logo do blog desbrava7

Especialidade de Bioquímica Respondida

Especialidade de Bioquímica Respondida
Especialidade-de-Bioquimica-Respondida
A pedido da mãe de uma leitora, estou trazendo a Especialidade de Bioquímica, vem cá adicionar mais uma especialidade a sua faixa.

Especialidade de Bioquímica.


1. Definir os seguintes termos:

a) Carboidrato.
R: Os carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio.
b) Lipídio.
R: Os lipídeos são moléculas orgânicas formadas a partir de ácidos graxos e álcool que desempenham importantes funções no organismo dos seres vivos.
c) Ácido Graxo.
R: Os ácidos graxos são formados por cadeias de átomos de carbono que se ligam a átomos de hidrogênio com um radical ácido em uma de suas extremidades.
d) Proteína.
R: Proteína é uma molécula composta a partir de uma mistura complexa de aminoácidos.
e) Peptídeo.
R: Os peptídios, peptídeos ou péptidos são biomoléculas formadas pela ligação de dois ou mais aminoácidos através de ligações péptidicas, estabelecidas entre um grupo amina de um aminoácido, e um grupo carboxilo do outro aminoácido.
f) Enzima.
R: Uma enzima é uma proteína que catalisa as reações bioquímicas do metabolismo.
g) Aminoácido.
R: Os aminoácidos são moléculas que quando se juntam dão origem às proteínas.
h) Ácido Nucleico.
R: Os ácidos nucleicos são moléculas com extensas cadeias carbônicas, formadas por nucleotídeos: um grupamento fosfórico (fosfato), um glicídio (monossacarídeo com cinco carbonos / pentoses) e uma base nitrogenada (purina ou pirimidina), constituindo o material genético de todos os seres vivos.
i) Hidrofílico e hidrofóbico.
R: Interações hidrofóbicas são um tipo de interação molecular onde, compostos apolares sofrem consequências das ações dinâmicas dos compostos polares. Isso significa que, os compostos polares (hidrofílicos, que interagem com água) interagem entre si e, como os apolares não tem qualquer tipo de interação, eles são forçados a ficar numa condição que “atrapalhe menos” a interação dos compostos polares. Exemplos de compostos polares e apolares: Polares: água; Apolares: compostos orgânicos em geral, como os óleos.
j) Triglicerídeo.
R: Os triglicerídeos são moléculas que fazem parte da categoria de lipídios. O organismo fabrica estas moléculas a partir de materiais gordurosos absorvidos no intestino e o fígado pode também sintetizá-las a partir da glicose.
k) Monossacarídeo.
R: Os monossacarídeos são carboidratos simples, pois não sofrem o processo de hidrólise. Estes compostos orgânicos, portanto, são carboidratos polimerizados. A maioria dos monossacarídeos possuem de 3 a 6 átomos de carbono. Constituem importante fonte de energia para o funcionamento e manutenção do corpo humano.
2. Qual a importância da água nos organismos? Quais as principais características físicas e químicas da molécula da água?
R: A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos. Ela constitui mais de 60% do organismo humano e praticamente em todas as funções necessárias à vida. Depois do oxigênio é da ausência de água que mais o organismo sentirá falta, daí a importância de ser mantida uma boa hidratação corporal.
A molécula de água é constituída por dois átomos de hidrogênio ligados a um de oxigênio, com uma estrutura angular. O átomo de oxigênio partilha dois dos seus seis elétrons de valência com os átomos de hidrogênio para formar as ligações covalentes entre oxigênio e hidrogênio.
3. O que significa metabolismo?
R: Metabolismo é o conjunto de transformações e reações químicas através das quais se realizam os processos de síntese degradação (ou decomposição) das células.
4. Bioquimicamente, por que sentimos fome?
R: A principal fonte de energia das células são os carboidratos, os carboidratos são transformados em glicose, quando sua glicose cai, você sente fome, quando não se alimenta o seu organismo começa a procurar outras fontes de alimentos como lipídios e proteínas.
5. Explicar como ocorre a via da glicólise. Qual a sua importância para o metabolismo?
R: A glicólise (do grego glykos, açúcar, e lysis, quebra) é um processo anaeróbio, ou seja, sem a presença de oxigênio, que ocasiona a degradação da glicose (C6H12O6). Nessa via metabólica, que ocorre no citoplasma das células de todos os seres vivos, acontece a formação de ácido pirúvico (C3H4O3) e de moléculas de ATP.
6. Qual(s) células humanas são dependentes apenas dessa via para obter energia?
R: A quebra glicolítica de glicose é a única fonte de energia metabólica em alguns tecidos de mamíferos e tipos celulares (hemácias, medula renal, cérebro e esperma, por exemplo).
7. Qual molécula une a via da glicólise e o ciclo de Krebs?
R: Piruvato, que é gerada pela oxidação da glicose.
8. Qual a importância do ciclo de Krebs?
R: O complexo ciclo de Krebs possui várias funções que contribuem para o metabolismo das células.
A função do ciclo de Krebs é promover a degradação de produtos finais do metabolismo dos carboidratos, lipídios e de diversos aminoácidos. Essas substâncias são convertidas em acetil-CoA, com a liberação de CO2 e H2O e síntese de ATP.
Assim, realiza a produção de energia para a célula.
Além disso, entre as diversas etapas do ciclo de Krebs são produzidos intermediários usados como precursores na biossíntese de aminoácidos e outras biomoléculas.
Através do ciclo de Krebs, a energia proveniente das moléculas orgânicas da alimentação é transferida para moléculas carregadoras de energia, como o ATP, para ser utilizada nas atividades celulares.
9. Quais as funções dos lipídeos?
R: Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
• Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
• Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
• Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
• Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
10. Por que os lipídios são insolúveis em água?
R: Porque os lipídios são apolares, e sabe-se que “semelhante dissolve semelhante”, ou seja, polar dissolve polar e apolar dissolve apolar. Como os lipídeos são apolares, eles só se dissolverão em solventes orgânicos e apolares, como o álcool, benzina, éter e clorofórmio. Na água os lipídios não se dissolvem porque a água é polar.
11. Por que os lipídeos, e não a glicose, são utilizados para o armazenamento de energia?
R: Cada grama de lipídeos (gordura) fornece o dobro de energia que a mesma quantidade de glicídio(carboidrato, glicose). Embora os lipídios sejam mais energéticos os organismos vivos usam os açúcares como fonte de energia, simplesmente de os glicídios serem mais facilmente decompostos.
12. O que é a beta oxidação? Por que essa via recebe esse nome?
R: A beta-oxidação é a via de oxidação dos ácidos graxos.
A via metabólica é denominada beta-oxidação porque se processa pela remoção sequencial de uma unidade de 2 átomos de carbono (molécula de acetil-CoA) pela oxidação do carbono na posição beta da molécula de acil-CoA.
13. O que são aminoácidos essenciais e não essenciais?
R: Consideram-se essenciais, ou indispensáveis, aqueles que o nosso organismo não tem capacidade de sintetizar, logo, a única forma de que dispomos para os obter, é através da ingestão de determinados alimentos, nomeadamente através da carne, dos ovos, do leite e seus derivados.
Quanto aos aminoácidos não essenciais, são aqueles que o nosso organismo consegue produzir, mais concretamente, que o nosso fígado sintetiza. Assim, destacamos os seguintes: alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, glicina, glutamina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina.
14. O que são os corpos cetônicos, onde são produzidos e quais as consequências do excesso de sua produção?
R: Os corpos cetônicos ou corpos cetônicos são três substâncias solúveis em água que são produtos derivados da quebra dos ácidos graxos, a quebra ocorre no figado.
Os corpos cetônicos são produzidos a partir do acetil-CoA, principalmente na matriz mitocondrial das células do fígado quando os carboidratos estão tão escassos que a energia deve ser obtida através da quebra dos ácidos graxos.
O excesso de corpos cetônicos é excretado na urina sob a forma de sais de sódio, provocando acidose sanguínea, desidratação, podendo resultar em coma e morte.



15. Que compostos são formados pela união dos aminoácidos? Quais as principais funções desses compostos?
R: Peptídeos são compostos formados pela união de dois ou mais aminoácidos por intermédio de ligações peptídicas.
Os peptídeos apresentam importantes funções no nosso organismo. Alguns funcionam como hormônios, outros como neurotransmissores, analgésicos e até antibióticos.
16. Qual a importância dos ácidos nucleicos? Como é sua estrutura e quais são seus componentes?
R: O que são Ácidos Nucleicos. Quando falamos de ácidos nucleicos, nos referimos ao DNA (ácido desoxirribonucleico) e ao RNA (ácido ribonucleico), que são moléculas gigantes. Tanto o DNA, quando o RNA, são de extrema importância para a vida: eles constituem o material genético de todos os seres vivos.
Estrutura dos ácidos nucleicos.
Os ácidos nucleicos são constituídos por três diferentes componentes:
Pentoses: são carboidratos cuja molécula é formada por cinco carbonos. A pentose que forma o DNA é conhecida como desoxirribose, enquanto a do RNA é chamada ribose (daí os nomes desoxirribonucleico e ribonucleico).
Bases nitrogenadas: são compostos cíclicos que contêm nitrogênio. As bases nitrogenadas são cinco: adenina, citosina, guanina, timina e uracila; e destas somente as três primeiras são encontradas tanto no DNA quanto no RNA. A base nitrogenada timina ocorre somente no DNA, enquanto a uracila é uma base exclusiva do RNA.
Fosfato: um radical derivado da molécula do ácido fosfórico, composto químico responsável pelo caráter ácido dos ácidos nucleicos.
17. Desenhar uma molécula de DNA, com 4 nucleotídeos, nomeando seus componentes.
R:
Links dos sites que peguei as respostas.
— ♥ —
Qualquer dúvida, deixem nos comentários.