Especialidade de Computação 1 Respondida

Especialidade de Computação 1 Respondida
Tá afim de pegar essa especialidade? Então está no lugar certo, vem conferir!

Especialidade de Computação 1


1. Apresentar relatório de, no mínimo, 1000 palavras a respeito dos computadores de 1ª geração.

A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.
Além disso, a programação era realizada diretamente na linguagem de máquina, o que dificultava a programação e consequentemente despendia muito tempo. O armazenamento dos dados era realizado em cartões perfurados, que depois passaram a ser feitos em fita magnética.
Um dos representantes desta geração é o ENIAC. Ele possuía 17.468 válvulas, pesava 30 toneladas, tinha 180 m² de área construída, sua velocidade era da ordem de 100 kHz e possuía apenas 200 bits de memória RAM.
Nenhum dos computadores da primeira geração possuíam aplicação comercial, eram utilizados para fins balísticos, predição climática, cálculos de energia atômica e outros fins científicos.
Alan Mathison Turing(23 de Junho de 1912 — 7 de Junho de 1954) foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação e proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para a inteligência britânica em Bletchley Park, num centro especializado em quebra de códigos. Por um tempo ele foi chefe de Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã. Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo o método da bombe, uma máquina eletromecânica que poderia encontrar definições para a máquina de criptografia alemã, a Enigma. Após a guerra, trabalhou no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, onde criou um dos primeiros projetos para um computador de programa armazenado, o ACE.
Aos 24 anos de idade, consagrou-se com a projeção de uma máquina que, de acordo com um sistema formal, pudesse fazer operações computacionais. Mostrou como um simples sistema automático poderia manipular símbolos de um sistema de regras próprias. A máquina teórica de Turing pode indicar que sistemas poderosos poderiam ser construídos. Tornou possível o processamento de símbolos, ligando a abstração de sistemas cognitivos e a realidade concreta dos números. Isto é buscado até hoje por pesquisadores de sistemas com Inteligência Artificial (IA). Para comprovar a inteligência artificial ou não de um computador, Turing desenvolveu um teste que consistia em um operador não poder diferenciar se as respostas a perguntas elaboradas pelo operador eram vindas ou não de um computador. Caso afirmativo, o computador poderia ser considerado como dotado de inteligência artificial. Sua máquina pode ser programada de tal modo que pode imitar qualquer sistema formal. A ideia de computabilidade começou a ser delineada.
2. Defina os seguintes termos:
a) Hardware.
R: Hardware são todos os componentes da estrutura física do computador. A tela, gabinete, teclado, mouse fazem parte.
b) Software.
R: São programas que permitem realizar atividades especificas no PC. Por exemplo, programas como Word, Power Point, os jogos, etc.
c) Sistemas Operacionais.
R: É o software ou programa mais importante que é executado no PC, nos possibilita usar e dar ordens.
d) Driver.
R: O driver ajuda na “comunicação” dos programas com o PC. Exemplo, sem o driver o hardware não funcionará corretamente.
e) Disco Rígido.
R: Unidade de memória auxiliar em forma de disco, o qual fica dentro do computador com a função de armazenar informações.
f) Memória RAM.
R: Memória destinada ao armazenamento de informações do operador. As informações não são permanentes.
g) Memória Rom.
R: Memória que contém informações da máquina. Não pode ser usada pelo operador, por isso é permanente.
3. Quais os cuidados básicos que devemos ter ao manusear CD, DVD, pendriver e HD externo?
R: CDS e DVDS: Pegar pelas bordas ou pelo buraco do meio, evitar deixar pegando poeira, deixar largados pela casa, manter sempre na capa adequada.
Pendriver e HDS EXTERNOS: Esse tipo de memória é mais resistente do que as citadas anteriormente, são memórias que podem ser muito maiores, e necessitam de cuidados simples, como deixar longe de crianças e longe de lugares que podem molhar.



4. Apresentar ao examinador:
a) Como proteger seu computador da sujeita.
Fisicamente: Mantendo encapado quando estiver em uso.
“Por dentro”: Com um bom antivírus e programas que limpam o computador.
b) O que é manutenção preventiva do computador?
R: É referência na utilização de software relacionado a segurança. Usando um programa para limpar o computador, exemplo o CCleaner.
c) Saber ligar e desligar corretamente um computador.
R: Ligar no botão da torre e desligar sempre indo no iniciar e clicando em desligar.
5. O que são periféricos?
R: Qualquer dispositivo conectado no computador, que tenha como função entrada e saída de dados, exemplo, o teclado.
6. Dê 4 exemplos de periféricos.
R: Mouse, teclado, monitor, caixa de som, webcam, microfone.
Então meus desbravadores, essa é a especialidade de informática básica, espero que vocês se invistam nela, hein. Mandem a foto da sua investidura e da sua LINDA especialidade para o meu e-mail, então se você ganhou alguma especialidade que eu postei aqui no blog, mande sua foto para curtiebloguei@hotmail.com e postarei sua foto aqui.