Especialidade de Computação 1 Respondida - Desbrava7 | Especialidades Respondidas | Desbravadores

Especialidade de Computação 1 Respondida

em 1/27/2016

Especialidade de Computação 1 Respondida

Tá afim de pegar essa especialidade? Então está no lugar certo, vem conferir!

Especialidade de Computação 1



1. Apresentar relatório de, no mínimo, 1000 palavras a respeito dos computadores de 1ª geração.

A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.

Além disso, a programação era realizada diretamente na linguagem de máquina, o que dificultava a programação e consequentemente despendia muito tempo. O armazenamento dos dados era realizado em cartões perfurados, que depois passaram a ser feitos em fita magnética.

Um dos representantes desta geração é o ENIAC. Ele possuía 17.468 válvulas, pesava 30 toneladas, tinha 180 m² de área construída, sua velocidade era da ordem de 100 kHz e possuía apenas 200 bits de memória RAM.

Nenhum dos computadores da primeira geração possuíam aplicação comercial, eram utilizados para fins balísticos, predição climática, cálculos de energia atômica e outros fins científicos.

Alan Mathison Turing(23 de Junho de 1912 — 7 de Junho de 1954) foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação e proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para a inteligência britânica em Bletchley Park, num centro especializado em quebra de códigos. Por um tempo ele foi chefe de Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã. Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo o método da bombe, uma máquina eletromecânica que poderia encontrar definições para a máquina de criptografia alemã, a Enigma. Após a guerra, trabalhou no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, onde criou um dos primeiros projetos para um computador de programa armazenado, o ACE.

Aos 24 anos de idade, consagrou-se com a projeção de uma máquina que, de acordo com um sistema formal, pudesse fazer operações computacionais. Mostrou como um simples sistema automático poderia manipular símbolos de um sistema de regras próprias. A máquina teórica de Turing pode indicar que sistemas poderosos poderiam ser construídos. Tornou possível o processamento de símbolos, ligando a abstração de sistemas cognitivos e a realidade concreta dos números. Isto é buscado até hoje por pesquisadores de sistemas com Inteligência Artificial (IA). Para comprovar a inteligência artificial ou não de um computador, Turing desenvolveu um teste que consistia em um operador não poder diferenciar se as respostas a perguntas elaboradas pelo operador eram vindas ou não de um computador. Caso afirmativo, o computador poderia ser considerado como dotado de inteligência artificial. Sua máquina pode ser programada de tal modo que pode imitar qualquer sistema formal. A ideia de computabilidade começou a ser delineada.

2. Defina os seguintes termos:

a) Hardware.
R: Hardware são todos os componentes da estrutura física do computador. A tela, gabinete, teclado, mouse fazem parte.

b) Software.
R: São programas que permitem realizar atividades especificas no PC. Por exemplo, programas como Word, Power Point, os jogos, etc.

c) Sistemas Operacionais.
R: É o software ou programa mais importante que é executado no PC, nos possibilita usar e dar ordens.

d) Driver.
R: O driver ajuda na "comunicação" dos programas com o PC. Exemplo, sem o driver o hardware não funcionará corretamente.

e) Disco Rígido.
R: Unidade de memória auxiliar em forma de disco, o qual fica dentro do computador com a função de armazenar informações.

f) Memória RAM.
R: Memória destinada ao armazenamento de informações do operador. As informações não são permanentes.

g) Memória Rom.
R: Memória que contém informações da máquina. Não pode ser usada pelo operador, por isso é permanente.

3. Quais os cuidados básicos que devemos ter ao manusear CD, DVD, pendriver e HD externo?

R: CDS e DVDS: Pegar pelas bordas ou pelo buraco do meio, evitar deixar pegando poeira, deixar largados pela casa, manter sempre na capa adequada.

Pendriver e HDS EXTERNOS: Esse tipo de memória é mais resistente do que as citadas anteriormente, são memórias que podem ser muito maiores, e necessitam de cuidados simples, como deixar longe de crianças e longe de lugares que podem molhar.



4. Apresentar ao examinador:

a) Como proteger seu computador da sujeita.

Fisicamente: Mantendo encapado quando estiver em uso.
"Por dentro": Com um bom antivírus e programas que limpam o computador.

b) O que é manutenção preventiva do computador?

R: É referência na utilização de software relacionado a segurança. Usando um programa para limpar o computador, exemplo o CCleaner.

c) Saber ligar e desligar corretamente um computador.

R: Ligar no botão da torre e desligar sempre indo no iniciar e clicando em desligar.

5. O que são periféricos?

R: Qualquer dispositivo conectado no computador, que tenha como função entrada e saída de dados, exemplo, o teclado.

6. Dê 4 exemplos de periféricos.

R: Mouse, teclado, monitor, caixa de som, webcam, microfone.
Então meus desbravadores, essa é a especialidade de informática básica, espero que vocês se invistam nela, hein. Mandem a foto da sua investidura e da sua LINDA especialidade para o meu e-mail, então se você ganhou alguma especialidade que eu postei aqui no blog, mande sua foto para curtiebloguei@hotmail.com e postarei sua foto aqui.

Se inscreva no canal e fique por dentro de todo conteúdo!


Baixe a Especialidade.
Clique aqui e baixe a especialidade SEM RESPOSTAS.
Clique aqui e baixe a especialidade COM RESPOSTAS.

Lembre de adicionar suas respostas ao relatório, fiz ele no word para que você pudesse editar do seu jeitinho. Qualquer dúvida, me procurem!

8 comentários:

  1. Meu, seu site é mt top, me ajudou mt! MInha meta esse ano é me investir em todas as especialidades de Computação kk (alem de mts outras q ja peguei aqui rsrs), mt Obg!

    ResponderExcluir
  2. eu gosto desse site pq ele me ajuda muito sobre os assuntos das especialidades, vlw por mais uma ajuda,
    tbm posso ajudar os outros a completar as especialidades

    ResponderExcluir