabeça. Era um rugido de um animal selvagem, ergueu-se e viu um enorme leão a sua frente. Imobilizado de medo, Androcles esperou a morte. Porém, o leão não se mexeu. Queixava-se como se sentisse dor. Então Androcles percebeu que sua pata estava inchada devido um grande espinho que tinha ali enfiado. Com coragem, ele chegou perto do felino e tirou o espinho de sua pata. Aliviada, a fera deitou aos pés de Androcles, mexendo sua espessa e grabde cauda de um lado para o outro, como em sinal de felicidade.
Desde aquele dia, os dois se tornaram amigos e durante 3 anos moraram juntos na caverna. Certa manhã, Androcles resolveu voltar a Roma. Pouco tempo depois foi aprisionado e sua pena era servir de espetáculo nas festas do Coliseu Romano, cujas pessoas eram comidas por feras famintas. Quando chegou o dia, Androcles foi retirado da prisão e solto na arena do Coliseu com apenas uma lança para se defender da fera que sairia para devorá-lo. Quando soltaram à fera, a mesma partir em disparada rugindo em sua direção, e para surpresa de todos, ao invés de atacar o escravo, este se colocou aos pés de Androcles e começou a brincar com ele. Androcles acariciou a cabeça do leão e suspirou quando reconheceu seu velho amigo. Vendo essa cena, o povo aplaudiu e o imperador chamou a Androcles para que lhe contar como conhecera o leão. O monarca ficou maravilhado e ordenou que Androcles e o leão fosse declarados livres a partir daquele dia.
12. Contar 4 histórias bíblicas nas quais um membro da família dos felinos é mencionado.
Daniel na cova dos leões (Daniel 6)
Quando Davi matou um leão (I Samuel 17:34)
Quando Sansão matou o leão (Juízes 14:1-20)
Profeta morto por leão (I Reis 13:24)
— ♥ —
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.
Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!