logo do blog desbrava7

Especialidade de arte de pregação cristã Respondida

Especialidade de arte de pregação cristã Respondida
Especialidade-de-arte-de-pregacao-crista-Respondida
Olha o que temos aqui, uma especialidade da área de atividades missionárias e comunitárias, então bora pegar esse especialidade, desbravadores!!!

Especialidade de arte de pregação cristã


1. Pesquisar sobre o que significa oratória:

R: Oratória: A arte de falar para uma plateia é chamada de oratória, habilidade de discursar em público.
a) Citar sua fonte de pesquisa.
b) Pesquisar sobre grandes oradores de nossa história, citando brevemente o histórico de:
• Um orador da antiguidade.
Jesus Cristo.
Vemos Jesus, aos 12 anos, falando com os instrutores no templo. Dezoito anos mais tarde, Jesus foi batizado e então começou a obra de pregar e ensinar o Reino, para a qual Deus o mandou à Terra. A fim de ajudá-lo nesse trabalho, Jesus escolheu 12 homens e fez deles seus apóstolos.
Jesus fez também muitos milagres. Alimentou milhares de pessoas com alguns peixinhos e alguns pães. Curou doentes e até mesmo ressuscitou mortos.
• Um orador da nossa história moderna.
Alejandro Bullon Paucar.
Nascido em Jauja, no Peru, e estudou e se formou em Teologia no Seminário da União peruana, perto de Lima. Ele trabalhou por dez anos no seu país como um conselheiro da juventude, e em seguida foi convidado a continuar o desenvolvimento do ministério no Brasil (servido pela primeira vez na União Brasileira Médio, e, em seguida, a União Central do Brasil). Ele está atualmente evangelista Voice of Hope, um programa de rádio com base na Divisão Norte-Americana. Até o ano passado, ele serviu como secretário da Associação Ministerial da Divisão Sul-Americana de Sétimo – adventistas do sétimo dia, e também como um evangelista para a toda a América do Sul. Ele se define como um pregador, e sua principal mensagem realça a necessidade de conhecer Jesus como a solução para todos os problemas humanos.
• Um orador de destaque em seu país.
Luís Gonçalves
O pastor Luís Gonçalves é natural da cidade de Martinópolis, SP, Brasil. É autor da apostila “Tudo que você sempre quis saber sobre o Apocalipse” e das séries de estudos proféticos em VHS e DVD “Apocalipse, a resposta”, “O Grande Conflito”, “Os Dez Mandamentos”, “Última Esperança” e “A Verdade”. Atuando como pastor evangelista há mais de 20 anos, é o orador do programa “Arena do Futuro” na TV Novo Tempo. Também é diretor de Evangelismo da Divisão Sul-Americana.
2. Pesquisar sobre o que significa Homilética (citar fonte de pesquisa)
• Homilética é considerada a arte de pregar, ou seja, utilizar os princípios da retórica com a finalidade específica de falar sobre o conteúdo da bíblia sagrada cristã
3. Pesquisar sobre o que significa Exegese (citar fonte de pesquisa)
• Exegese é uma análise, interpretação ou explicação detalhada e cuidadosa de uma obra, um texto, uma palavra ou expressão.
4. Preparar um esboço detalhado de um sermão cristão e apresentá-lo ao seu avaliador por escrito.
5. Fazer um dos seguintes itens:
a) Participar de um curso de oratória cristã. (Obter certificado)
b) Pregar em um culto da igreja. (Entregar esboço do sermão)
c) Em um evento que o clube ou igreja participar fora de sua cidade, apresentar uma breve meditação. (Entregar esboço)
6. Saber descrever (breves palavras) o seguinte sobre um sermão cristão:
Características:
a) Sermão temático.
O sermão temático é estruturado em torno de um tema. Ele não se detém a um texto específico. Você busca vários textos da bíblia para apoiar e desenvolver o tema escolhido. Também é chamado de sermão tópico.
Como ele é feito? Basta ter a ideia de um tema e os três pontos (tópicos) relacionados a ele.
b) Sermão expositivo.
O sermão expositivo é estruturado em torno de um texto, que normalmente é mais extenso que o usado no sermão textual. O tamanho do texto já diferencia o sermão expositivo do textual. Abaixo explico as diferenças entre eles.
O grupo de versículos que forma o texto base da mensagem expositiva é chamado de “unidade expositiva”.
A “unidade expositiva” consiste em um número de versículos dos quais emerge uma ideia central e completa do sermão expositivo. Exemplo: Isaías 6: 1-8
O assunto de que se trata o texto é desenvolvido conforme o contexto, o livro e o argumento teológico em que se encaixa. Ele é visto de forma muito mais abrangente, numa tentativa de descobrir o seu sentido original.
c) Sermão textual.
O sermão textual é estruturado a partir de um texto escolhido. Desenvolve-se um tema com as divisões desse texto. Geralmente se trabalha com uma pequena porção de texto e depois se segue fazendo a divisão lógica e natural dele.
É o sermão cuja divisão baseia-se no texto. Neste caso, divide-se o texto e não o tema.
 
Partes.
d) Introdução.
• A introdução é principalmente a entrada do assunto, é uma informação rápida e sucinta aos nossos ouvintes sobre o que nós vamos pregar, falar, ensinar etc.
e) Conclusão.
• A conclusão é o clímax do sermão, na qual o objetivo constante do pregador atinge seu alvo em forma de uma impressão vigorosa.
f) Apelo.
• Num sermão ou pregação, é através do Apelo que aplicamos a pregação à vida do ouvinte. Após a mensagem devemos fazer uma conclusão, que tem por finalidade resumir a mensagem em poucas palavras e fazer um apelo para que os ouvintes aceitem as verdades apresenta
g) Corpo do sermão.
• A divisão ou o corpo do sermão é sua parte principal. Ela é para o sermão o que é o esqueleto é para o corpo humano, a estrutura sobre o qual o corpo se apoia. As Divisões do Sermão têm por finalidade manter o pregador dentro dos limites do seu tema, facilitar ao auditório o processo lógico da sequência dos pensamentos do pregador e ajudar a memória do próprio pregador.
Essa divisão é geralmente feita através de pontos ou tópicos e subpontos.
h) Ilustração.
• Ilustrar é dar exemplos.
Ilustrar é comparar.
Quando o Pregador compara o que ele está explicando com algo que o ouvinte já conhece, na verdade, ele está ilustrando o seu Sermão. O ser humano aprende por meio de associação e comparação.
Por mais simples que seja a comparação, ela sempre traz benefícios: Dão clareza e vida ao Sermão, tornam o Sermão interessante, dão ênfase à verdade e concedem uma pausa à mente dos ouvintes (aumentando sua atenção).



7. Saber manusear, apresentando suas habilidades ao seu orientador ou conselheiro:
a) Dicionário bíblico.
b) Concordância bíblica.
c) Cadeia temática de estudos bíblicos.
8. Ter o esboço de pelo menos dez sermões cristãos.
Item prático.
 
9. Participar (ou ter participado) da lista de pregação de sua igreja (ou uma igreja do seu distrito) por, pelo menos, 1 ano, tendo pregado, pelo menos, quatro vezes nesse período.
10. Obter, para sua coleção particular, um livro com ilustrações para sermões.
Clique aqui e compre.